Injeção Intramuscular: Injeções Intramusculares depositam a medicação profundamente no tecido muscular, o qual é bastante vascularizado podendo absorver rapidamente. Esta via de administração fornece uma ação sistêmica rápida e absorção de doses relativamente grandes (até 5ml em locais adequados).
Cinco músculos são geralmente selecionados como possíveis locais para administração IM de medicamentos, sendo eles: deltóide, dorsoglúteo, ventroglúteo, vasto lateral e reto lateral.
A administração de medicação intramuscular é uma prática muito importante na assistência à saúde, já que é uma via muito utilizada no serviço de saúde. Podemos compreender que a administração de intramuscular é uma aplicação de medicações no tecido muscular, ou seja por sua via.
A seleção de um calibre depende da viscosidade do líquido a ser injetado. Assim, para medicamentos aquo- sos (vitamina B12, por exemplo), utiliza-se agulhas de calibre 0,7 mm. Para medicamentos do tipo suspensões ou oleosos, como é o caso da maioria dos anticoncep- cionais, utiliza-se agulhas de calibre 0,8 mm.
Não se tem uma definição precisa do volume máximo que pode ser administrado com segurança por essa via parenteral. Para adultos, a única recomendação mais consistente encontrada na literatura limita a no máximo 5 mililitros (ml) o volume a ser aplicado.
25 curiosidades que você vai gostar
Onde se aplica? A injeção intramuscular pode ser aplicada em quatro músculos distintos: o músculo deltóide – que comporta 3 ml – o músculo vasto lateral – que comporta 4 ml – o músculo tensor da fáscia lata – que comporta 5 ml – e o músculo glúteo máximo – que comporta 5 ml.
O volume máximo a ser administrado nesse músculo é de 0,5mL no bebê prematuro; 1,0mL na faixa etária de 0 a 5 anos; 2,0mL de 6 a 12 anos; e 3,0mL no adulto.
Agulha verde: com calibre de 30 x 8mm e 25 x 8mm, é usada em pacientes acima do peso por ser mais grossa para aplicação de soluções medicamentosas por vias intramusculares.
Seringa de 20ml: indicada para aplicação de medicação por via endovenosa; Seringa de 60ml: usada para aplicação de soluções de grande volume e dieta enteral.
A nova Agulha Bd Becton diminui a sensação de dor e o risco de aplicação intramuscular. Ela se destaca como a menor agulha do mercado e pode ser utilizada por todos os tipos físicos, faixas etárias e marcas de canetas.
Não é necessário fazer a prega no caso do glúteo; Inserir a agulha num ângulo de 90º, mantendo a prega. No caso da aplicação da injeção no glúteo, deve-se inserir primeiro a agulha e só depois juntar a seringa; Puxar um pouco o êmbolo, para verificar se existe entrada de sangue na seringa.
As injeções intramusculares são recomendadas para os pacientes não cooperativos ou àqueles que não podem tomar a medicação via oral, e para as medicações que são alteradas pelo suco digestivo.
Conheça um pouco mais sobre algumas das vias de administração de medicamentos que podem ser adotados pelo enfermeiro:Via oral. ... Vias de administração de medicamentos parenterais. ... Via sublingual. ... Via retal. ... Via ocular. ... Via otológica. ... Via cutânea. ... Via transdérmica.
A administração de medicamentos por via oral é a mais utilizada, segura e econômica, além de ser bastante confortável, sem apresentação de dor, por exemplo.
Seringa de 20mL
É graduada de 5,0 em 5,0 mL e cada 5 mL contem 5 traços menores que correspondem a 1,0mL cada.
1 ml: Essa seringa é dividida em 100 partes iguais. Chamamos de unidades internacionais (UI). Ela é indicada para administrar medicamentos por via intradérmica e subcutânea.
As seringas para aplicação de insulina são graduadas em unidades, adequadas à concentração U-100, o que significa que em 1 ml, há 100 unidades (UI) de insulina, concentração disponível no mercado brasileiro.
Agulha tamanho 25X7 é descartável, fabricadas com polímeros especialmente formulados para este fim, montadas em máquinas totalmente automatizadas. O canhão permite conexão perfeita nas seringas de bico slip ou lock, apresentam com código de cores universal.
A agulha com o canhão CINZA ESCURO, é bastante utilizada para a aplicação de soluções intramusculares e endovenosas em adultos. Na cor VERDE, é utilizada para a aplicação de soluções intramusculares, geralmente em adultos.
"Faltou a agulha 30 por 8, mas tem de sobra a 25 por 8, que é a agulha absolutamente indicada também para a aplicação dessa injeção, no caso de Benzetacil", disse Miziara.
A região dorso glútea, apesar de sua extensão e capacidade de absorção de grande volume, a administração não deve exceder a 5ml. Devido a existência de estruturas nervosas e grandes vasos importantes esta via é contraindicada para aplicação de medicamentos irritantes e lesivos.
O volume máximo permitido é de 10 ml do medicamento, porém recomenda-se que seja administrado até 5 ml.
A seguir, sugere-se algumas orientações para qualificar o procedimento: Região ventro-glútea: Os pacientes devem ser posicionados em decúbito dorsal ou lateral, com os joelhos e quadris flexionados. O volume máximo de líquido recomendado para injeção nesta área é de 4 ml.
O músculo deltoide tem como limitações em seu uso, o fato de possuir pouca massa muscular admitindo volume máximo de injeção de 0,5 a 1 ml, além de pequena margem de segurança para lesão dos nervos radial e axilar.
VIA PARENTERAL INDIRETA
Método de administração em que o fármaco é depositado de maneira “paralela” ao TGI e essa deposição nãoseja por meio de uso de injeções. Fármacos podem ser administrados da seguinte maneira: Cutânea, Sprays nasais, Colírios, Inalação, etc.
Como tirar a música que toca quando me ligam Tim?
Como tirar uma nota fiscal avulsa pessoa física?
O que é preciso para emitir a Nfc-e?
Como fazer a liberação do músculo psoas?
O que é uma pessoa que se acha?
O que acontece se eu usar o cheque especial?
Quanto tempo dura o puerpério Ministério da Saúde?
Como conseguir 6 estrelas GTA San Andreas?
O que muda no sindicato com a reforma trabalhista?
Como desbloquear Ssgss Xenoverse 2?
Como funciona a sauna Socalor?
Como extrair o áudio de um vídeo no celular?
Como ficam os shopping na fase vermelha?