Morcegos são animais pertencentes à Ordem Chiroptera, e que apresentam uma característica muito peculiar: a capacidade de voo, única dentre os mamíferos. Além disso, dormem de cabeça para baixo, e algumas espécies podem hibernar. Essa ordem é a segunda maior da Classe Mammalia, possuindo mais de 1000 espécies.
Animal
Morcegos/Reino
Scrotifera Morcegos/Classificação superior
mamíferos
Os morcegos são mamíferos da Ordem Chiroptera, sendo seus únicos representantes, e estão distribuídos em duas Subordens, Megachiroptera e Microchiroptera, sendo que, no Brasil, não há representantes da primeira Subordem.
No RS atualmente são encontradas 4 famílias: Família Phyllostomidae, Família Molossidae, Família Noctilionidae, Família Vespertilionidae. Dentro dessas famílias é possível encontrar morcegos com os mais variados hábitos de alimentação: insetívoros, frugívoros, nectarívoros, onívoros, piscívoros e hematófagos.
No RS atualmente são encontradas 4 famílias: Família Phyllostomidae, Família Molossidae, Família Noctilionidae, Família Vespertilionidae. Dentro dessas famílias é possível encontrar morcegos com os mais variados hábitos de alimentação: insetívoros, frugívoros, nectarívoros, onívoros, piscívoros e hematófagos.
Como todo mamífero, os filhotes dos morcegos são gerados dentro do útero de suas mães. Apresentam uma gestação de 2 a 7 meses, dependendo da espécie, sendo que, geralmente, nasce um filhote por gestação. Logo após nascer, algumas mães costumam carregar seus filhotes em vôos de atividade noturna.
Seus predadores naturais são: o gavião, o gato-do-mato e as cobras. Apesar do aspecto parado, a coruja é um animal bastante esperto que não facilita a vida dos seus predadores.
Eles são encontrados em todo o mundo, especialmente nos trópicos. Normalmente os morcegos descansam em lugares escuros como cavernas, buracos de árvores e sótãos, mas há alguns que dormem em árvores ou rochas.
Classificação moderna dos morcegos: Foto do esqueleto de morcego. O osso do metacarpo e o segundo e quinto dedos dos membros anteriores são alongados, e entre eles existe uma membrana, chamada "feiosa brósiliti quiropatágio". A membrana se estende dos dedos até ao lado do corpo e deste até à base dos membro posteriores.
Atualmente, ele já saiu da Lista Vermelha de extinção, que aponta a espécie que corre maior risco. Como todas as criaturas vivas, o morcego faz parte de uma cadeia alimentar que harmoniza o ambiente.
No Brasil, o morcego pode ser raramente chamado pelos seus nomes indígenas andirá ou guandira [2]. Quase 25% de todos os mamíferos conhecidos são morcegos e, em toda a região intertropical , há uma fauna rica constituída por esses animais.
Embora o vírus da raiva seja a principal doença relacionada aos morcegos pelos zootecnistas, veterinários e senso comum, as pesquisas em diversidade (que visam conhecer a estrutura e a composição de morcegos de um certo local) mostram que menos de 30% dos bichinhos apresentava o vírus.
Como escolher uma bolsa de festa?
Como que fica os direitos se mudar de CLT para Estatutario?
Quanto custa jantar no restaurante do Jacquin?
São Bernardo do Campo tem restrição de caminhões?
Quanto rende a bolsa de valores por mês?
Qual o melhor tipo de barra para porta?
Qual a vantagem de ser estatutário?
Como é pago o salário de um jogador de futebol?
Qual o valor da hora de um horista?
Como Ben 10 conseguiu o relógio?
Como retirar o produto da loja?
Quem pode retirar um produto na loja?
O que fazer quando o inquilino não quer sair?
Como tirar um cano de dentro de um poço?
Para que serve o pólen para as abelhas?