“Sustentabilidade econômica é um conjunto de práticas econômicas, financeiras e administrativas que visam o desenvolvimento econômico de um país ou empresa, preservando o meio ambiente e garantindo a manutenção dos recursos naturais para as futuras gerações.”
O desenvolvimento sustentável é o modelo que procura coadunar os aspectos ambiental, econômico e social, buscando um ponto de equilíbrio entre a utilização dos recursos naturais, o crescimento econômico e a equidade social.
Estar em dia com as leis ambientais, inclusive, tem impacto direto na economia nos negócios - ignorar as determinações da área é o caminho mais curto para ter que arcar com multas financeiras e punições sérias devido ao descumprimento. A partir daí, a informação é a principal arma para se combater o problema.
É possível e desejável termos simultaneamente crescimento econômico e preservação ambiental, como sugeriu o Presidente em Davos. Isso, aliás, é a essência da Economia, pois seu papel é equacionar nossas necessidades ilimitadas com a finitude dos recursos.
A concepção de sustentabilidade pressupõe uma relação de equilíbrio com o meio ambiente em sua totalidade o que contribui diretamente com a qualidade de vida da sociedade. Qualquer ação humana deve respeitar os ciclos naturais, o tempo de recomposição dos recursos e seus limites.
O termo sustentabilidade surge do latim sustentare, que tem como significado sustentar, apoiar, cuidar e conservar. Ser sustentável significa empreender ações que sustentem todos os seres vivos e o nosso planeta, de forma que as necessidades de nossa geração e das gerações futuras sejam atendidas e garantidas.
A concepção de sustentabilidade pressupõe uma relação de equilíbrio com o meio ambiente em sua totalidade o que contribui diretamente com a qualidade de vida da sociedade. Qualquer ação humana deve respeitar os ciclos naturais, o tempo de recomposição dos recursos e seus limites.
A sustentabilidade é composta por três pilares fundamentais: ambiental — relacionado ao uso dos recursos naturais; social — diz respeito às condições de vida das pessoas; econômico — envolve a produção, a distribuição e o consumo de bens e serviços.
A economia vem afetando cada vez mais o ecossistema a nossa volta, e isso causa o sacrifício dos recursos naturais, espécies vegetais e animais que antes existiam em abundância, hoje estão ameaçadas de extinção, devido a poluição, invasão de habitats para o crescimento econômico, captura, venda ilegal, exploração ...
O fenômeno da destruição ambiental em curso anda de mãos dadas com a desigualdade social e o fenômeno global da pobreza. As populações pobres são as mais afetadas pela produção destrutiva do atual desenvolvimento capitalista. ... Portanto, o combate à desigualdade social depende também da conservação do meio ambiente.
A relação entre desenvolvimento econômico sustentável e preservação ambiental é o tema da coluna Reflexão Econômica desta semana, com o professor Luciano Nakabashi.
Preservação do meio ambiente e interesses econômicos podem caminhar juntos? Quando se fala em sustentabilidade ambiental, é impossível não falar de economia.
Um dos maiores desafios para aplicar as medidas de sustentabilidade ambiental é encontrar um equilíbrio entre o desenvolvimento econômico e social de um país e a preservação do meio ambiente. Como surgiu a sustentabilidade ambiental?
Especialistas indicam que as áreas de maior atenção à sustentabilidade ambiental no Brasil devem ser: incentivo da adoção de medidas sustentáveis pelas empresas. Veja também o significado de sustentabilidade e conheça outros exemplos de sustentabilidade. Data de atualização: 20. Este conteúdo foi útil?
Com quantas semanas sente o bebe mexer?
Quanto da dois números no euromilhões?
O que faz um psicologo educacional?
Como ficar calmo em qualquer situação?
Como enviar por email un video pesado?
Qual o maximo que um cabelo cresce por mes?
Quanto tempo dura uma pos graduação de direito?
Quanto tempo demora para tirar visto eua?
Como pesquisar por foto no google?
Quanto leite bebe um recem nascido?