Espongócitos são as células responsáveis pela secreção da espongina (fibras semelhantes ao colágeno), que formam o "esqueleto" do animal. Miócitos são pinacócitos modificados, que controlam o tamanho do ósculo, a abertura dos poros e, consequentemente, o fluxo de água dentro da esponja.
O esqueleto das esponjas é interno e está situado no mesênquima. As esponjas apresentam dois tipos de esqueletos: o esqueleto mineral (espículas calcáreas e silicosas) e o esqueleto orgânico (rede de fibras de espongina, uma escleroproteína). ... As esponjas apresentam simetria radial ou podem ser assimétricas.
A parede do corpo das esponjas apresenta duas camadas de célula separadas pelo chamado mesoílo. A camada celular mais externa é a pinacoderme, formada por células achatadas denominadas de pinacócitos. A camada de célula interna, voltada para a espongiocele, é rica em células flageladas denominadas de coanócitos.
Entre as camadas interna e externa, há uma camada chamada meso-hilo ou mesênquima, onde estão presentes as espículas que irão formar o esqueleto dos poríferos, além dos amebócitos - células totipotentes (podem se diferenciar nos demais tipos celulares presentes no organismo) que apresentam a função de transporte de ...
LOFÓCITOS - são móveis e que também secretam tais fibras; ESCLERÓCITOS - secretam as espículas; ESPONGIÓCITOS - secretam o esqueleto de espongina. PINACÓCITOS - células achatadas que revestem a parede externa das esponjas como uma espécie de epiderme. COANÓCITOS - células flageladas.
35 curiosidades que você vai gostar
Podemos classificar os poríferos em três classes principiais: Calcarea, Desmospongiae e Hexactinellidae.
Os poríferos são animais que apresentam o corpo revestido externamente por uma camada de células achatadas – os pinacócitos. O corpo do animal possui uma cavidade – espongiocele – revestida por células flageladas, os coanócitos, responsáveis pela captura de alimentos e pela digestão do material englobado.
O tecido ósseo é um tecido de sustentação responsável pela formação dos nossos ossos. É um tipo de tecido conjuntivo e apresenta como principal característica a presença de uma matriz extracelular calcificada. Basicamente, esse tecido é constituídos por células chamadas de osteoblastos, osteoclastos e osteócitos.
Reprodução dos PoríferosBrotamento: o broto formado por amebócitos aparece no corpo da esponja, podendo sair e originar outro indivíduo ou permanecer preso, originando colônias.Fragmentação: fragmentos de uma esponja, por menores que sejam, podem originar novas esponjas, devido ao seu alto poder de regeneração.
Como enviar uma planilha do excel por email?
Quais são os dez estados mais populosos do Brasil?
O que é alteração do nível de consciência?
O que se entende por estetica?
Qual é a vantagem do SMB sobre o FTP?
Qual é o menor estado da Região Sudeste do Brasil?
O que não pode comer quando faz implante?
Para que serve colocar gelo na nuca?
O que é e como ocorre a poluição ambiental?
Qual a principal diferença entre um sistema SIG é um SAD?
Quais são os países mais ricos da América do Sul?
Para que serve o papel offset 240g?
Quantas pessoas podemos fazer chamada de vídeo no WhatsApp?
O que foi o Diretório na Revolução Francesa?