Diante do cenário apresentado, ratifica-se que o consumismo se relaciona diretamente com o endividamento, podendo o primeiro ser causa ou ajudar a agravar o segundo. Cabe aos consumidores conhecer e perceber as estratégias que o mercado usa, para assim não ser influenciados por elas.
A má administração das finanças pessoais é uma das principais causas do endividamento das famílias. Quando alguém não sabe muito bem o quanto ganha e o quanto gasta administrar as finanças pessoais passa a ser uma tarefa muito difícil, para não dizer impossível.
O consumismo é a ação de comprar excessivamente e sem necessidade, sendo motivada por impulso ou desejo de comprar. Esse é considerado um comportamento destrutivo que impacta em diversos aspectos da vida cotidiana.
Economize: Economize o quanto puder no dia a dia. Faça comparações e veja se é mais vantajoso fazer refeições dentro ou fora de casa, por exemplo. A mesma economia também deve valer para o consumo de água e luz. A energia elétrica já está mais cara em todo o país.
4 dívidas mais comuns entre os brasileiros
Como resultado percebeu-se que os principais fatores que ocasionam o endividamento destes indivíduos são: baixa renda familiar, sazonalidade de mercado, falta de planejamento financeiro e desemprego.
Quando um indivíduo ou uma família têm dívidas acima da sua capacidade de pagamento, e sua qualidade de vida é fortemente comprometida pelo prejuízo causado em seus recursos financeiros, podemos dizer que ocorre o chamado endividamento de risco.
Quais são as origens dessa tendência consumista? A origem da tendência de compulsão pelo ato de comprar tem suas origens na história da humanidade. ... A alienação é a principal dimensão do consumismo, está na base da compra desvinculada da necessidade e do desconhecimento em relação ao valor de compra e de uso.
Outro fator que contribui para o consumismo é a globalização, já que ela faz com que diferentes produtos sejam facilmente encontrados em todas as partes do mundo. O fácil acesso a muitos produtos também colabora para o estímulo ao consumo desenfreado.
Em economia, o termo consumismo é utilizado para designar as políticas económicas que incentivam o consumo. Numa sociedade consumista, as pessoas são bombardeadas por anúncios, descontos, lançamentos de produtos, ofertas de produtos, entre muitas outras promoções destinadas a incentivar gastos constantes e significativos em bens e serviços.
Neste sentido, o consumismo é amplamente entendido como contribuindo para a destruição dos valores e modos de vida tradicionais, exploração dos consumidores pelas grandes empresas, degradação ambiental e efeitos psicológicos negativos.
Uma das maiores causas disparadas do endividamento das famílias se dá por compras impensadas que não cabem no orçamento. Por isso é importante saber como evitar o consumo principalmente de compras com crediário e cartão de crédito.
Como fazer reservista Digital?
Qual o preço de um alinhamento 3D?
Quem é responsável pela produção de radiação secundária?
Qual o disjuntor para chuveiro 220?
Como saber se o bebê está com ansiedade?
Quais são os absorvente de algodão?
Quanto eu preciso vender para ter lucro?
Quais são as profissões na área da saúde?
Qual a diferença entre morte súbita e infarto?
Como funciona corrida de cavalos Bet365?
Qual é a incerteza de medição?
Como colocar a barrinha do Google na tela?
Como é senhor e senhora em inglês?