A Lei n. 8080/90 “Dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências” (Brasil, 1990, ementa).
A saúde mental é um importante fator que possibilita o ajuste necessário para lidar com as emoções positivas e negativas. Investir em estratégias que possibilitem o equilíbrio das funções mentais é essencial para um convívio social mais saudável.
A atenção em saúde mental deve ser feita dentro de uma rede de cuidados. Estão incluídos nesta rede: a atenção básica, as residências terapêuticas, os ambulatórios, os centros de convivência, os clubes de lazer, entre outros.
Para a Organização Mundial de Saúde (OMS): Saúde mental refere-se a um bem estar no qual o indivíduo desenvolve suas habilidades pessoais, consegue lidar com os estresses da vida, trabalha de forma produtiva e encontra-se apto a dar sua contribuição para sua comunidade.
A Lei 8.080 – ou Lei Orgânica da Saúde – dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes. Foi estabelecida em 19 de setembro de 1990 e instituiu o famoso Sistema Único de Saúde (SUS).
A Lei 8.080/90 dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, bem como a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes. Trata, portanto, não apenas da atenção à doença, como também da garantia de boas condições de vida à população.
Assim, este estudo teve por finalidade abordar o termo ‘saúde mental’ sob a perspectiva de profissionais de saúde da rede de saúde pública. Este estudo objetivou investigar e comparar o conceito de saúde mental para profissionais atuantes em diferentes serviços da rede de saúde pública.
O acompanhamento do comportamento diário de uma pessoa é a melhor forma de conhecer o estado da sua saúde mental. Também há que ter em conta que a saúde mental não é uma dimensão que se possa dissociar da saúde física, tal como nos relembra a famosa expressão latina “mens sana in corpore sano” (uma mente sã num corpo são).
Contextualmente, a maior verdade sobre a saúde mental é a necessidade de superar esses mitos e conceitos errôneos. A falta de conhecimento pode ser muito prejudicial à recuperação do paciente, porque impede a busca de soluções adequadas para minimizar os efeitos do problema.
A saúde mental e a importância dela na vida das pessoas. A saúde mental é um importante fator que possibilita o ajuste necessário para lidar com as emoções positivas e negativas. Investir em estratégias que possibilitem o equilíbrio das funções mentais é essencial para um convívio social mais saudável.
Qual é o segundo esporte mais praticado no mundo?
Qual é o nome Tiago em espanhol?
Como o povo de São Paulo fala?
Quanto ganha um chefe de cozinha na Califórnia?
Como fazer soma é subtração de números binários?
O que acontece se pisar em Júpiter?
O que usar no lugar de pôr fim?
Quando Naruto consegue o modo Kurama?
O que são premissas em um texto?
Qual NR regulamenta o limite para transporte movimentação manual de carga?
Quanto é 40 salários mínimos 2021?
Qual os cantores gospel mais ouvidos?
Qual o aspecto radiográfico de uma reabsorção radicular interna?
Quem são os principais influenciadores digitais de 2020?
Qual vidro colocar na mesa de madeira?
Qual a diferença entre os crimes de prevaricação e condescendência criminosa?
Quais as cores das faixas horizontais?