Aveia Orgânica NESTLÉ® em farelo é cultivada apenas com recursos próprios da natureza, preservando a biodiversidade do nosso planeta. É livre de glúten por não entrar em contato com outros produtos, além de conter proteína e ser fonte de Fibras.
A aveia é naturalmente livre de glúten, mas seu consumo nem sempre é liberado para portadores de doença celíaca. Isso porque o alimento muitas vezes é cultivado no mesmo terreno do trigo, da cevada e do centeio - que, por sua vez, possuem glúten. Dessa forma, ocorre a contaminação cruzada durante a colheita.
Você pode usar flocos de aveia grossos ou finos. Para que a farinha de aveia seja realmente sem glúten você precisa comprar a aveia embalada e na embalagem deve estar escrito “não contém glúten“.
"A pessoa que possui a doença celíaca não pode consumir alimentos que contenham trigo, aveia, centeio, cevada, malte e seus derivados. É importante estar sempre atento aos rótulos, além disso, os fabricantes são obrigados a informar se há presença ou não de glúten.
Confira uma lista de farinhas que não contém glúten disponíveis no mercado.
A quantidade de glúten seco encontrada na farinha de trigo foi de 8,7%, na farinha de aveia foi de 22,8% e na farinha de arroz foi de 50,7%.
Um dado interessante: os alimentos em geral levam 18 horas da mastigação até a eliminação pelo reto. Alimento com o glúten leva 26 horas. Consumido em excesso vai retendo cada vez mais toxinas no organismo e promovendo a dibiose, que é a alteração da flora normal, com fermentação e retenção de líquidos.
Produto certificado aumenta a chance da farinha de aveia ser livre glúten
Pois bem, a aveia pura não tem glúten, entretanto, chamamos a atenção para o risco de algumas marcas de aveia conterem o glúten por conta da chamada contaminação cruzada. A maioria dos agricultores e processadores de alimentos que cultivam e lidam com a aveia também lidam com grãos com glúten como trigo, cevada e centeio.
Usar o mesmo equipamento para a aveia e os grãos com glúten significa que uma pequena quantidade de glúten acaba “contaminando” sua aveia. Aqui a declaração da Quaker referente a esse problema: ‘Sim, a aveia é naturalmente livre do glúten.
Atualmente o farelo de aveia sem glúten é facilmente encontrado em mercados, além de ser sem glúten, geralmente são farelos de aveia orgânicos, o que melhora ainda mais a qualidade do produto. Dica Importante! Nunca compre farelo de aveia sem glúten a granel, nesta forma de venda os alimentos são facilmente contaminados.
Vale registrar também que algumas pessoas com doença celíaca ou sensibilidade ao glúten também podem ter reações mesmo ao consumir a aveia pura (sem glúten). Portanto, você deve ser cuidadoso e não exagerar até que saiba exatamente como vai reagir.
Qual é o sinônimo de submissa?
Quais as formas de estratificação social?
Qual a importância da qualidade no trabalho?
Quais são as características ideais para uma ferramenta de corte?
Qual a idade certa para colocar de castigo?
Quantos tipos de limão existe?
Qual é a diferença entre letramento e alfabetização?
O que o filosofo socrates defendia?
Quais são os fatores que influenciam o comportamento do consumidor?