Com muita ostentação, luxo e ouro, o estilo artístico barroco foi o ideal para a região mineira, que possuía todos os bens materiais necessários para sua produção. Assim como para a igreja católica, que fez uso do estilo como um mediador entre o mundano e o divino, atuando em defesa da fé cristã.
A arte barroca foi uma arte em essência funcional, prestando-se muito bem aos fins a que foi posta a servir: além de sua função puramente decorativa, facilitava a absorção da doutrina católica e dos costumes tradicionais pelos neófitos, sendo eficiente instrumento pedagógico e catequético.
A relação entre a arte e a religião
O porquê disso? Ambas são formas de se demonstrar a consciência – do que está ao redor e de si mesmo. Além disso, ambas são formas de comunicação. Às vezes, comunicação direta, entre emissor e receptor: a Bíblia e os demais livros sagrados são formas de transmitir mensagens.
A construção de templos ricamente ornamentados e com formas exuberantes contrastava com a simplicidade do estilo renascentista, que reinava até então. Assim, nas igrejas barrocas os altares e os púlpitos eram decorados com extravagância, recobertos por espirais, flores, monstros e anjinhos de cabelos encaracolados.
A Igreja Católica, nesse concílio, definiu que a arte deveria ser utilizada como meio de propagação do catolicismo como verdade cristã absoluta. As expressões artísticas deveriam retratar cenas bíblicas, santos, sacramentos, entre outros.
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Focando, principalmente, na arte sacra, as obras tinham como foco o culto ao sagrado. Toda produção começa a ser controlada pela igreja católica. A arte barroca começa então a se expandir para os países da Europa e do continente americano, onde a igreja já tinha poder.
A Igreja Católica foi a instituição religiosa que mais influência exerceu sobre as artes plásticas, arquitetura e literatura. Na Idade Média, a igreja controlou toda a produção artística e cultural, graças ao forte poder político e econômico que possuía em Roma.
Assim como para a igreja católica, que fez uso do estilo como um mediador entre o mundano e o divino, atuando em defesa da fé cristã. Tanto a arte quanto a religião eram vistos como meios que guiavam o fiel para estados de espírito semelhantes.
Ela mantém os valores da religião retratada, mas não é destinada à realização do culto divino; reflete a vida e a devoção religiosa do artista, particularmente. Sem ela, não há arte sacra. Suas manifestações geralmente estão fora dos lugares de cultos e rituais religiosos.
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