Considera-se que a atividade física pode influenciar diretamente o desenvolvimento da plasticidade cerebral. A neurogênese é causada pela serotonina liberada durante a atividade física. A maior liberação deste hormônio durante o exercício físico aumenta a proliferação de células precursoras no hipocampo.
Conforme você entenderá abaixo, os benefícios da atividade física para o cérebro são: Ativar áreas cerebrais associadas ao aprendizado, planejamento e memória. Melhorar a perfusão e metabolismo cerebral. Aumentar a liberação de neurotransmissores como serotonina, noradrenalina e dopamina.
Como informamos, a atividade no hipocampo está associada à memória e ao aprendizado. Assim, quando estimulada por meio do exercício físico, essa estrutura do cérebro ajuda a manter o foco, aumentando a capacidade de processar informações e melhorando a memória.
A neuroplasticidade é a capacidade que o cérebro tem de aprender e se reprogramar. Essa competência está presente nas células nervosas e permite que todo o sistema nervoso consiga se adaptar a determinadas situações, como traumas e lesões.
Os pesquisadores descobriram que fazer uma atividade física (mesmo que de curta duração) auxilia as conexões entre neurônios do hipocampo, região cerebral associada ao aprendizado e à memória.
Melhora e deixa mais ativos a memória e o raciocínio. O aumento da capacidade aeróbica tem relação direta com a melhoria das funções cognitivas, contribuindo para a integridade do cérebro e do sistema cardiovascular, o que aperfeiçoa o tempo de reação e a amplitude da memória.
Embora pouco se saiba sobre os diferentes tipos de plasticidade cerebral, acredita-se que os hebreus e os homeostáticos desempenhem papéis diferentes na modificação do cérebro. Os hebreus têm a ver com mudanças que duram muito mais, como o armazenamento de novas memórias.
Assim, no contexto de como o cérebro muda durante a atividade física, foi observado em vários estudos que o exercício físico regular melhora a aprendizagem e a memória.
Dessa forma, no contexto de como o cérebro muda quando fazemos exercícios, foi observado um aumento das células progenitoras e a redução da morte celular, modulando a expressão de macrófagos (células do sistema imunológico que eliminam substâncias estranhas). O exercício físico causa um aumento nos níveis de vários neurotransmissores.
"Não dá para aumentar nossa capacidade cerebral, o que acontece é que com os exercícios você consegue ativar áreas do seu cérebro que deixou de usar por falta de treino", explica Mariuza. NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)
Precisa de diploma para ser designer digital?
Como saber se meu processo já foi julgado?
Quais são as doenças imunodeficiência primária?
Como os indígenas viviam em 1500?
Como perder peso em 1 mês com exercícios físicos?
O que é recurso voluntário tributário?
Quanto tempo demora para sair o nome do Jusbrasil?
Quais são as principais medidas de controle dos riscos ambientais?
O que é uma responsabilidade ética?
Qual parque da Disney tem Marvel?
Qual a melhor planta para cerca viva?
Como baixar replay de partida?
O que fazer quando se toma uma decisão errada?