Atualmente, a classificação biológica para as algas verdes juntamente com antóceros, hepáticas e musgos (antigamente reconhecidas em único grupo como briófitas) as reúnem em um grupo referido por Viridiplantae (viridófitas ou plantas verdes).
A classificação biológica usada por especialistas da área (ficologistas) sugere que as algas vermelhas, algas verdes, glaucófitas e plantas terrestres (ou embriófitas) estão no grupo Archaeplastida.
Elas são predominantemente marinhas e multicelulares. A principal diferença desse grupo com as demais algas multicelulares é que as algas vermelhas não apresentam células flageladas.
As algas unicelulares pertencem aos Filos Bacillariophyta, Chrysophyta, Dinophyta e Euglenophyta. Já os filos que abrigam representantes multicelulares são: Charophyta, Chlorophyta, Phaeophyta e Rhodophyta.
A reprodução das algas Nas algas unicelulares a reprodução assexuada ocorre por divisão binária, com um indivíduo dando origem a dois outros. No caso das algas multicelulares, esse tipo de reprodução pode ocorrer por fragmentação do talo, como é comum nas algas filamentosas, ou por zoosporia.
As algas verdes ou clorofíceas são seres unicelulares (isolados ou coloniais) e pluricelulares. Seus cloroplastos possuem clorofilas A e B, carotenos e xantofilas. As clorofíceas são algas de cor verde, que têm a clorofila como pigmento predominante em suas células.
As algas verdes são um grupo de algas caracterizadas por sua cor esverdeada em oposição a outros grupos de algas, como algas vermelhas (Rhodophyta), algas marrons (por exemplo, Phaeophyta), algas douradas (Chrysophyta) e algas verde-azuladas (Cyanophyta).
Plantas
Archaeplastida
Rhodophyta/Reino
Classificação das algas verdes, vermelhas e pardas: Como dito acima, estas algas podem ser classificadas em três grupos: Clorofíceas, Rodofíceas e Feofíceas. ... Neste grupo de algas há tanto indivíduos unicelulares quanto pluricelulares.
O quadro a seguir reúne algumas características de diferentes grupos de algas. As clorofíceas ou algas verdes podem ser unicelulares, coloniais ou pluricelulares. Vivem no mar, em água doce ou em terra úmida. Apresentam grande importância evolutiva, pois são tidas como ancestrais das plantas terrestres.
Elas são responsáveis por 70% da fotossíntese realizada no planeta. A proliferação excessiva de algas vermelhas pirrófitas - também chamadas de dinoflagelados - provoca o fenômeno chamado maré vermelha, que ocorre naturalmente ou por lançamento de esgotos na água do mar.
Existem espécies de alga unicelulares e pluricelulares, vivendo isoladas ou em colônias, de formas microscópicas até talos laminares com 60 metros de comprimento. As algas com talos grandes formam “florestas” de algas marinhas e abrigam muitas espécies de animal, fornecendo-lhes alimento.
Um dos critérios tradicionais de classificação das algas é o tipo de pigmento que pode ser encontrado nos plastos, assim como a forma e o tamanho dessas estruturas. Os plastos são organelas membranosas que podem conter vários tipos de pigmento.
O que significa a expressão a saber?
O que é mesma regra de acentuação?
Como foi o fim da Guerra do Paraguai?
Qual o melhor site para relacionamento?
Como os guaranis chamavam o Brasil?
O que é diferença de potencial tensão e volt?
Quem são os filhos de Marcos Paulo?
O que acontece depois do recurso especial?
Quando começa a contar os juros moratórios?
Quais as 10 empresas mais antigas do Brasil?
Quantos vereadores trabalham na Câmara Municipal de Salvador?
Qual foi o primeiro processador i3?
Porque telemarketing falar no Gerundio?
É normal sentir fome a cada duas horas?
Quais os nomes dos tumores malignos?
Como saber se está bem hidratado?