Os moluscos terrestres, em sua maioria, se alimentam de pequenas plantas, como gramíneas, ou de partes, como folhas e flores, de plantas de maior porte. Na boca da maioria dos moluscos não filtradores existe uma estrutura chamada rádula.
Os moluscos são animais invertebrados que apresentam um corpo mole, o qual, em algumas espécies, está protegido por uma concha. São encontrados tanto em ambiente terrestre quanto em ambiente aquático, sendo mais abundantes no meio marinho.
A maioria dos moluscos apresenta sexos separados, com exceção dos bivalves que são hermafroditas. Na fecundação externa, os machos liberam os espermatozóides e as fêmeas liberam os óvulos diretamente na água, onde os dois gametas se encontram.
Características gerais dos moluscos
Os moluscos são animais invertebrados de corpo mole que, em sua maioria, apresentam conchas protetoras. Algumas espécies, como polvos e lesmas, não apresentam concha; e em outras, como as lulas, a concha é interna e reduzida.
A reprodução dos moluscos é exclusivamente sexuada. Existem algumas espécies hermafroditas, no entanto, a maioria é dióica (sexos separados). Geralmente a fecundação é interna, mas pode também ser externa.
32 curiosidades que você vai gostar
Os moluscos possuem uma grande quantidade de registro fóssil. O registro fóssil excelente desse filo é de cerca de 500 milhões de anos atrás e sugere que a origem do filo Mollusca ocorreu no período Pré-cambriano.
A reprodução dos anelídeos. A reprodução é sexuada, sendo as espécies frequentemente (oligoquetos e hirudíneos) hermafroditas e com desenvolvimento direto. Existem, no entanto, formas com sexos separados e desenvolvimento indireto, através de uma larva trocófora e alguns casos de reprodução assexuada (poliquetas).
De uma maneira geral, os moluscos são classificados em sete classes, entretanto, por questões didáticas, costumamos estudar apenas três grupos: os gastrópodes, bivalves e cefalópodes.
São características que ocorrem em todos os representantes dos moluscos:sistema nervoso dorsal e cabeça diferenciada.rádula e massa visceral.sistema circulatório aberto e manto.simetria bilateral e mesoderme na fase embrionária.sistema digestório completo e brânquias.
Os moluscos são animais invertebrados pertencentes ao filo Mollusca que se destacam por apresentar o corpo mole. Entre seus representantes mais conhecidos, podemos citar os mariscos, ostras, lulas, polvos e caramujos. Esses animais podem ser encontrados tanto em ambientes aquáticos quanto em terrestres.
As causas do molusco contagioso estão relacionadas a uma infecção viral. O vírus é conhecido como poxvírus, da mesma família da varíola. O paciente se contamina pelo contato com um local ou uma pessoa contaminada.
Animais invertebrados são aqueles que não apresentam crânio e coluna vertebral. Nesse grupo, estão inclusos uma série de animais conhecidos de todos nós, tais como borboletas, mosquitos, camarões, esponjas e águas-vivas.
Também conhecido como molusco contagioso é uma infecção viral contagiosa relativamente comum nas crianças. São pequenas pápulas da cor da pele, com umbilicação central (depressão patológica em formato similar ao do umbigo) muitas vezes confundida com verrugas vulgares. É causado pelo poxvírus, um parente da varíola.
A locomoção da maioria dos representantes é lenta devida ao pé musculoso. Os que são rápidos, como as lulas e os polvos, locomovem-se graças à expulsão de jatos de água que saem através de um sifão. Muitos, porém, são fixos ao substrato, como as ostras e os mariscos na fase adulta.
Como o próprio nome indica, esses moluscos possuem conchas com duas peças (duas valvas). Seus principais representantes estão localizados em mares, mas também existem espécimes que vivem na água doce. Sua alimentação é feita por filtração da água, onde se escondem diversas partículas que servem como alimentos para ela.
Seu corpo é formado por três partes: cabeça, pé e massa visceral. O grupo dos moluscos se divide em três classes classificadas como: Gastrópodes – Este é o grupo mais diversificado dos moluscos, pois pode viver tanto no mar, como em rios de água doce ou em ambiente terrestre e úmido.
Os moluscos são classificados em sete classes: Aplacophora, Monoplacophora, Polyplacophora, Scaphopoda, Bivalvia, Gastropoda e Cephalopoda. No Ensino Fundamental, costuma-se estudar apenas três dessas classes (Bivalvia, Gastropode e Cephalopoda), uma vez que são as classes com maior número de representantes conhecidos.
Que características permitem considerar os moluscos mais complexos que os cnidários? ... Os cnidários possuem sistema nervoso difuso, enquanto os moluscos o possuem bastante desenvolvido. Os cnidários possuem circulação aberta, enquanto todos os moluscos têm circulação fechada.
Os bivalves pertencem ao grupo dos moluscos. Os moluscos são um tipo de animal que tem o corpo mole. Os bivalves são animais que têm uma concha composta por duas valvas, ou metades. ... Estão nesse grupo as vieiras, as amêijoas, os mexilhões, as ostras, os vôngoles e vários outros tipos de mariscos.
As diversas classes de moluscosClasse Aplacophora. Os aplacóforos são moluscos marinhos pouco conhecidos. ... Classe Monoplacophora. Os monoplacóforos também são exclusivamente marinhos e habitam águas profundas. ... Classe Polyplacophora. ... Classe Scaphoda. ... Classe Bivalvia. ... Classe Gastropoda. ... Classe Cephalopoda.
O corpo de todos os moluscos apresenta uma divisão básica:Pé: auxilia o animal na movimentação, fixação e escavação.Massa visceral: porção do corpo do molusco na qual estão os órgãos internos.Manto: dobra de tecido que recobre a massa visceral e é responsável por secretar a concha nos animais em que ela possa estar.
A reprodução dos anelídeos ocorre de forma assexuada ou sexuada. Excluindo os poliquetos que são dióicos, os outros anelídeos são hermafroditas. No caso dos hermafroditas, a exemplo da minhoca, existe uma parte do corpo que ajuda na reprodução, o clitelo.
Os anelídeos, animais de corpo segmentado, possuem sistemas típicos de excreção, reprodução e coordenação nervosa. Os moluscos, por sua vez, são animais de corpo mole dividido em cabeça, pé e massa visceral e reprodução sexuada.
Os anelídeos podem ser hermafroditas ou apresentar sexos separados. A fecundação pode ser externa, com liberação dos gametas na água, ou interna. O desenvolvimento pode ser indireto, ou seja, apresentar uma fase larval, ou direto, quando do ovo já eclode forma jovem.
Como usar o termômetro clínico?
Quanto tempo pode durar um trauma?
Como jogar Left 4 Dead 2 de 2 pessoas no Xbox 360?
Como funciona o medidor por infravermelho?
Qual é a origem do tiro ao alvo?
Como funciona o jutsu do Minato?
Como transformar segundos em minutos e segundos?
Como transformar o seu computador em um tablet?
Como transformar um site de http para HTTPS?
Como montar uma loja virtual no Instagram?