Este modelo enfatiza o desenvolvimento humano desde o nascimento até ao fim da vida, considerando a interação do indivíduo com o seu meio (afetivo, social, cultural e histórico). Para ele, o processo de desenvolvimento do ser humano é semelhante. ...
A teoria de Erikson foi criada pelo psiquiatra alemão Erik Homburger Erikson no séc. Segundo Erikson, existem oito estágios psicossociais ou oito idades em que ocorre o desenvolvimento. ... Cada estágio ou idade atravessa uma crise entre uma vertente positiva e uma negativa.
Os oito estágios do desenvolvimento humano, segundo Erik Erikson, são os seguintes:
Os legados de Erikson quanto ao desenvolvimento em seu ciclo vital expressam, que: (a) há um sentido desejável e evolutivo em tal processo; (b) tal desenvolvimento acontece na interação entre o ser singular e a comunidade/sociedade humana, havendo aspectos que se originam do próprio ego em formação e outros que emergem ...
Meia-idade (dos 40 anos até cerca de 60): fase da maioridade Sentimento: “generatividade” versus estagnação. Idade da reforma (para além dos 60 anos): fase da maturidade Sentimento: integridade versus desespero.
Vertente positiva - sentimento de confiança relativamente aos outros e ao meio. Vertente negativa - suspeita, medo e insegurança relativamente aos outros e ao meio em geral.
Sigmund Freud, o pai da psicanálise, propôs sua teoria do desenvolvimento psicossexual na infância através de 5 estágios: oral, anal, fálico, latência e genital.
A Teoria do Desenvolvimento Psicossocial foi desenvolvida por Erik Erikson. ... Freud valorizou a infância e Erikson reconhece o grande valor dessa etapa sem desvalorizar as demais como adolescência, idade adulta e velhice; ·Em cada um dos oito estágios o ego passa por uma crise.
O psicanalista e pesquisador do desenvolvimento psicossocial teuto-americano Erik Erikson não somente argumentava que era possível mudanças pessoais como também mapeou esses estágios. Para Erikson, a personalidade se desenvolvia pela resolução de tensões entre várias etapas ao longo da vida.
Qual a importância da Psicologia do Desenvolvimento? Ao estudar e identificar diferentes aspectos das fases da vida, a Psicologia do Desenvolvimento apoia a construção e aperfeiçoamento do indivíduo em cada uma delas.
Em cada etapa, Erikson acreditava que as pessoas experimentam um conflito que serve como um ponto de viragem no desenvolvimento. Na visão de Erikson, estes conflitos estão centrados em desenvolver uma qualidade psicológica ou deixar de desenvolver essa qualidade.
Embora sua teoria tenha sido influenciada pelo trabalho do psicanalista Sigmund Freud, a teoria de Erikson centra no desenvolvimento psicossocial ao invés de desenvolvimento psicossexual. Erik Erikson propôs uma teoria do desenvolvimento psicossocial que abarcou o desenvolvimento por toda a vida útil. Blend Images / Getty Images
Uma grande fraqueza da teoria psicossocial é que os mecanismos exatos de resolução de conflitos e como se desloca de um estágio para o próximo não são bem descritos ou desenvolvidos. A teoria deixa de detalhar exatamente que tipo de experiências são necessárias em cada fase, a fim de resolver com êxito os conflitos e passar para a próxima fase.
Como se dá a formação de uma proteína?
O que deve ter uma alimentação saudável?
Quanto ganha um fiscal de prevenção de perdas no Grupo Mateus?
Qual o prazo para o INSS implantar o benefício concedido?
Qual é o melhor destino para fazer intercâmbio?
Qual a diferença de blend para whisky?
Quanto se perde em 30 minutos de esteira?
O que não pode fazer no dia santo?
São características da gengivite?
Quantas espécies de anfíbios tem no Brasil?
Qual a melhor opção para jantar?
Quem responde pelas dívidas do falecido?