A timina é uma base exclusiva do DNA, enquanto a uracila aparece apenas no RNA. As outras três bases (adenina, citosina e guanina) ocorrem em ambos os ácidos nucleicos.
São conhecidas cinco bases nitrogenadas: adenina, citosina, guanina, timina e uracila. As três primeiras são comuns ao DNA e RNA, enquanto a timina só ocorre no DNA, e a uracila, no RNA.
Citosina, timina e uracila são pirimidinas, enquanto a adenina e a guanina são purinas. No DNA, estão presentes as bases nitrogenadas citosina, guanina, adenina e timina. No RNA, por sua vez, a timina está ausente e, no seu lugar, encontramos a uracila.
A molécula de RNA (ácido ribonucléico), sintetizada por transcrição a partir da molécula de DNA (ácido desoxirribonucléico), é formada por um único filamento de nucleotídeos, ou seja, uma fita simples, cujas bases nitrogenadas são: adenina e guanina (bases purinas) e citosina e uracila (bases pirimidinas).
Devido à uracila ser encontrada somente no RNA, ela é mostrada apenas ligada à D-ribose, mas nunca à 2-desoxi-D-ribose; Devido à timina ser encontrada só no DNA, ela se mostra apenas ligada à 2-desoxi-D-ribose, e nunca à D-ribose.
20 curiosidades que você vai gostar
A uracila é uma base exclusiva do RNA, enquanto a timina ocorre apenas no DNA. As outras bases ocorrem em ambos os ácidos nucleicos.
O RNA (ácido ribonucleico) é uma molécula responsável pela síntese de proteínas das células do corpo. Sua principal função é a produção de proteínas. Por meio da molécula de DNA, o RNA é produzido no núcleo celular, sendo encontrado também no citoplasma da célula.
É composto por uma única cadeia de nucleotídeos. Entretanto, diferente do DNA, as bases nitrogenadas do RNA são a adenina (A), a guanina (G), a citosina (C) e a uracila (U), esta última substituindo a timina (T) presente na molécula de DNA.
O DNA apresenta desoxirribose como açúcar, já o RNA apresenta uma ribose. As bases nitrogenadas presentes no DNA são citosina, guanina, adenina e timina. No RNA, são encontradas a citosina, guanina, adenina e uracila. O DNA apresenta duas fitas, mas o RNA é possui fita simples.
De fato a Timina tem outro nome, assim como quase tudo na biologia. O seu segundo nome é 5 -metil-uracila. O que você pode tirar daí é que a Timina nada mais é que uma Uracila que possui um grupamento Metil no 5º carbono de sua cadeia! Então pode se dizer que o DNA tem uma uracila modificada, chamada TIMINA!
Uma das quatro bases nitrogenadas contidas nos ácidos nucleicos e que intervêm no código genético. O que é Timina? O ácido desoxirribonucleico, ou DNA, é o que os genes são feitos.
Base nitrogenada (Adenina, Timina, Guanina ou Citosina) Desoxirribose (um açúcar por cinco carbonos) Um grupamento fosfato.
...
Bases Nitrogenadas» Adenina (A)» Guanina (G)» Citosina (C)» Timina (T)
O RNA pode ser encontrado na forma de três tipos principais: RNA mensageiro, RNA transportador e RNA ribossômico.
O RNA é produzido a partir de uma molécula de DNA em um processo chamado de transcrição. Na transcrição, a molécula de DNA serve como um molde para a produção de uma fita complementar de RNA. Nesse processo, a enzima fundamental é a RNA polimerase, que realiza a polimerização do RNA a partir do molde de DNA.
A uracila é uma base nitrogenada exclusiva do RNA, e a timina é uma exclusividade do DNA. Adenina, citosina e guanina ocorrem nos dois tipos de ácidos nucleicos.
As bases nitrogenadas adenina, guanina e citosina são comuns ao DNA e ao RNA, sendo que a base timina ocorre somente no DNA e a base uracila ocorre somente no RNA.
Alternativa “c”.
A adenina, citosina e guanina são bases nitrogenadas encontradas tanto no RNA quanto no DNA. A timina é exclusiva do DNA, e a uracila é exclusiva do RNA.
No DNA, as bases encontradas são a adenina, guanina, citosina e timina. Já no RNA ocorrem a adenina, guanina, citosina e uracila.
Bases Nitrogenadas são compostos que fazem parte da composição do DNA e do RNA, os quais são os ácidos nucleicos encontrados nas células vivas dos órgãos. Elas são cinco e podem ser classificadas em dois tipos: Bases púricas ou purinas - adenina e guanina. Bases pirimídicas ou pirimidinas - citosina, timina e uracila.
Relativamente ao pareamento das bases nitrogenadas, tanto no RNA como no DNA a citosina se pareia com guanina. A diferença é que no RNA a adenina se pareia com a uracila e no DNA a adenina se pareia com a timina.
Bases nitrogenadas
Já das bases pirimídicas, a timina é exclusiva do DNA e a uracila do RNA, enquanto a citosina é comum para ambos.
O RNA, ao contrário do DNA, é composto por apenas uma fita e ela é produzida no núcleo celular a partir de uma das fitas de uma molécula de DNA. Depois de pronto, o RNA segue para o citoplasma celular, onde desempenhará sua principal função, que é controlar a síntese de proteínas.
Onde o DNA é encontrado? O DNA é encontrado principalmente nos cromossomos do interior do núcleo celular e nas mitocôndrias. Portanto, é identificado em todas as formas de vida do planeta, com exceção de alguns vírus.
É por isso que dizemos que o DNA contém todas as informações de um organismo, porque é nele que encontramos o código necessário para a produção de cada proteína do nosso corpo. O DNA é encontrado nos cromossomos de nossas células e nas nossas mitocôndrias.
Existem diferentes tipos de RNA: o mRNA contém as informações necessárias para síntese de proteínas, o tRNA transporta aminoácido e o rRNA forma os ribossomos.
Como saber o peso do meu portão?
Porque vampiros precisam de sangue?
Como acabar com vasos e varizes nas pernas?
Como Kuhn explica as revoluções científicas?
Como a amoxicilina age no nosso organismo?
Como saber se os componentes são compatíveis com a placa mãe?
Qual a data de admissão no eSocial?
Qual antidepressivo posso tomar com sibutramina?
Porque você quer ser engenheiro?
Qual a madeira mais rara para varinha?
Como funciona o envio pelo Mercado Livre?
Como contar o prazo processual em horas?
O que é preciso para morar em Paris?
Como fica Gramado em setembro?