A regra estabelece que se o etanol corresponder a até 70% do preço da gasolina, ele é a melhor escolha.
Como fazer a conta?Multiplique o valor do litro da gasolina por 0,7.Se o resultado for menor que o valor do litro do etanol: gasolina é a melhor opção.Se o resultado for maior que o valor do litro do etanol: etanol é mais vantajoso.
Em geral a melhor opção é: (Na média, uma relação de 73% ou menos do preço do etanol em relação ao preço da gasolina, favorece o uso do álcool. Se for 74% ou mais, use gasolina.)
O cálculo básico para se descobrir se o álcool é vantajoso ou não em relação à gasolina é simples. Basta dividir o preço do litro do álcool pelo da gasolina. Se o resultado for inferior a 0,7, use álcool. Se for maior que 0,7, então a gasolina é melhor.
Se o motorista prefere autonomia, o ideal é abastecer apenas com gasolina. Isso porque o consumo do derivado do petróleo é menor. Mas se faz questão do desempenho, não há dúvidas, o melhor é encher o tanque com etanol.
16 curiosidades que você vai gostar
Para saber se o álcool é mais vantajoso ou não em relação à gasolina, basta fazer um cálculo básico: dividir o preço do litro do etanol pelo da gasolina. Se o resultado for inferior a 0,7, o derivado da cana-de-açúcar é mais viável, caso seja maior, então, é melhor colocar gasolina.
É estabelecido que somente é vantajoso abastecer com etanol quando o preço do litro é menor do que 70% do valor da gasolina.
Como fazer a conta?Multiplique o valor do litro da gasolina por 0,7.Se o resultado for menor que o valor do litro do etanol: gasolina é a melhor opção.Se o resultado for maior que o valor do litro do etanol: etanol é mais vantajoso.
O menor preço verificado foi o da gasolina: cerca de R$ 6,60 e do etanol, R$ 4,50.
O etanol tem uma capacidade maior do que a gasolina comum para manter os bicos injetores limpos, considerando os veículos com motor flex. Por isso, o efeito do álcool realmente se aproxima ao da gasolina aditivada.
Qual a melhor? Gasolina aditivada ou comum? Como explicado acima, a gasolina aditivada já conta com propriedades dispersantes e detergentes que não deixam que depósitos carboníferos se formem dentro do motor, evitando que o propulsor perca desempenho. Por essa razão, é superior à comum.
Portanto, gasolina aditivada não prejudica o motor, pelo contrário. Se abastecer com etanol, prefira o aditivado, encontrado (nem sempre) nos postos Shell e Petrobrás. Além das gasolina aditivadas Shell V-Power e Ipiranga DTClean há também a Petrobrás Grid. Qualquer das três pode ser usada, indistintamente.
Como Economizar GasolinaRespeite a troca de marchas. ... Mantenha a manutenção em dia. ... Uso do ar-condicionado. ... Não acelere com o carro desengatado. ... Evite levar muito peso no carro. ... Verifique a pressão dos pneus. ... Mantenha o alinhamento e o balanceamento em dia. ... Não acelere com o carro parado no farol.
Qual a composição da cola de sapateiro?
Qual o percentual de indivíduos sedentários no Planeta Terra?
Qual o valor do ICMS da energia elétrica?
Quando ocorre a desclassificação do crime?
Como melhorar a socialização da criança?
Quantos são os princípios de escoteiro?
Quais são os músculos da coxa?
Quais são os tipos de penas privativas de liberdade?
Quando posso advogar contra Ex-cliente?
Quem é a rainha do funk no Brasil?
Como virar o monitor na vertical?
Como se perde gordura localizada?
Quais os maiores grupos de empresas do Brasil?