O impulso é propagado pelos átrios através do sistema de Purkinje provocando sua contração. Centésimos de segundos depois, o impulso atinge o nó AV, que retarda o impulso para que os átrios forcem a passagem de sangue para os ventrículos.
Assim como no músculo esquelético, um potencial de ação cardíaco é criado quando um estímulo limiar despolariza a célula abrindo os canais de Na. O rápido influxo de Na extracelular torna a membrana da célula positivamente carregada na superfície interna. Os canais de Na fecham-se rapidamente, e a membrana começa a repolarizar.
Quando ocorre a estimulação das células do miocárdio, há uma descarga de forças elétricas que estavam armazenadas no interior das células cardíacas. As células cardíacas são carregadas ou polarizadas em seu estado de repouso, mas se forem estimuladas, se despolarizam e se contraem.
É importante lembrar que esses impulsos elétricos representam as etapas da estimulação cardíaca, ou seja, fornece informações sobre o coração durante as fases de recuperação e repouso. A atividade elétrica cardíaca é registrada a partir de eletrodos colocados na pele do paciente.
Ambos os músculos cardíacos e esqueléticos são estriados e apresentam as mesmas estruturas básicas como: fibras musculares, miofibrilas, bandas claras e escuras (banda A, I e Z), sarcômeros, filamentos delgados, moléculas de actina e miosina e pontes transversais.
Como saber a propriedade da multiplicação?
Como saber a marca da lente do óculos?
Como diagnosticar Enterococcus?
Como saber se é a nova gasolina?
Por que preciso saber meu tipo sanguíneo?
Como saber a tonicidade das palavras?
Como saber a tipologia do texto?
Como respirar melhor após rinoplastia?
Quais são os tipos de incontinência urinária?
Como melhorar o sono dos idosos?
Como estudar o Connected speech?
Como melhorar o tempo nos 10km?
Quanto tempo demora pra passar o trismo?
Quais efeitos colaterais de acetato de leuprorrelina?