Ela estabelece, pela primeira vez, a proteção universal dos direitos humanos como respeito à dignidade humana. ... “Respeitar os direitos humanos envolve também garantir o direito das gerações futuras aos recursos naturais e à biodiversidade. Há uma relação indissociável com o conceito de sustentabilidade”, disse.
Os direitos humanos regem o modo como os seres humanos individualmente vivem em sociedade e entre si, bem como sua relação com o Estado e as obrigações que o Estado tem em relação a eles. ... Os indivíduos também têm responsabilidades: usufruindo dos seus direitos humanos, devem respeitar os direitos dos outros.
Os resultados demonstraram que o PIB per capita constitui a variável explanatória com menor impacto sobre a emissão de CO2 per capita, e que o impacto ambiental cresce, essencialmente, em função do desenvolvimento das economias (desenvolvimento econômico, desenvolvimento social e qualidade de vida).
É possível e desejável termos simultaneamente crescimento econômico e preservação ambiental, como sugeriu o Presidente em Davos. Isso, aliás, é a essência da Economia, pois seu papel é equacionar nossas necessidades ilimitadas com a finitude dos recursos.
Em ambas as dimensões dos direitos humanos a educação tem um potencial de enfrentamento privilegiado e a BNCC deve expressar explicitamente este compromisso. A promoção dos direitos humanos tem, pelo menos, duas facetas fundamentais: a promoção da igualdade e o combate a desigualdade.
Esse rol de direitos surgiu a partir de convenções internacionais, como a de Estocolmo, de 1972, a de Meio Ambiente e Desenvolvimento, de 1992, e da Conferência Mundial sobre Direitos Humanos, de 1993.
Esse conceito de desenvolvimento sustentável, embora questionado por muitos especialistas da área ambiental, foi elaborado durante os debates da Comissão Mundial sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, criada pela Assembleia Geral da ONU no ano de 1983.
O desenvolvimento humano é muito mais do que a ascensão ou a queda de rendas nacionais. É criar um ambiente em que os povos podem desenvolver seu potencial pleno e conduzir suas vidas produtivas e criativas de acordo com suas necessidades e interesses. Os povos são a riqueza real das nações.
Trata-se, portanto, de uma perspectiva conservacionista dos elementos da natureza, mas com a preocupação latente de manter a procura pelo atendimento das necessidades básicas de todas as populações do mundo. O debate sobre a questão da sustentabilidade em todo mundo está diretamente ligado à forma com que os diferentes países se desenvolveram.
Muitas vezes, desenvolvimento é confundido com crescimento econômico, que depende do consumo crescente de energia e recursos naturais. Esse tipo de desenvolvimento tende a ser insustentável, pois leva ao esgotamento dos recursos naturais dos quais a humanidade depende.
O que significa encargos financeiros a apropriar?
O que é expectativa de vida e como ela é calculada?
Quando voltam os prazos Tj-sp 2022?
Quais são os 5 dons espirituais?
O que pode ser excesso de gases?
Qual cirurgia fizeram na Ofglen?
O que levar para um intercâmbio de 1 mês?
Pode colocar elemento vazado na divisa?
É possível alguém hackear meu celular?
É livre o movimento de conversão à direita?