Lista de doenças que garantem a aposentadoria por incapacidade permanenteDoença de Parkinson.Tuberculose ativa.Alienação mental.Cegueira.Nefropatia grave.Síndrome da deficiência imunológica adquirida (AIDS).Esclerose múltipla.Hanseníase.
2. Doenças graves que dão direito à Aposentadoria por InvalidezTuberculose ativa. ... Nefropatías graves. ... Hanseníase. ... Alienação mental. ... Esclerose múltipla. ... Hepatopatia grave. ... Neoplasia maligna. ... Cegueira.
i) Espondiliartrose anquilosante (CID M 45); j) Nefropatia grave (CID M 289); k) Estado avançado de doenças de Paget (osteíte deformante) (CID M 889); I) Síndrome da deficiência imunológica adquirida - AIDS (CID B 24);
Contudo, existe a lista do artigo 151 da Lei 8.213/91, que gera direito à ISENÇÃO DE CARÊNCIA.
...
Confira a lista:tuberculose ativa.hanseníase.alienação mental.esclerose múltipla,hepatopatia grave,neoplasia maligna,cegueira,paralisia irreversível e incapacitante,
Quais doenças garantem inclusão no BPCtuberculose ativa;hanseníase;alienação mental;neoplasia maligna;cegueira;paralisia irreversível e incapacitante;cardiopatia grave;mal de Parkinson;
29 curiosidades que você vai gostar
Para ter direito ao auxílio-doença, você precisa cumprir três requisitos:Possuir qualidade de segurado;Cumprir a carência mínima de 12 meses; e.Estar com uma incapacidade temporária para o trabalho.
CID 10 Z73. 6 Limites impostos às atividades por invalidez – Doenças CID-10.
Entenda a lombalgia CID m545
A lombalgia é a dor na região lombar, na parte mais baixa da coluna. Essas dores podem se prolongar para as coxas e glúteos. Sendo que, nem sempre seguem o caminho de um nervo em especial. Na maioria dos casos os sintomas serão passageiros.
CID 10: M658 CID
A categoria M658 refere-se a outras sinovites e tenossinovites e faz parte do grupo entre M65 e M68 e do Capítulo XIII do livro CID 10.
As condições mais comuns encontradas no que se refere às cardiopatias graves são arritmias, insuficiência cardíaca, hipertensão arterial, insuficiência coronariana, cardiopatia isquêmica. Estas doenças, em geral, podem ser encontradas em três graus, crônico, agudo ou em estágio terminal.
Para que o beneficiário do auxílio-doença consiga converter o provento em aposentadoria por invalidez é necessário cumprir os seguintes critérios: Período de 12 meses de carência, salvo os casos de dispensa (art. 26, II e art.
Além da comprovação da incapacidade definitiva para qualquer trabalho, é necessário que o trabalhador tenha qualidade de segurado e que tenha contribuído por pelo menos 12 meses, sendo este o período denominado como “carência”.
CONCLUSÃO: A incapacidade para o trabalho por sinovite e tenossinovite apresenta associação tanto da prevalência quanto da duração com o ramo de atividade, sexo, idade e espécie de benefício (previdenciário/acidentário).
Sinovite é uma inflamação da membrana sinovial de uma articulação, enquanto que tenossinovite é um processo inflamatório ou infeccioso da bainha que recobre o tendão (bainha tendínea).
Mais especificamente, a tenossinovite de De Quervain caracteriza-se pela irritação ou tumefação dos tendões no lado do punho referente ao polegar. A inflamação espessa a bainha tendinosa e promove a constrição do tendão, em seu deslizamento na bainha.
É quando uma pessoa tem dor na região lombar, ou seja, na região mais baixa da coluna perto da bacia. É também conhecida como “lumbago”, “dor nas costas”, “dor nos rins” ou “dor nos quartos”.
CID 10 M47. 2 Outras espondiloses com radiculopatias – Doenças CID-10.
Documentos necessários para solicitar auxílio doençaDocumento de identificação oficial com foto, que permita o reconhecimento do requerente;Número do CPF;Carteira de trabalho, carnês de contribuição e outros documentos que comprovem pagamento ao INSS;
O auxílio doença é pago ao trabalhador que cumpriu o período de carência exigido (quando for o caso e está incapacitado para o seu trabalho ou para a sua atividade habitual por mais de 15 dias (consecutivos ou num período de 60 dias).
A incapacidade laboral é o principal requisito para o auxílio doença e pode ser resumida como a impossibilidade física ou mental para o exercício de uma atividade profissional. Além da lei do auxílio doença, o INSS também possui a aposentadoria por invalidez que protege os segurados contra a incapacidade laboral.
A cirurgia pode ser indicada em casos de longa duração ou de não resposta ao tratamento conservador.
Tratando a sinovite
Para tratar esse tipo de inflamação, o ortopedista faz o diagnóstico por meio do exame clínico e em casos selecionados, com ajuda de exames complementares, tal como a ressonância magnética.
“Por exemplo, aquela inflamação dos tendões, tenossinovite, acomete muitos bancários e pode levar à incapacidade. Sendo decorrente da digitação no trabalho, o funcionário entra no auxílio e, na volta, tem um ano de garantia de emprego.”
Mesmo com a dispensa da carência, o segurado deve estar com as suas contribuições em dia ou estar no período de graça, que se trata do período entre 3 e 36 meses após deixar de fazer as contribuições.
Ao término desse prazo, o benefício será encerrado. Outro motivo de dúvidas dos trabalhadores no que se refere a quanto tempo dura o auxílio-doença surge quando o INSS não determina um prazo para a duração do benefício. Neste caso, o prazo a ser considerado é aquele fixado na lei, ou seja, 120 dias.