As internas são pertinentes aos materiais componentes da argamassa e sua interação com a alvenaria e as externas a ação da estrutura da edificação em trabalho. Qual dos itens abaixo indica a origem de fissuras em revestimentos de argamassa por ações internas? a) Sobrecargas na estrutura.
O aparecimento de fissuras no revestimento não tem causa única. Pode estar atrelado a diferentes situações. O problema resulta, por exemplo, da movimentação e/ou deformação da base sobre a qual está aplicada a mistura.
As fissuras predominantemente horizontais nas argamassas de revestimentos são decorrentes da expansão da argamassa de assentamento por hidratação retardada do óxido de magnésio da cal, ou da expansão da argamassa de assentamento por ataque de sulfatos (reação cimento- Page 16 Gustavo Tramontina Segat -Trabalho de ...
Fissuras, vesículas, empolamentos e descolamentos em placas são algumas das patologias mais comuns em revestimentos argamassados – seja em alvenaria estrutural ou de vedação. Essas anomalias, no entanto, vão além dos incômodos estéticos.
Para Evitar FissurasPara evitar fissuras nos revestimentos, sempre molhar a superfície antes de aplicar a argamassa e após o acabamento molhar o revestimento.Ao preparar a argamassa, utilizar pouca água e apenas a quantidade necessária de cimento.
30 curiosidades que você vai gostar
O tratamento com resinas acrílicas, por exemplo, ajuda a manter o aspecto fosco e diminuir a porosidade, além de evitar a absorção de fungos e sujeira. Outra opção mais econômica é a aplicação de verniz, ou até mesmo cera, semanalmente, a fim de manter o aspecto vivo e brilhante.
2.3.2 Principais Manifestações Patológicas
Bauer (1997) faz uma análise e relaciona as principais manifestações patológicas em argamassa de revestimento, são elas: fissuras, vesículas, descolamentos, eflorescência, falhas por umidade, contaminações atmosféricas e contaminações ambientais por substancias agressivas.
Corrosões de armadura, carbonatação, fissuras e lixiviação são algumas das patologias mais comuns encontradas em concreto que exigem análise criteriosa antes da escolha do tratamento ideal.
As eflorescências são fenômenos de deposição de diversas formas de sais, nas mais e diversas constituições, na superfície dos materiais cerâmicos e das argamassas. Os depósitos de eflorescências são originados pela migração da água carregada de sais do interior para a superfície do material por capilaridade.
Suas possíveis causas são: argamassa com resistência insuficiente ou bloco e argamassa com resistência insuficiente. Se a fissura é devida ao próprio peso da alvenaria, a mesma deverá ser refeita. Caso a fissura tenha aparecido e não evoluído, ou seja, cessou, é possível executar um reparo na alvenaria.
Elas podem ocorrer devido à dilatação/retração térmica, estruturas mal projetadas ou em sobrecarga, recalques de apoio, uso incorreto do material, retração do cimento, por motivos químicos (ataque por sulfatos, por exemplo) entre outros.
O que pode causar as rachaduras? O aparecimento repentino dessas falhas na estrutura podem estar relacionadas ao excesso de peso sobre a laje, utilização de materiais de baixa qualidade (no caso de trincas) e até mesmo problemas na construção.
As principais causas de rachaduras em qualquer tipo de piso são contrapiso irregular, pouca aderência ao contrapiso e excesso de umidade, ou a falta dela.
As fissuras superficiais, presentes somente no reboco e na tinta são fáceis de serem reparadas. Verifique a área afetada pela fissura e remova todo o reboco que não estiver completamente aderido na parede raspando o material e realizando nova cobertura e pintura posteriormente.
As infiltrações são uma das principais causas de avarias em estruturas de concreto. Geralmente, elas podem ocorrer tanto devido a fatores externos – como uma instalação hidráulica mal feita ou um sistema de escoamento de água ineficiente, quanto a fatores internos da preparação inadequada do concreto.
Podem ser destacadas as fissuras, manchas, eflorescência, corrosão da armadura, e a deterioração da estrutura de concreto, indicando suas causas e possíveis medidas de profilaxia.
São inúmeras as possíveis patologias do concreto: sobrecargas, impactos, abrasão, movimentação térmica, concentração de armaduras, retração hidráulica e térmica, alta relação água/cimento, exposição a ambientes marinhos, ação da água, excesso de vibração, falhas de concretagem e falta de proteção superficial, entre ...
Quais fatores contribuem para o surgimento da eflorescência?Materiais com alto teor de sais solúveis e/ou excesso de água. Sabe-se que, dentro da química, a quantidade de produtos é proporcional à quantidade de reagentes. ... Ambiente quente e úmido. ... Impurezas na areia. ... Fissuras no rejunte.
O revestimento de argamassa deve cumprir importantes funções: 1. Proteger os elementos de vedação da edificação da ação direta dos agentes agressivos. 2. Auxiliar das vedações nas suas funções de isolamento térmico e acústico, estanqueidade à água e gases.
Quando utilizado cimento em excesso, se aumenta muito a contração da argamassa, prejudicando a durabilidade da aderência, devido ao fato de quanto maior a quantidade de cimento maior o calor de hidratação na argamassa. Esse excesso de calor de hidratação causa a retração da argamassa, ocasionando em trincas e fissuras.
Assim como as infiltrações e o excesso de umidade podem favorecer o aparecimento de rachaduras e fissuras no concreto, a falta da umidade necessária causa a chamada retração por secagem. Isto acontece porque ao perder a umidade, o concreto se contrai e trinca.
Com a superfície limpa e seca, é indicado aplicar um primer epóxi na parede da junta. O produto é indicado para o preparo de superfícies cimentícias que, depois, recebem a camada do selante.
"A adição de uma pequena quantidade de açúcar à massa impedirá a total hidratação ou formação de cristais de cimento. A argamassa resultante terá melhor módulo de deformação e maior capacidade de absorver deformações de origens térmicas, como no caso das churrasqueiras, lareiras e fornos", diz.
Para tanto utilize a seguinte fórmula: 1 porção de cimento, 2 porções de cal e 7 porções de areia fina, para assentar tijolos e também porcelanato. Para assentar blocos de concreto adicione 1 porção de cimento e 1 porção de areia a mais.
Qual eo significado da palavra sombrinha?
O que quer dizer nesse ínterim?
Qual o significado da palavra vê?
É possível passar em um concurso em 1 mês?
Qual o assunto do filme Patch Adams?
Como se preparar ultramaratona?
Como escreve áudio em português?
É saudável estudar quantas horas por dia?
Como se escreve sem comentário?
O que significa pneumonia bacteriana?
Como se escreve a palavra aviso?
Qual roupa usar para uma viagem de ônibus?
O que fazer antes de uma avaliação física?
O que comer antes de um jogo de futebol?
Como se preparar para ser um pai?