Para que haja interação entre autor e leitor, o primeiro, que detém a palavra, precisa ser informativo, claro e relevante, mapeando claramente as pistas que permitam uma reconstrução do significado e da intenção comunicativa.
- um mecanismo transmissor (de modo geral, uma linguagem, traduzida em estilos), que liga uns a outros”. Isto é, para haver literatura, é preciso haver este trio de elementos: autor-linguagem-leitor. Sem leitor, não há autor, e para que haja leitor, o autor precisa usar uma linguagem que o ligue com o leitor.
A leitura com foco na interação autor-texto-leitor
Nesta concepção, autor e leitor são sujeitos ativos que dialogam, que se constroem e são construídos no texto, que é considerado o próprio lugar da interação e da constituição dos interlocutores (BAKHTIN, 2003; GERALDI, 1993; KOCH & ELIAS, 2006).
Para essa abordagem, o leitor usa a sua competência enquanto leitor e interage com o autor, por meios de técnicas interpretativas, seguindo as “pistas” que o autor sugere ao longo do texto, para que consiga chegar às suas conclusões.
Se considerarmos que o leitor é um agente, que não tem um papel passivo durante o ato de ler, mas que é um sujeito que atribui significado ao texto, que procura as pistas deixadas pelo autor, que busca se aproximar do sentido que este quer dar ao texto, podemos fazer da leitura um lugar onde há reciprocidade.
27 curiosidades que você vai gostar
Deixar a pessoa escolher o rumo de uma história ou direcionar o vídeo de maneira que a informações que ela julgue mais importante sejam oferecidas primeiro, é uma das maneiras de atrair leitores por mais tempo no post. Outras forma é realizar live no Youtube, para interagir com as pessoas e sanar dúvidas.
Estrutura da carta de leitorIntrodução com menção à matéria (texto, reportagem etc.) ... Desenvolvimento com fundamentação da opinião por meio do uso de dados e informações apresentados no texto ao qual se refere;Conclusão retomando a opinião expressa e expressão cortês de despedida;Uso de linguagem formal.
Ter em mente que a leitura é uma troca entre quem escreve e quem lê, pode ajudá-lo(a) a entender melhor os textos que lê. O sentido de um texto, portanto, é construído nesse diálogo, nessa interação autor-leitor. ...
Ler é um processo cognitivo - Após reconhecer os símbolos escritos no texto, precisamos interpretá-los, reunindo-os em grupos, como palavras, frases e parágrafos, e, então interpretar o que querem dizer. Ler é um processo afetivo - A leitura também envolve sentimento e emoção.
Qual o prazo de validade da prótese de silicone?
Qual é o plural de sempre viva?
Quais são os maiores bancos privados do Brasil?
Como se escreve o número ordinal 75?
Como tirar verruga congelando?
O que acontece se eu tomar BCAA e não malhar?
O que fazer quando perder a placa dianteira do veículo?
Quais são as atividades de responsabilidade da equipe de limpeza do hospital?
Quais os tipos de imóveis que existem?
Como fazer bola de barbante para árvore de Natal?
Porque o princípio da autonomia da vontade ou liberdade de contratar não é considerado absoluto?
Como saber se sofri uma lesão?
Quais são os impostos indiretos?
O que significa sentir um vazio no estômago?
O que significa à impedância do som?
É permitida a celebração de PPP que tem como objeto único o fornecimento de mão de obra?