A cidade de Codó é conhecida como a terra da macumba, meca da feitiçaria, ou capital da magia, pois contam que os terreiros existiam mesmo antes da sua fundação, e que Codó teria sido fundada por praticantes de cultos afro-brasileiros.
Uma das razões para isso, é o sincretismo religioso forte, então para o Censo, o Rio Grande do Sul é o estado que a proporção de umbandistas e candomblecistas é maior no país”.
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Ceilândia é a cidade com maior número de terreiros, 43. Planaltina tem 25. Gama, Sobradinho 1 e 2, respectivamente; Samambaia e Santa Maria têm, em média, 25 terreiros cada uma. A maioria deles, 88%, fica dentro das cidades.
Nascido em 10 de julho de 1932, no povoado Santo Antônio dos Pretos na zona rural de Codó, no Maranhão, Wilson Nonato de Souza, conhecido popularmente por Bita do Barão, é considerado um dos grandes líderes umbandistas do Brasil.
Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão - Códo: o município com o maior número de terreiros de umbanda do Brasil.
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São 236 terreiros de umbanda para uma população de 112.709 habitantes, segundo a Federação de Umbanda e Cultos Afro-brasileiros do Maranhão.
Acredita-se que existem mais de 200 terreiros espalhados na capital definindo-se como Mina, Umbanda ou Mata (Encantaria de Maria Bárbara Soeira).
A cidade de Codó é conhecida como a terra da macumba, meca da feitiçaria, ou capital da magia, pois contam que os terreiros existiam mesmo antes da sua fundação, e que Codó teria sido fundada por praticantes de cultos afro-brasileiros.
Segundo biografia descrita pelo Codó Online, Wilson Nonato de Sousa, conhecido como Bita do Barão, nasceu em Codó do Maranhão no dia 10 de julho de 1932. Filho de Cirilo Bispo, caxiense, e Olívia Ferreira de Sousa, codoense. Seu apelido, Bita, nada tem a ver com a Umbanda.
Jair de Ogum também foi pai de santo de diversos artistas de cinema, teatro, televisão e rádio, políticos e jogadores de futebol, entre outros. Muito respeitado, o sacerdote espiritual recebeu as medalhas Tiradentes e Pedro Ernesto por sua obra em Itaguaí, na Região Metropolitana do Rio.
O que é Macumba:
Macumba é uma variação genérica atribuída aos cultos afro-brasileiros, sincretizados com influências da religião católica, do ocultismo, de cultos ameríndios e do espiritismo. Na "árvore genealógica" das religiões afro-brasileiras, a macumba é uma ramificação do candomblé.
Casa Branca do Engenho Velho.
Macumba é uma espécie de árvore africana e também um instrumento musical utilizado em cerimônias de religiões afro-brasileiras, como o candomblé e a umbanda. O termo, porém, acabou se tornando uma forma pejorativa de se referir a essas religiões – e, sobretudo, aos despachos feitos por alguns seguidores (veja boxe).
Segundo dados do Censo de 2010, o número de umbandistas hoje no Brasil, 110 anos depois de sua fundação, chega a 432 mil.
Um abiaxé é aquele que recebeu ainda na barriga da mãe os sacrifícios de uma iniciação ou obrigação. Por conta disso, o abiaxé não precisa se iniciar no candomblé; ele já nasce feito.
É certo, porém, que cada pai de santo tem autonomia para determinar o valor de seu serviço, e esse preço pode variar muito em função da reputação do adivinho. Normalmente, aqueles que estão ainda se estabelecendo no mercado tendem a cobrar valores não muito altos, algo que pode variar entre R$ 15,00 e R$ 30,00.
Por ser uma criança muita agitada, Wilson Nonato ganhou dos pais o apelido de “Bita”, que na região de Codó quer dizer “bode” ou “cabrita”. Já o “Barão” faz referência ao Barão de Guaré, que é a entidade que o pai de santo incorpora.
A maior proporção de católicos está concentrada nas regiões Nordeste (72,2%) e Sul (70,1%) do país. A menor proporção de católicos é encontrado na região Centro-Oeste. O Piauí tem a maior proporção de católicos (85,1%) e Rio de Janeiro tem a menor (45,8%).
Para saber se um Babalorixá é confiável, observe os alguns aspectos como, por exemplo, se ele é receptivo, aceita ser questionado, como estão os filhos de santo que ele cuida, se estão bem, equilibrados e prosperando em suas vidas pessoais, profissionais e espirituais.
Porque o feiticeiro deixa na porta da casa da vítima um aviso de que será feito o vodu; esta, invadida pelo temor, começa a sentir-se mal, adoecer e em alguns casos, morrer.
Note que não é permitido qualquer tipo de remuneração por esses trabalhos espirituais. As vestes mais usadas nestas cerimônias são de cor branca porque é a cor neutra que agrada todos os orixás e guias. Na Umbanda não se pratica o sacrifício de animais e se celebra rituais de batizado, consagração e casamento.
Através da sua data de nascimento, por exemplo 17/11/1994, some todos os números até reduzir a um único algarismo. Nesse caso, teríamos: 1+7+1+1+1+9+9+4=33, e depois faça uma nova soma com o resultado 3+3=6. Então, você descobrirá qual é o seu Odu, que nesse exemplo seria Obará, regido por Oxóssi e Xangô.
O primeiro passo para saber se sua oferenda foi aceita é esperar a decisão dos orixás do mundo espiritual. Eu sei que essa parte de esperar é difícil, pois você quer saber se seu pedido e suas intenções vão se concretizar, entretanto essa etapa é fundamental.
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