O ensino com a extensão aponta para a formação contextualizada às agudas questões da sociedade contemporânea. O ensino com a pesquisa aponta para o verdadeiro domínio dos instrumentos nos quais cada profissão se expressa, em seu próprio processo evolutivo.
A Constituição Brasileira, em seu artigo 207, estabelece algo chamado de indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. ... “As universidade gozam de autonomia didático-científica, administrativa e de gestão financeira e patrimonial, e obedecerão ao princípio de indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão."
É uma forma de aplicação dos conhecimentos teóricos, na maioria das vezes, oriundos do pilar estudo e pesquisa e tem caráter educativo além de ter que oferecer retorno para a sociedade. Os projetos de extensão são uma forma de se aperfeiçoar na graduação e se aprofundar em uma área de atuação.
Existem inúmeras possibilidades. O ensino, por sua vez, refere-se à prática em que o aluno desenvolve o seu conhecimento por meio de atividades como monitoria das disciplinas universitárias, por exemplo. A extensão consiste em levar os conhecimentos adquiridos pelos alunos dentro da universidade para a sociedade.
O ensino, pesquisa e extensão forma um tripé obrigatório nas universidades e são indissociáveis através do artigo 207 da Constituição de 1998 (BRASIL, 1998). A tríade além de contribuir para a produção universitária, contempla o papel solidário, social e cultural para com a sociedade (MOITA e ANDRADE, 2005).
Prof. Mario - Considera-se Projeto de Pesquisa aquele que visa a investigação de uma problemática seguindo metodologia científica. Projeto de Extensão aquele que tem como objetivo estabelecer um relacionamento entre a Instituição e a comunidade em que está inserida.
A vivência da pesquisa e extensão dentro da universidade transformam os olhos do estudante para com o direito. Segundo Tayse, “essas dimensões do conhecimento potencializam a construção de um direito mais inter/transdisciplinar, que não seja tão “umbigado”, tão voltado para o seu próprio fim, tão autoalimentado…
A atividade de ensino, como materialização dos objetivos e conteúdos, define uma estrutura interativa em que os objetivos determinam conteúdos, e estes por sua vez concretizam esses mesmos objetivos na planificação e desenvolvimento de atividades educativas.
Já a pesquisa é o processo de materialização do saber a partir da produção de novos conhecimentos baseado de problemas emergentes da prática social. E a extensão pode ser entendido como processo educativo, cultural e científico, de intervenção nos processos sociais e identificação de problemas da sociedade.
Definição Pesquisa, ensino e extensão são atividades distintas. A pesquisa se refere a atividades, assim como o próprio nome diz, de pesquisar. Pode ser uma pesquisa em campo, em jornais ou revistas. Existem inúmeras possibilidades. O ensino, por sua vez, refere-se à prática em que o aluno desenvolve o seu conhecimento por meio de ...
Pesquisa: são ações desenvolvidas com o objetivo de fomentar as atividades de pesquisa dentro das universidades. Geralmente acontecem através da monografia, no Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), ou Iniciação Científica.
E também é um lugar de pesquisa, do ensino da pesquisa e da busca de novos conhecimentos (pesquisa). E além disso é um agente prestador de serviços a comunidade (extensão). Ou seja, proporciona a teoria e a prática. E também uma imersão na realidade, no entorno e na postura mais ativa e crítica.
Como colocar impermeabilizante no reboco?
Qual o melhor produto para clarear manchas escuras na virilha?
Como usar emotes do BTTV na Twitch?
Para que serve a entrada de internet no aparelho da Claro?
Como fazer ligações com operadora Vivo?
Como jogar no PS4 a distância?
Como usar a lixadeira para lixar parede?
Como usar o app autoresponder wa?
Como usar o Google Analytics no Instagram?
Como se trabalha com o Access?