Lista de animais em extinção no Brasil
Ararinha-azul. Ararinha-azul não é vista na natureza há anos; existem cerca de 200 pássaros desse tipo ao redor do mundo. ...
Lobo-guará ...
Tartaruga-cabeçuda. ...
Jacaré-do-papo-amarelo. ...
Macaco-prego dourado. ...
Boto-cor-de-rosa. ...
Ariranha. ...
Curimatã
O lobo-guará é um animal que se encontra na lista dos animais com risco vulnerável de extinção e tem como habitat os biomas do Cerrado e do Pampa. A causa mais comum para a redução dessa espécie está relacionada ao desmatamento.
Várias espécies estão ameaçadas de extinção no mundo em decorrência da destruição do ambiente, mudanças climáticas, caça e pesca predatórias, poluição, entre outros fatores.
São, no total, 448 espécies Vulneráveis (VU), 406 Em Perigo (EN), 318 Criticamente em Perigo (CR) e 1 Extinta na Natureza (EW). As duas portarias trazem ainda, em seu Anexo II, as espécies consideradas extintas. Cinco espécies estão consideradas extintas e outras cinco extintas no território brasileiro.
Animais em extinção no mundo
condor californiano;
elefante de sumatra;
golfinho vaquita;
gorila-das-montanhas;
iguana da jamaica;
lêmure de barriga vermelha;
lêmure de cauda anelada;
leopardo-de-amur;
21 curiosidades que você vai gostar
Rinoceronte-negro-ocidental (Diceros bicornis longipes)
Crânio de rinoceronte-negro-ocidental exposto no Museu de História Natural Senckenberg, na Alemanha. Visto pela última vez em 2006, o rinoceronte-negro-ocidental foi oficialmente declarado extinto em 2011.
Atualmente, de acordo com a IUCN (União Internacional para Conservação da Natureza) mais de 26.500 espécies estão ameaçadas de extinção.
Conheça tudo sobre cada animal em extinção
1 Ararajuba. Arajuba (Foto: ICMBio ) ...
2 Ariranha. Ariranha (Foto: ICMBio ) ...
3 Baleia-franca-austral. Baleia-franca-do-sul (Foto: ICMBio ) ...
4 Boto cor-de-rosa. Boto cor-de-rosa (Foto: ICMBio ) ...
5 Cervo-do-Pantanal. ...
6 Cuxiú-preto. ...
7 Macaco-aranha-de-cara-preta. ...
8 Lobo-guará
Principais plantas em extinção do Brasil
Caixeta. É uma árvore típica de áreas alagadas de restinga do litoral brasileiro. ...
Imbuia. O termo Imbuia é de origem Tupi, pertencendo à espécie Ocotea porosa. ...
Garapeira. Uma das espécies mais visadas da indústria de movelaria e serraria é a Garapeira. ...
Mogno.
O Brasil tem hoje pelo menos 3.299 espécies de animais e plantas ameaçadas de extinção. O número representa 19,8% do total de 16.645 espécies avaliadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na pesquisa "Contas de Ecossistemas: Espécies ameaçadas de extinção", divulgada nesta quinta-feira (5).
Para evitar a extinção dos animais é muito importante preservar a natureza, que é o habitat dos animais e de outros seres vivos. Para isso, é necessário barrar devastação, queimadas, poluição dos ambientes, seja por meio de sons ou de gases poluentes, além de abolir a exploração desordenada dos recursos naturais.
VULNERÁVEL (VU)
Uma espécie está Vulnerável quando as melhores evidências disponíveis indicam que se cumpre qualquer um dos critérios A a E para Vulnerável, e por isso considera- se que está enfrentando um risco alto de extinção na natureza.
Antes da espécie humana surgir, essas extinções aconteciam de forma natural. ... O homem interferiu tanto no meio ambiente que várias espécies de seres vivos não conseguem mais sobreviver, pois estão sendo caçados ou porque os ambientes onde vivem estão sendo destruídos pela poluição ou pelo desmatamento.
Veja a lista de animais que já foram extintos no Brasil, conforme o Livro Vermelho do Instituto Chico Mendes de 2018.
1 – Maçarico-esquimó ...
2 – Rato-de-noronha. ...
3 – Caburé-de-pernambuco. ...
4 – Arara-azul-pequena. ...
5 – Limpa-folha-do-nordeste. ...
7 – Peito-vermelho-grande. ...
8 – Perereca-verde-de-fímbria. ...
9 – Tubarão-dente-de-agulha.
"Um animal é considerado extinto quando deixa de existir, seja na natureza ou em cativeiro, por causas naturais ou pela ação do homem. ... Se a espécie foi classificada em uma das duas primeiras categorias é considerada extinta, se está entre vulnerável e criticamente em perigo, corre risco de extinção.
O boto vaquinha não é apenas o menor mamífero marinho que habita o planeta: os especialistas o descrevem como o “mais raro”. É difícil observá-lo em seu habitat, é esquivo e tímido, e se afasta se perceber a presença de barcos. É endêmico do Golfo da Califórnia ou do Mar de Cortez, o que significa que só vive lá.
Um novo censo realizado pela União Internacional para a Conservação da Natureza apontou que 31 espécies de animais e plantas foram extintas desde a última contagem. Entre as espécies que recentemente sumiram da face da Terra estão tipos de sapos, peixes, plantas e o Nyctophilus howensis, um morcego australiano.
O homem é um dos maiores agentes causadores de extinções, pela destruição dos ecossistemas naturais que abrigam muitas espécies, e uma pesquisa global de extinções revela que mais de 800 espécies se extinguiram nos últimos 500 anos, uma taxa de extinção de 1 mil a 10 mil vezes mais alta do que a existente sem a ...
Animais que foram extintos pelo homem
Katydid.
Lobo-de-honshu.
Cotovia-da-ilha-stephen.
Íbex-dos-pirenéus.
Carriça-do-mato.
Rinoceronte-negro-ocidental.
Tarpão.
Leão-do-atlas.
Dentre as alternativas, relatam tratados internacionais e leis nacionais como elementos imprescindíveis que podem ajudar a proteger as espécies, a Lei de Espécies Ameaçadas dos Estados Unidos, estabelecimentos de refúgios de vida selvagem e de outras áreas protegidas, bancos de genes, jardins botânicos, fazendas de ...
Para reverter esse quadro seriam necessárias ações como atividades de sensibilização da sociedade quanto a essas ameaças, programas governamentais para o monitoramento de espécies – particularmente as ameaçadas e/ou endêmicas – e também atividades de manejo de espécies exóticas e invasoras.
Uma espécie é considerada vulnerável pela IUCN como provável em se tornar em perigo a menos que suas condições de ameaça diminuam. Há cerca de 4 728 animais e 4 914 plantas consideradas vulneráveis atualmente. Vulnerabilidade é causada principalmente pela perda de habitat ou destruição.
Os critérios usados nas classificações
EXTINTA (EX) Uma espécie é considerada Extinta quando não há mais registro de nenhum indivíduo.
EXTINTA NA NATUREZA (EW) ...
REGIONALMENTE EXTINTA/ EXTINTA NO BRASIL (RE) ...
CRITICAMENTE EM PERIGO (CR) ...
EM PERIGO (EN) ...
VULNERÁVEL (VU) ...
QUASE AMEAÇADO (NT) ...
DADOS INSUFICIENTES (DD)
Ariranha
Está ameaçada de extinção em risco vulnerável, conforme apresentado pelo Livro Vermelho do ICMBio (2016). A pesca predatória, caça ilegal e a poluição dos rios, principalmente a contaminação por mercúrio, são as maiores ameaças para a conservação da espécie.
Doe seu tempo à natureza. A melhor forma de ajudarmos os animais em extinção é protegendo o ambiente em que eles vivem, portanto, dedique tempo à natureza, visitando ou fazendo trabalho voluntário em um refúgio de vida selvagem.
O que não misturar com cocaína?
O que quer dizer a expressão sucinta?
Qual é a cobra mais perigosa da Amazônia?
Quem tem gordura no fígado pode tomar Venalot?
Como pagar o IPVA 2022 na lotérica?
O que pode fundir o motor da moto?
Quando morre uma pessoa amada?
Qual o prazo para anulação do negócio jurídico?
Quando um geminiano diz eu te amo?
Quanto custa o Rolex que a GKAY ganhou?
Quais as profissões relacionadas à arte?
Qual o valor do dólar em 2013?
O que foi a peste negra quais foram as suas consequências?
Como é feito o balanço patrimonial?