Evolucionismo cultural, segundo Lewis Morgan.
O Evolucionismo social, mais precisamente o evolucionismo cultural, é uma teoria criada por Edward Burnett Tylor, Lewis Henry Morgan e Herbert Spencer.
A antropologia evolucionista foi o primeiro movimento de estudos antropológicos liderado pelo antropólogo e biólogo inglês Edward Burnett Tylor e pelo geógrafo e biólogo Herbert Spencer.
Castro apresenta uma sucinta biografia de cada um dos três principais expoentes dessa corrente, Lewis Henry Morgan (1818-1881), Edward B. Tylor (1832-1917) e James Frazer (1854-1941).
Segundo Morgan, os principais estágios de evolução cultural dos homens são a selvageria, a barbárie e a civilização.
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O evolucionismo cultural considera que o desenvolvimento das sociedades se dá a partir do crescimento e das alterações sofridas.
Lewis Morgan designou três grandes períodos étnicos que marcaram a história humanidade: a Selvageria, a Barbárie e a Civilização. De acordo com a teoria evolucionista da humanidade, a história do homem seguiu, desde sempre, um mesmo caminho, linear e progressivo.
Era composta de muitas teorias concorrentes de vários sociólogos e principalmente pelos fundadores da antropologia, dentre os quais Lewis Henry Morgan, Edward Burnett Tylor, Herbert Spencer e James George Frazer, que acreditavam que a cultura ocidental representava o ápice da evolução social.
A teoria evolucionista de Darwin pode ser descrita da seguinte forma: as espécies de seres vivos se transformam ao longo dos tempos, pois sofrem seleção natural, que prioriza os seres mais adaptados ao ambiente em que vivem, devido a suas características serem adequadas ao meio onde vivem.
Antropologia evolucionária ou evolutiva é o estudo interdisciplinar da evolução da fisiologia humana e do comportamento humano e a relação entre hominídeos e primatas não hominídeos. A antropologia evolucionária é baseada nas ciências naturais e nas ciências sociais .
São quatro as principais escolas antropológicas elencadas pela literatura científica da área. Elas ficaram conhecidas como Escola Evolucionista, Escola Funcionalista, Escola Difusionalista e Escola Estruturalista.
O evolucionismo cultural junto com o difusionismo foram correntes predominantes no final do século XIX que lançaram bases para o desenvolvimento da antropologia como uma disciplina acadêmica autônoma.
Franz Boas mostrou que as culturas humanas não percorrem o continuum simples-complexo, pretendido pelas teorias ortogenéticas, mas que existem diferentes desenvolvimentos históricos, resultantes de diferentes processos em que intervieram inúmeros fatores e acontecimentos, culturais e não culturais.
O lamarckismo é uma teoria evolutiva proposta por Lamarck e baseia-se em dois princípios básicos: lei do uso e desuso e lei da herança de características adquiridas. O lamarckismo corresponde às ideias evolucionistas propostas pelo biólogo francês Jean-Baptiste de Lamarck (1744-1829).
A origem da vida, as teorias de Lamarck e Darwin, o Neodarwinismo e mais. ORIGEM DA VIDA – Segundo a teoria heterotrófica, os primeiros seres viviam em mares ricos em nutrientes e numa atmosfera sem oxigênio nem gás carbônico.
Entre as teorias evolutivas existentes, algumas merecem destaque: o Lamarkismo, o Darwinismo e o Neodarwinismo.
A Teoria da Evolução afirma que é o ambiente, por meio de seleção natural, que determina a importância da característica do indivíduo ou de suas variações, e os organismos mais bem adaptados a esse ambiente têm maiores chances de sobrevivência, deixando um número maior de descendentes.
A cultura, na compreensão de Morgan, deve esmiuçar o desenvolvimento humano, buscando compreender os caminhos percorridos pelo homem “primitivo”.
Segundo o evolucionismo social, a sociedade tende a uma evolução civilizacional, que em seu curso natural, culminará numa sociedade de indivíduos plenamente livres e autônomos. Não necessitando sequer da intervenção do Estado.
TEORIA DO EVOLUCIONISMO UNILINEAR -; No século XIX surge o evolucionismo unilinear, que aplica a teoria da evolução na culturalidade e gera o pressuposto que o homem passaria por estágios de evolução cultural: da selvageria à barbárie, da barbárie à civilização e da civilização ao estado de perfeição relativa.
Entre as várias espécies do gênero Homo, à qual pertencemos, podemos destacar a do Homo habilis (2 milhões a 1,4 milhão de anos), Homo ergaster (1,8 a 1,2 milhões de anos), Homo erectus (1,6 milhão a 150 mil anos atrás), Homo neanderthalensis (150 mil a 30 mil atrás) e Homo sapiens (de 130 mil anos até hoje).
A natureza, através de processos naturais de fossilização, preservou-se os ancestrais do homem como testemunhos dos fenômenos evolutivos. A época pleistocênica testemunhou a evolução física e cultural do homem.
A evolução da espécie humana foi iniciada há pelo menos 6 milhões de anos. Nesse período, uma população de primatas do noroeste da África se dividiu em duas linhagens que passaram a evoluir independentemente. O primeiro grupo permaneceu no ambiente da floresta tropical e originou os chimpanzés.
Evolucionismo buscava descobrir leis uniformes da evolução, partindo do pressuposto fundamental de uma igualdade geral dá natureza humana. Por isso todos os povos deveriam progredir segundo os mesmos estágios sucessivos, únicos e obrigatórios – usam “Cultura Humana” e “Sociedade Humana” sempre no singular.
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