Os fabricantes de motocicletas indicam em seu plano de manutenção, no Manual do Proprietário, a quilometragem para troca das velas. Embora varie conforme as características de cada modelo, no geral recomenda-se a substituição a cada 12.000 quilômetros.
A NGK recomenda que todas as velas de ignição de um veículo sejam removidas para inspeção a cada 10.000 km.
A principal causa para a carbonização da vela é uma mistura rica demais. Isso significa que há mais combustível presente na mistura que origina a explosão do que o necessário em relação à quantidade de oxigênio. Essa “sobra” no volume de combustível também faz com que a vela fique carbonizada.
As velas de ignição são de vital importância para a alta performance e funcionalidade do motor da motocicleta, pois levam energia para a câmara de combustão, proporcionando a queima da mistura de ar e combustível, por meio de uma centelha entre seus eletrodos.
As causas prováveis são: Obstruções no respiro da tampa do tanque de combustível; Sujeira no filtro interno do tanque; Obstruções no filtro ou nas passagens internas do registro de combustível (torneirinha);
O conjunto de velas de um motor é o último responsável pela queima de combustível do motor do seu carro. É essa queima que produz uma pequena explosão em série e que faz o motor girar o tempo todo. Por isso um motor de carro também é chamado de motor de explosão ou de combustão interna.
Quais são os sintomas de uma vela que precisa de ser trocada? São os seguintes: o motor fica falhando, apresenta um problema no desempenho, dificuldade na partida, e até excesso de consumo do combustível.
Listamos abaixo alguns dos sintomas de vela em mau estado. O motor fica fraco de repente. Qualquer subida fica difícil e o carro sempre pede marcha mais forte. O motor falha, como se fosse um “sopro”. Isso no caso de uma vela ruim. Mais de uma o motor apaga e tem muita dificuldade de pegar novamente.
Mas as velas trabalham escondidas, longe das vistas do motorista. Além disso, retirar uma vela não é fácil para leigos, embora não seja impossível. Por isso, antes de retirar as velas para uma inspeção, ter atenção a alguns sinais pode ajudar.