Considera-se que a atividade física pode influenciar diretamente o desenvolvimento da plasticidade cerebral. A neurogênese é causada pela serotonina liberada durante a atividade física. A maior liberação deste hormônio durante o exercício físico aumenta a proliferação de células precursoras no hipocampo.
Conforme você entenderá abaixo, os benefícios da atividade física para o cérebro são: Ativar áreas cerebrais associadas ao aprendizado, planejamento e memória. Melhorar a perfusão e metabolismo cerebral. Aumentar a liberação de neurotransmissores como serotonina, noradrenalina e dopamina.
Como informamos, a atividade no hipocampo está associada à memória e ao aprendizado. Assim, quando estimulada por meio do exercício físico, essa estrutura do cérebro ajuda a manter o foco, aumentando a capacidade de processar informações e melhorando a memória.
A neuroplasticidade é a capacidade que o cérebro tem de aprender e se reprogramar. Essa competência está presente nas células nervosas e permite que todo o sistema nervoso consiga se adaptar a determinadas situações, como traumas e lesões.
Os pesquisadores descobriram que fazer uma atividade física (mesmo que de curta duração) auxilia as conexões entre neurônios do hipocampo, região cerebral associada ao aprendizado e à memória.
Melhora e deixa mais ativos a memória e o raciocínio. O aumento da capacidade aeróbica tem relação direta com a melhoria das funções cognitivas, contribuindo para a integridade do cérebro e do sistema cardiovascular, o que aperfeiçoa o tempo de reação e a amplitude da memória.
Embora pouco se saiba sobre os diferentes tipos de plasticidade cerebral, acredita-se que os hebreus e os homeostáticos desempenhem papéis diferentes na modificação do cérebro. Os hebreus têm a ver com mudanças que duram muito mais, como o armazenamento de novas memórias.
Assim, no contexto de como o cérebro muda durante a atividade física, foi observado em vários estudos que o exercício físico regular melhora a aprendizagem e a memória.
Dessa forma, no contexto de como o cérebro muda quando fazemos exercícios, foi observado um aumento das células progenitoras e a redução da morte celular, modulando a expressão de macrófagos (células do sistema imunológico que eliminam substâncias estranhas). O exercício físico causa um aumento nos níveis de vários neurotransmissores.
"Não dá para aumentar nossa capacidade cerebral, o que acontece é que com os exercícios você consegue ativar áreas do seu cérebro que deixou de usar por falta de treino", explica Mariuza. NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)
Como saber se o homem pode ter filho ou não?
Como dar baixa no MEI gratuito?
Quem nasceu nos anos 80 e qual geração?
Quanto tempo de caminhada para liberar endorfina?
Quando um herdeiro morre antes da partilha?
Qual é o sinônimo de idolatrada?
O que é guarda compartilhada de filho menor?
Quais as principais aplicações da robótica?
Quanto tempo leva para fazer um curso técnico de Enfermagem?
Por que o carbono pode estabelecer diferentes tipos de ligações?
Qual o país que mais lê livros?
Que tipo de casaco esquenta mais?
Qual a quantidade de sangue na nidação?
Qual melhor horário para tomar anticoagulante?
Quais partes do corpo UZUI perdeu em sua luta com Gyutaro?
É possível advogar em causa própria?