O Potássio está posicionado no quarto período da Tabela Periódica, logo, o seu átomo apresenta quatro níveis, sendo o quarto nível a camada de valência, o que é confirmado por meio de sua distribuição eletrônica.
Eletronegatividade e tipos de ligação
A eletronegatividade do potássio é relativamente muito pequena. Assim, quando ele reage com outros elementos para formar compostos, geralmente existe uma grande diferença de eletronegatividade entre eles, com a conseqüente formação de ligações iônicas.
* Já o potássio possui 19 elétrons, o que dá a seguinte configuração eletrônica no estado fundamental em ordem de camada eletrônica: 2 – 8 – 8 – 1. Portanto, ele tem 1 elétron na camada de valência, mas tende a perder esse elétron para ficar com a camada anterior, que tem oito elétrons, como sua camada de valência.
O elemento químico Potássio possui símbolo atômico K, número atômico 19 (19 prótons e 19 elétrons) e massa atômica 39 u.
Mas qual é a distribuição eletrônica do K? O átomo K possui distribuição eletrônica 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 4 s1.
42 curiosidades que você vai gostar
O número da família sempre indicará a quantidade de elétrons na camada de valência. Esses elétrons estão presentes nos subníveis s e p de acordo com o número da família.
O óxido de potássio, cuja fórmula química é K2O, consiste num composto constituído por oxigénio e potássio usado na maioria das vezes como intermediário na síntese inorgânica. É obtido através da reação entre o potássio metálico e uma pequena quantidade de oxigénio.
A ligação covalente é aquela em que os átomos dos elementos químicos compartilham seus elétrons a fim de ficarem estáveis. A ligação covalente é um tipo de ligação química que ocorre entre átomos de hidrogênio, ametais e semimetais, com a finalidade de ficarem estáveis.
A ligação iônica, também chamada de ligação eletrovalente ou heteropolar, é um tipo de ligação química que ocorre quando o átomo de um metal cede definitivamente um ou mais elétrons para o átomo de um ametal, semimetal ou hidrogênio.
O Potássio é um elemento químico que apresenta a sigla K em decorrência do seu nome em latim, Kalium. Ele está localizado no quarto período da família dos metais alcalinos (IA ou grupo 1) na Tabela Periódica. Por apresentar número atômico igual a 19, possui o 4s1 como subnível mais energético e mais externo.
Potássio: família IA, metal, carga 1+
O Na tem número atômico (Z) = 19 e Massa Atômica (A) = 39, está localizado no grupo 1 ou família 1A e no 4º período da tabela periódica dos elementos químicos, sua distribuição eletrônica é K2 L8 M8 N1.
Para realizar uma distribuição eletrônica em camadas, é necessário:Conhecer o número atômico do átomo que será trabalhado, pois esse número indica o número de elétrons;Respeitar o limite de elétrons de cada camada, como foi descrito acima.Seguir minuciosamente cada uma das regras propostas abaixo:
O átomo K possui raio iônico 1,51 (+1) Å.
Algumas literaturas apontam que o elemento químico de maior raio atômico é o césio (Cs), mas não descartam a possibilidade do frâncio (Fr) possuir um maior raio atômico.
Possui número atômico 19, número de massa 39,10 u.a e símbolo K. Seu símbolo é proveniente do seu nome grego Kalium, que se referia à sua base KOH.
Quais as doenças que a falta de perdão traz?
Porque Alcalinizar a urina com bicarbonato?
O que é área de formação no currículo?
Como mudar o MEI para transporte?
O que significa um homem de valor?
Quanto tempo posso ficar com o creme de hidratação no cabelo?
O que determina o valor das coisas?
O que é o código do banco Caixa?
O que significa desarquivamento do processo?
O que é uma consulta ambulatorial?
Como saber se a isenção do Enem foi aceita 2021?
Que traduziu a Bíblia para o latim?