O impulso é propagado pelos átrios através do sistema de Purkinje provocando sua contração. Centésimos de segundos depois, o impulso atinge o nó AV, que retarda o impulso para que os átrios forcem a passagem de sangue para os ventrículos.
Assim como no músculo esquelético, um potencial de ação cardíaco é criado quando um estímulo limiar despolariza a célula abrindo os canais de Na. O rápido influxo de Na extracelular torna a membrana da célula positivamente carregada na superfície interna. Os canais de Na fecham-se rapidamente, e a membrana começa a repolarizar.
Quando ocorre a estimulação das células do miocárdio, há uma descarga de forças elétricas que estavam armazenadas no interior das células cardíacas. As células cardíacas são carregadas ou polarizadas em seu estado de repouso, mas se forem estimuladas, se despolarizam e se contraem.
É importante lembrar que esses impulsos elétricos representam as etapas da estimulação cardíaca, ou seja, fornece informações sobre o coração durante as fases de recuperação e repouso. A atividade elétrica cardíaca é registrada a partir de eletrodos colocados na pele do paciente.
Ambos os músculos cardíacos e esqueléticos são estriados e apresentam as mesmas estruturas básicas como: fibras musculares, miofibrilas, bandas claras e escuras (banda A, I e Z), sarcômeros, filamentos delgados, moléculas de actina e miosina e pontes transversais.
É proibido primo casar com primo?
Qual foi a construção mais cara do mundo?
Qual a principal característica da arte efêmera?
O que acontece se tomar bicarbonato todos os dias?
Porque o 7 é um número perfeito?
O que você entende por relações ecológicas intra específicas e interespecíficas?
O que foi o neocolonialismo na África?
Quando a insalubridade incorpora no salário?
Qual é a principal matéria-prima do queijo?
Quais os objetivos principais e secundários de uma empresa?
Quanto gasta de energia um ar condicionado de 12000 BTUS inverter?
Como era a internet na década de 80?
Quais são os alimentos que dão sono?