definem circuitos de alta tensão como aqueles com mais de 1 000 V em corrente alternada e pelo menos 1 500 V em corrente contínua, distinguindo-os de circuitos de baixa tensão (50–1 000 V CA ou 120–1 500 V CC) e de extra-baixa tensão (< 50 V CA ou < 120 V CC).
O sistema de distribuição é composto pela rede elétrica e pelo conjunto de instalações e equipamentos elétricos que operam em níveis de alta tensão (superior a 69 kV e inferior a 230 kV), média tensão (superior a 1 kV e inferior a 69 kV) e baixa tensão (igual ou inferior a 1 kV).
Um projeto subestação 230 KV é um tipo de tensão típica, utilizada em muitas subestações responsáveis por abastecer grades regiões, como a conhecida subestação de Foz do Iguaçu, capaz de abastecer grandes áreas no Brasil.
A tensão encontrada nos postes variou entre 38 e 110 volts.
Os cabos elétricos de alta tensão podem ser identificados de forma muito simples através de cores específicas. Além disso, os cabos são blindados com fios de cobre nu, ordenado de forma helicoidal por toda sua extensão.
24 curiosidades que você vai gostar
Os Cabos para Alta Tensão são de simples identificação por cores e são blindados com fios de cobre nu dispostos de maneira helicoidal por toda a sua extensão, além de sua instalação poder ser feita em locais secos, enterrados no solo ou em locais com água, imersos de forma total ou parcial.
No entanto, estudos de longa data indicam que voltagens superiores a 50 volts em pessoas não molhadas e superiores a 12 volts em pessoas imersas na água (piscinas ou mar, por exemplo), podem ser muito perigosas e até fatais.
Nos postes, os três fios que ficam na parte de cima são os de média tensão, que alimentam os transformadores. Os quatro fios que vão embaixo são de baixa tensão e saem dos transformadores para alimentação das casas: são três fases e um neutro.
Redes de distribuição
As linhas de média tensão possuem um tensão elétrica entre 2,3 kV e 44 kV, e podem ser facilmente vistas em ruas e avenidas das grandes cidades, sendo compostas geralmente por três cabos aéreos, sustentados por cruzetas de madeira em postes de concreto.
Os postes são equipados com sensores conhecidos como fotocélulas ou relês fotoelétricos, que detectam o momento em que a luz do Sol não é mais suficiente para iluminar o local. As tais fotocélulas são caixinhas do tamanho de xícaras, com aberturas para a entrada dos raios de luz.
As tensões usuais de transmissão adotadas no Brasil, em corrente alternada, podem variar de 138 kV até 765 kV incluindo neste intervalo as tensões de 230 kV, 345 kV, 440 kV e 500 kV.
4.6.19A distância mínima é de 0,6 m entre os condutores do ramal e cabos de telefonia, sinalização, etc.
4.3 FAIXA DE SERVIDÃO - É a faixa de terra ao longo do eixo da linha aérea de subtransmissão e transmissão cujo domínio permanece com o proprietário, porém com restrições ao uso.
A energia nas indústrias e residências
Cada circuito de 13.800 volts atende cerca de 5 a 10 mil lares. Mas, antes disso, o circuito passa por mais um transformador. Esse transformador é o que vemos nos postes de luz e é ali que a tensão finalmente cai para 110 ou 220 volts.
Os níveis de tensão encontrados no Brasil são 115 volts, 127 volts, 220 volts, 230 volts, 240 volts, 254 volts, 380 volts e 440 volts.
A primeira classificação de tensão, segundo a NR-10, não deve ultrapassar o valor de 50 volts para tipos de corrente alternada, ou, nos casos de corrente contínua, não pode ser maior que 120 volts, entre fases ou entre fase e terra.
As tensões de transmissão usualmente adotadas no Brasil, em corrente alternada, podem variar de 138 kV até 765 kV incluindo neste intervalo as tensões de 230 kV, 345 kV, 440 kV e 500 kV.
Uma subestação de distribuição comumente recebe linhas de transmissão trifásicas que fornecem energia nas tensões de 69 kV ou 138 kV e abaixa a tensão, usando transformadores, para níveis padronizados de 11,9 kV e 13,8 kV (média tensão).
Baixa Tensão (BT): acima de 50 Volts e inferior a 1000 Volts, em corrente alternada, e acima de 120 Volts e inferior a 1500 Volts para corrente contínua. Alta Tensão (AT): são as tensões a partir de 1000 Volts, em corrente alternada, e 1500 Volts para corrente contínua.
Na maioria das instalações elétricas de uma residência, entram três fios que vem do poste para a caixa de luz e passam pelo relógio medidor, dois desses fios são chamados de vivos ou fase e o outro é chamado de neutro.
Em boa parte das residências brasileiras, a ligação entre o poste e as casas é a bifásica. Isso quer dizer que há três fios que “saem do poste” em direção aos imóveis. Dois deles são chamados de fases e possuem tensão elétrica; já o terceiro é conhecido como neutro e não tem tensão.
Um adulto normal em boa forma, entretanto, comumente exerce entre 50 e 150 watts durante uma hora de exercício vigoroso. Um trabalhador manual médio, saudável, bem alimentado e motivado pode sustentar uma potência de 75 watts durante um turno de trabalho de 8 horas.
Resposta Esperada: A 110 volts é menos perigosa. Na hora que o dedo encosta acidentalmente num fio da rede, o choque de 220 volts é duas vezes mais forte que um de 110 volts. Isso porque, no caso do corpo humano, quanto maior a tensão na tomada, maior a corrente elétrica que causa o choque, tornando mais perigoso.
Para a mesma voltagem de 220 V, a intensidade de corrente elétrica que atravessa o corpo dessa pessoa é de: Nesse caso, a corrente elétrica pode ser fatal para a pessoa, causando parada cardiorrespiratória e queimaduras.
Quanto sai um empréstimo de 30 mil?
Qual o melhor volume de água oxigenada para descolorir o cabelo?
Como arquivar fotos no instagram?
Qual o papel do enfermeiro na nutrição parenteral?
Como saber se alguém tem inveja de mim?
O que significa RI no ramo imobiliário?
Quanto tempo demora um dente a crescer?
O que é pwr na lente de contato?
Quem tem gordura no fígado pode comer beterraba?
Quanto pesa uma garrafa de vinho 750ml?
Quanto é meio trilhão de dólares em reais?