Morcegos são animais pertencentes à Ordem Chiroptera, e que apresentam uma característica muito peculiar: a capacidade de voo, única dentre os mamíferos. Além disso, dormem de cabeça para baixo, e algumas espécies podem hibernar. Essa ordem é a segunda maior da Classe Mammalia, possuindo mais de 1000 espécies.
Animal
Morcegos/Reino
Scrotifera Morcegos/Classificação superior
mamíferos
Os morcegos são mamíferos da Ordem Chiroptera, sendo seus únicos representantes, e estão distribuídos em duas Subordens, Megachiroptera e Microchiroptera, sendo que, no Brasil, não há representantes da primeira Subordem.
No RS atualmente são encontradas 4 famílias: Família Phyllostomidae, Família Molossidae, Família Noctilionidae, Família Vespertilionidae. Dentro dessas famílias é possível encontrar morcegos com os mais variados hábitos de alimentação: insetívoros, frugívoros, nectarívoros, onívoros, piscívoros e hematófagos.
No RS atualmente são encontradas 4 famílias: Família Phyllostomidae, Família Molossidae, Família Noctilionidae, Família Vespertilionidae. Dentro dessas famílias é possível encontrar morcegos com os mais variados hábitos de alimentação: insetívoros, frugívoros, nectarívoros, onívoros, piscívoros e hematófagos.
Como todo mamífero, os filhotes dos morcegos são gerados dentro do útero de suas mães. Apresentam uma gestação de 2 a 7 meses, dependendo da espécie, sendo que, geralmente, nasce um filhote por gestação. Logo após nascer, algumas mães costumam carregar seus filhotes em vôos de atividade noturna.
Seus predadores naturais são: o gavião, o gato-do-mato e as cobras. Apesar do aspecto parado, a coruja é um animal bastante esperto que não facilita a vida dos seus predadores.
Eles são encontrados em todo o mundo, especialmente nos trópicos. Normalmente os morcegos descansam em lugares escuros como cavernas, buracos de árvores e sótãos, mas há alguns que dormem em árvores ou rochas.
Classificação moderna dos morcegos: Foto do esqueleto de morcego. O osso do metacarpo e o segundo e quinto dedos dos membros anteriores são alongados, e entre eles existe uma membrana, chamada "feiosa brósiliti quiropatágio". A membrana se estende dos dedos até ao lado do corpo e deste até à base dos membro posteriores.
Atualmente, ele já saiu da Lista Vermelha de extinção, que aponta a espécie que corre maior risco. Como todas as criaturas vivas, o morcego faz parte de uma cadeia alimentar que harmoniza o ambiente.
No Brasil, o morcego pode ser raramente chamado pelos seus nomes indígenas andirá ou guandira [2]. Quase 25% de todos os mamíferos conhecidos são morcegos e, em toda a região intertropical , há uma fauna rica constituída por esses animais.
Embora o vírus da raiva seja a principal doença relacionada aos morcegos pelos zootecnistas, veterinários e senso comum, as pesquisas em diversidade (que visam conhecer a estrutura e a composição de morcegos de um certo local) mostram que menos de 30% dos bichinhos apresentava o vírus.
Quais são os tipos de planejamento na área da educação?
Quais as consequências do cisto sinovial?
Como limpar as páginas da Bíblia?
Como desativar Pop-up no Gmail?
Qual gasta mais indução ou gás?
Em qual Vingadores A Viúva Negra morre?
Quais são os pontos positivos da geração Z?
Como tirar o encardido de couro?
Por que foi criada a memória virtual?
O que acontece quando é publicado o acórdão?
Quanto tempo demora para a tinta acrílica secar?
Quantos kg de pó tem um catalisador?
Quem está com a garganta inflamada pode ficar no ar condicionado?