A cultura contemporânea incorporou um sentido exclusivo para o conceito de Educação Física. ... Com o discurso sobre a prática de atividades físicas, o corpo humano adquire uma forma cultural e vem obedecendo um conjunto de valores e comportamentos que refletem metaforicamente um sentido de sobrevivência.
O corpo seria, então, o primeiro e mais natural objeto do homem. ... De acordo com Lopes (1995), a cultura surge na relação homem/natureza. Ela se apresenta como o conjunto de interpretações, apropriações e transformações que o homem realiza junto à natureza. Somos corpo, cultura e natureza, temos essa dualidade em nós.
Hoje a Educação Física é entendida como uma área de conhecimento da Cultura Corporal de movimento e deve cuidar do corpo não como algo mecânico, visando apenas o desenvolvimento do aspecto físico, independentemente dos demais, como era anteriormente, décadas atrás, mas sim na perspectiva de sua relação com os outros ...
A cultura da educação física (EF), esse conjunto de saberes e fazeres, de valores e comportamentos que configuram sentidos e significados vinculados às práticas corporais tematizadas e construídas por essa prática social no âmbito da instituição escolar, em função exatamente da sua radicação social, foi inicialmente ( ...
De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (1), nesta etapa os conteúdos devem envolver práticas como jogos, brincadeiras, danças, conhecimentos sobre o corpo, manifestações ginásticas e jogos de oposição aplicados às lutas.
39 curiosidades que você vai gostar
A cultura corporal de movimento sendo uma prática corporal com seus conteúdos no âmbito escolar, pode contribuir tanto para o desenvolvimento psicomotor como para o desempenho em outras atividades da vida, estimulando sempre, novas habilidades corporais.
O surgimento e ascensão do esporte como um importante fenômeno sociocultural pode ser explicado pelos predicados intrínsecos (lúdicos e agonísticos) presentes nas diversas modalidades esportivas, aliados ao contexto de liberalismo e industrialização da Europa no século XIX, daí espalhando-se para todo o mundo (BETTI, ...
Há conhecimento de que trabalhando recreação as crianças desenvolvem habilidades, agilidade, coordenação, flexibilidade, raciocínio o que é necessário para a criança, pois através dessas capacidades físicas elas mostram o que são capazes de fazer, trabalhando o seu corpo e sua mente.
Ou seja, a importância da Educação Física para a sociedade vai muito além de estética, engloba saúde pública, por isso o educador físico é um profissional da saúde que contribui para o desenvolvimento da qualidade de vida humana. Somos responsáveis por estimular hábitos saudáveis para as pessoas.
Cultura Corporal
A cultura corporal analisa o comportamento dos seres humanos em seus mais diferentes grupos. Ela reúne as práticas relacionadas ao movimento, como danças, jogos, atividades, comportamento sexual e festividades.
A reflexão da cultura corporal incentiva o quanto se pode fazer durante as aulas de Educação Física. O papel deste trabalho, demonstrará os fundamentos, os limites, as leis e possibilidades, que o assunto aborda para os diferentes momentos e ponto de vista.
Nesse ínterim, vale retornar aos conceitos de BETTI (1992) que definiu Cultura Corporal de maneira abrangente, como parte integrante da cultura humana, na qual pertencem tanto os bens materiais como os não materiais relacionados às atividades físicas, produzidos ao longo da história humana.
O corpo humano, mais que um objeto da natureza, é uma construção cultural, embasada nas regras impostas pela sociedade, passando eventualmente por mutações com o passar do tempo, sendo que elas rementem aos códigos de cada cultura dentro dos limites tecnológicos de cada época.
Por ser um agente forte de identificação pessoal e social, a cultura de um povo se caracteriza como um modelo comportamental, integrando segmentos sociais e gerações à medida que o indivíduo se realiza como pessoa e expande suas potencialidades.
A cultura de movimento se envolve com a relação entre o corpo, natureza e cultura, abrangendo as diversas maneiras como o ser humano faz uso do seu corpo, por meio de uma lógica recursiva que permite a compreensão do mundo por meio do corpo em movimento.
A Física permite-nos conhecer as leis gerais da Natureza que regulam o desenvolvimento dos processos que se verificam, tanto no Universo circundante como no Universo em geral. O objetivo da Física consiste em descobrir as leis gerais da Natureza e esclarecer, com base nelas, processos concretos.
A importância da Educação vai além da transmissão de conhecimento teórico das disciplinas curriculares, ela contribui para a formação cidadã dos estudantes e promove a transformação do meio social para o bem comum.
Sociologia e Educação Física, são essas as disciplinas que abordaremos aqui, enquanto áreas do conhecimento, com suas especificidades próprias, mas pensadas num plano multidisciplinar, enquanto constituintes diretamente tanto da formação acadêmica do autor deste texto como da sua prática enquanto professor e ...
A recreação serve também (ou principalmente) para a inclusão dos alunos que gostam de brincar/jogar e por sempre encontrarem obstáculos para participar com outros alunos mais habilidosos que sempre excluem os menos habilidosos que por sua vez acabam perdendo a vontade de participar das aulas assim consequentemente ...
A recreação é uma ferramenta muito importante no desenvolvimento humano: afetivo, cognitivo, motor, lingüístico e moral. Dentro de um contexto social, quando um indivíduo está em recreação significa que está sentindo prazer em realizar alguma coisa.
A recreação é importante não só na infância, mas em todas as fases da vida. Essas atividades devem ser espontâneas, prazerosa. ... A recreação também contribui na formação motora e possibilita expressar sentimentos além de desenvolver também o lado cognitivo. Recreação significa satisfação e alegria naquilo que faz.
Como resultado principal, apontamos a grande relação entre o positivismo e a educação física ao longo da história, e concluímos que essa imbricação, ajudou no atraso histórico nos campos da formação profissional e produção do conhecimento na área.
A EDUCAÇÃO FÍSICA surgiu na Grécia antiga, por volta de 386 a.C. Na época, a disciplina estava incluída na Academia de Platão, considerada a primeira escola de Filosofia do mundo ocidental. ... Historicamente voltada para o ambiente escolar, a EDUCAÇÃO FÍSICA tem hoje um papel muito mais diversificado.
A expressão Educação Física foi criada aproximadamente no séc. ... Com a criação dos chamados Sistemas Nacionais de Ensino, a Ginástica, nome primeiro dado à Educação Física, teve lugar como conteúdo escolar obrigatório apresentando-se neste momento de uma forma bem abrangente naquilo se refere a conteúdos e finalidades.
Cada vez mais o corpo é visto como algo que se revela aberto a mudanças, como um processo vivo, em constante transformação. Um corpo individual, diferenciado, mas permeado pelo meio, por suas experiências em ação com o mundo, em permanente relação.
Como por dois ecras com um portatil e um monitor?
Qual foi a primeira novela da Flávia Alessandra?
Quantos litros de água uma pessoa de 80 kg deve tomar?
O que é flexibilidade para que serve?
Quando Cuba foi expulsa da OEA?
Quanto custa anunciar no Instagram 2022?
Qual a patente de um cadete da AMAN?
Como chama a parte de cima do terno?
O que fazer para o climatizador esfriar mais?
Quanto tempo para um juiz homologar um acordo?
Quanto rende 1 5 milhão na poupança por mês?
Qual é o final Canonico de GTA V?
Quem é o vilão de Thriller Bark?