2.1 Café Arábica É a espécie mais difundida no Brasil, principalmente no que diz respeito às variedades de café especial, com maior sabor e qualidade.
Atualmente, os grãos de café mais produzidos no Brasil são o arábica e o conilon (ou robusta)”, enfatiza Aureliano Nogueira da Costa, professor do Curso CPT Como Produzir Café Conilon. As variedades de café arábica e café conilon vêm de mutações naturais ou do melhoramento genético.
O Café Arábica é mais adocicado e tem uma maior complexidade de aromas. Por isso, é o líder de mercado e corresponde a 60% da produção mundial. Além disso, ele tem 50% menos cafeína que o Robusta e os cafés gourmet são obrigatoriamente produzidos com variedades dessa espécie.
Os "melhores" cafés são do tipo Arábica, possuem aroma e doçura intensos com muitas variações de acidez, corpo e sabor. Os cafés especiais e gourmet são 100% Arábica. O Arábica tem 50% menos cafeína que o Robusta.
As variedades de café arábica produzem café fino, de aroma e sabor mais apreciados no mundo e alcançam os maiores preços no mercado. As cultivares mais indicadas para plantio: Mundo Novo, Catuaí Amarelo, Catuaí Vermelho, Acaiá e Icatu. São adaptadas a regiões de temperaturas amenas e altitude elevada.
28 curiosidades que você vai gostar
“Neste ano, precisamos colher aproximadamente 130 pés de café para encher uma saca de 60 kg de café cru. Temos 180.000 pés de café na fazenda.
QUAL O TEMPO QUE LEVA DO PLANTIO À COLHEITA? O café Conilon é uma cultura perene, comumente, inicia a colheita 2 anos após o plantio.
Então, lembre-se: quando vir que um café é 100% arábica, lembre-se que ele é um café de altitude, cultivado em terrenos específicos, clima ameno e rico em sabor, acidez e aroma. Quem sabe até algumas notas frutadas, florais ou picantes.
Coado é melhor para a saúde
O café filtrado foi associado a um risco reduzido de 15% de morte por qualquer causa, um risco reduzido de 12% de morte por doenças cardiovasculares nos homens e um risco reduzido de 20% de morte por doenças cardíacas nas mulheres, em comparação com não consumir café.
Existem cerca de 124 espécies de cafés no mundo, mas Coffea arabica e Coffea canephora, essa conhecida como robusta (no Brasil, conilon), são as mais produzidas, representando, em 2019, aproximadamente 70 e 30% da produção nacional, respectivamente.
Economicamente, as duas espécies mais importantes são o Coffea arabica (café Arábica) – que responde por mais de 60% da produção mundial – e o Coffea canephora (café Robusta). Duas outras espécies cultivadas em menor escala são o Coffea liberica (café Libérica) e o Coffea dewevrei (café Excelsa).
Assim, a espécie Arábica hoje é a mais cultivada nas terras brasileiras, representando cerca de 76,4% da produção nacional, enquanto o Café Robusta é responsável por 23,6%.
Localizado na região Sudeste, Minas Gerais é o maior estado produtor de café do Brasil, respondendo por cerca de 50% da produção nacional e sendo, aliás, uma das principais fontes de cafés especiais do país.
MINAS GERAIS: localizado na região Sudeste, Minas Gerais é o maior estado produtor de café do Brasil, responde por cerca de 50% da produção nacional e é uma das principais fontes de cafés especiais do país.
Além disso, devido ao processo que é submetido durante a secagem, a versão solúvel contém menor quantidade e concentração de antioxidantes, excelentes para a imunidade e saúde geral do organismo. Portanto, na dúvida, a melhor opção é escolher o café coado.
Atenção para o consumo! Para desfrutar dos benefícios relacionados à saúde, é preciso ingerir café moderadamente. Conforme o Ministério da Saúde, isso quer dizer até três xícaras por dia.
Como você pode ver, o café solúvel pode ter algumas diferenças de aroma e sabor em relação ao café moído na hora, mas ainda é uma bebida estimulante e saudável se consumido com moderação, menos de 400 mg de cafeína.
O café arábica possui um sabor bem mais puro e suave do que seu primo robusta que, mesmo tendo um custo bem mais baixo, é menos procurado pelos consumidores. Enquanto o arábiac apresenta um sabor naturalmente mais adocicado e um pouco ácido, o robusta tem um amargor bem mais marcante.
Café Arábica
A planta que dá origem a esta variedade do grão é proveniente das montanhas da Etiópia. Sabe-se que a altitude está amplamente relacionada à qualidade do grão produzido; quanto mais alta for a lavoura, maior será a qualidade do grão.
Por se tratarem de duas espécies diferentes de café, é natural que o sabor também seja muito distinto. Assim, enquanto o arábica tem um gosto mais adocicado e ligeiramente ácido, o café robusta é mais marcante e amargo. O mesmo vale para o aroma, muito mais suave no arábica e mais denso e pesado no robusta.
Depois que as sementes são plantadas, a florada acontece normalmente entre os meses de setembro e novembro, e pode repetir-se durante 3 ou 4 vezes nesse período. Essa é a fase mais importante do cafeeiro, pois é quem antecipa a frutificação.
A produção de café da espécie de arábica será de 33,36 milhões de sacas, numa área de 1,51 milhão de hectares e produtividade média de 23,03 sacas por hectare, o que representa uma redução de 28,5% em relação à safra anterior.
2.500 e 3.000 pés de café por hectare.
Ao estabelecermos um ranking em ordem decrescente dos seis principais estados produtores dos Cafés do Brasil em 2020, percebemos que Minas Gerais segue como o maior estado produtor brasileiro com produção estimada em 33,46 milhões de sacas de 60kg, o que representa um aumento de 36,3% em relação a 2019; em segundo ...
Como saber se o cartucho de tinta está cheio?
Como identificar a constelação de Órion no céu?
Como saber se o cooler vai caber no gabinete?
Como é possível formar uma cultura de humanização nos serviços de saúde?
O que é bom para tirar tinta do piso?
Como identificar um ipê amarelo?
Como saber o número do meu celular antigo?
O que fazer para se livrar de uma pessoa chata?
Quais os principais testes para identificar os Staphylococcus?
Como saber se alguém tem energia negativa?
Quais são os sintomas de papiledema?
Como escolher um corte de cabelo curto?
O que o banco avalia para financiamento?