Com muita ostentação, luxo e ouro, o estilo artístico barroco foi o ideal para a região mineira, que possuía todos os bens materiais necessários para sua produção. Assim como para a igreja católica, que fez uso do estilo como um mediador entre o mundano e o divino, atuando em defesa da fé cristã.
A arte barroca foi uma arte em essência funcional, prestando-se muito bem aos fins a que foi posta a servir: além de sua função puramente decorativa, facilitava a absorção da doutrina católica e dos costumes tradicionais pelos neófitos, sendo eficiente instrumento pedagógico e catequético.
A relação entre a arte e a religião
O porquê disso? Ambas são formas de se demonstrar a consciência – do que está ao redor e de si mesmo. Além disso, ambas são formas de comunicação. Às vezes, comunicação direta, entre emissor e receptor: a Bíblia e os demais livros sagrados são formas de transmitir mensagens.
A construção de templos ricamente ornamentados e com formas exuberantes contrastava com a simplicidade do estilo renascentista, que reinava até então. Assim, nas igrejas barrocas os altares e os púlpitos eram decorados com extravagância, recobertos por espirais, flores, monstros e anjinhos de cabelos encaracolados.
A Igreja Católica, nesse concílio, definiu que a arte deveria ser utilizada como meio de propagação do catolicismo como verdade cristã absoluta. As expressões artísticas deveriam retratar cenas bíblicas, santos, sacramentos, entre outros.
26 curiosidades que você vai gostar
Focando, principalmente, na arte sacra, as obras tinham como foco o culto ao sagrado. Toda produção começa a ser controlada pela igreja católica. A arte barroca começa então a se expandir para os países da Europa e do continente americano, onde a igreja já tinha poder.
A Igreja Católica foi a instituição religiosa que mais influência exerceu sobre as artes plásticas, arquitetura e literatura. Na Idade Média, a igreja controlou toda a produção artística e cultural, graças ao forte poder político e econômico que possuía em Roma.
Assim como para a igreja católica, que fez uso do estilo como um mediador entre o mundano e o divino, atuando em defesa da fé cristã. Tanto a arte quanto a religião eram vistos como meios que guiavam o fiel para estados de espírito semelhantes.
Ela mantém os valores da religião retratada, mas não é destinada à realização do culto divino; reflete a vida e a devoção religiosa do artista, particularmente. Sem ela, não há arte sacra. Suas manifestações geralmente estão fora dos lugares de cultos e rituais religiosos.
Como saber o número do cliente da Cemig pelo CPF?
Como formatar apenas uma página do Word?
Como me preparar para mudança de carreira aos 50 anos?
Como mudar a capa do reels depois de postado?
Como formatar a nota de rodapé?
Como se sabe o tempo de decomposição do plástico?
Como mudar de chip e não perder os contatos?
Como descobrir o tamanho da caixa do relógio?
Como era a infância antigamente e como é agora?
Como saber qual é a versão do meu Instagram?
Como saber quantos peixes posso colocar no aquário?
Qual o melhor horário para tomar livial?
Como fazer um sim mudar de cidade?