A CBMM reforça a sua responsabilidade na prevenção da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). A empresa atua visando a saúde e segurança de seus colaboradores próprios, terceiros, fornecedores, parceiros e com a comunidade em geral.
A CBMM é líder mundial na comercialização de produtos de nióbio, produzido a partir de uma mina de pirocloro (matéria-prima para produção de nióbio) em Araxá.
O grupo Moreira Salles controla a CBMM desde 1965. Hoje, possui 70% da empresa que é dona de 80% da produção de nióbio do planeta e vende para mais de 50 países. Outros 15% são de chineses e 15% de um consórcio japonês-sul coreano.
Como investir em Nióbio? É possível sim investir em Nióbio na Bolsa de Valores. Por mais que o metal não seja cotado em Bolsa, como outras commodities, algumas empresas com ações na bolsa extraem, produzem ou usam o Nióbio como matéria-prima.
O valor previsto e orçado para este ano é de R$ 383 milhões. Quem vai meter a mão numa fatia relevante do resultado da empresa é a Codemig, estatal do governo de Minas que tem contrato de arrendamento de sua jazida para exploração pela CBMM. As duas minas são unidas.
43 curiosidades que você vai gostar
Comemoramos 50 anos de parceria técnica e comercial com o Japão.
Na capital mineira funciona a sede da Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM), a maior produtora de nióbio do mundo.
Custa uma fortuna: cada quilo de nióbio vale de 30 a 40 dólares, 400 vezes a cotação do minério de ferro, principal mineral explorado no Brasil.
O famigerado “preço de banana” citado em muitos artigos é falso, pois, o Nióbio é atualmente precificado a valor superior a USD 30.000/tonelada, ou seja, cerca de 10x mais que o alumínio e 24x mais que o aço, sendo que ambos fazem parte da cadeia de valor sucessiva.
preço médio 10 reais a grama.
A Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig) participa da exploração do nióbio, por meio da parceria com a Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM).
O presidente da CBMM, Eduardo Ribeiro, chegou a Dubai e falou, em primeira mão, com a repórter Edilene Lopes, da Itatiaia. Ele detalhou o que é o nióbio e quais as suas utilidades. “O nióbio é um metal produzido a partir de um minério que tem cerca de 2,5% de nióbio.
Apesar de a CBMM ser a única empresa a explorar o nióbio em Araxá, o estado de Minas Gerais é dono de parte da mina e recebe uma parcela dos lucros da produção de nióbio. Pelo acordo em vigor, com validade até 2032, o governo estadual recebe 25% do lucro líquido das vendas da CBMM através da estatal Codemig.
Em relação ao silício, matéria-prima na fabricação de componentes de computadores, lâmpadas especiais, celulares e painéis solares de geração elétrica, o Brasil detém bilhões de toneladas por explorar. A maior reserva de silício, com o mais alto índice de pureza do mundo, está em Cristalina, no interior de Goiás.
A empresa que lidera a produção de nióbio no mundo é a CBMM (Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração), fundada em 1955 em Araxá (MG).
No Brasil, o nióbio é explorado em regime de concessão pela CBMM, Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração, que tem sede em Araxá, Minas Gerais, com 70% de capital nacional. A CBMM detém 75% do mercado mundial, percentual que ainda pode se expandir.
O valor do Niobio Cash hoje está em $ 0,07, convertendo este valor para reais, um Niobio Cash vale R$ 0,37.
Conheça o ródio, o metal mais caro do mundo, que vale 17 vezes mais que o ouro.
Ouro, prata e platina são os metais preciosos mais populares do mundo. No entanto, o mais valioso é quase desconhecido: o ródio. Nos últimos anos, seu preço aumentou surpreendentes 265%.
O nióbio é um raro e estratégico minério utilizado na industrialização de produtos que suportem altas e baixas temperaturas como aviões e foguetes.
Além da Amazônia, outra grande reserva de nióbio em operação fica na cidade de Araxá, na região do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. Só em Araxá, as reservas são estimadas em mais de 800 milhões de toneladas do minério, volume suficiente para garantir ainda mais de 100 anos de produção, mantida a atual demanda.
Atualmente ele é utilizado principalmente na produção de condutores de fluidos (petróleo e água) como componente das ligas de aço. Imagem de tubos condutores de fluidos feitos com ligas de aço e nióbio.
A família Moreira Salles é uma constante da vida brasileira. Do Itaú Unibanco (ITUB4) à Eneva (ENEV3), das minas de nióbio em Araxá à fazenda em Matão, do IMS à revista Piauí, a influência do poderoso clã se faz visível nas artes, nas finanças e até nas sandálias Havaianas.
Tudo isso faz da CBMM uma empresa e tanto para trabalhar. Nenhum dos 1 800 funcionários recebe menos de 2 488 reais por mês — valor equivalente a quatro salários mínimos.
O nióbio é um elemento químico, de símbolo Nb, número atômico 41 (41 prótons e 41 elétrons) e massa atômica 92,9 u.
Quanto tempo devo pular corda para ganhar massa muscular?
Como iniciar um desenvolvimento 2?
Como se chama a palavra que tem 5 sílabas?
Qual o título de um pós graduado?
Como utilizar a tecla Fn em teclado USB?
O que podemos fazer para ter um consumo sustentável?
Como se chama a pessoa que não tem empatia?
Quais os tipos de cirurgia nos olhos?
Como se relacionar com dependente químico?
Qual o melhor horário para aplicar ureia?
Qual a característica da linguagem a gente?
Como reiniciar um home theater LG?
Quais os animais que não cuidam dos seus filhos?
Como depilar a virilha e não coçar?