A regra diz que somente os idosos com mais de 60 anos que não tenham renda individual maior do que dois salários mínimos podem obter o cartão do idoso, pois é visto como o público alvo do programa, por ter menos condições de arcar com os custos das passagens.
Caso a idosa ou o idoso ainda não possua o NIS, é possível fazê-lo em um Centro de Referência de Assistência Social (Cras) ou em um posto do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Caso o idoso já tenha o NIS, basta solicitar a carteira em um órgão da assistência social do município ou no próprio Cras.
De acordo com o site do governo federal, a carteira do idoso dá o direito à gratuidade ou pelo menos 50% de desconto em todas as modalidades de transporte, seja por meio ferroviário, rodoviário ou aquaviário.
Se você for mulher com mais de 60 anos ou homem com mais de 65 anos, é preciso apresentar um documento que comprove a sua idade. Pode ser o um RG antigo, Certidão de Nascimento ou Certidão de Nascimento. Para conseguir tirar o RG nessas condições, você deve estar desempregado há pelo menos três meses.
Tal fato tem levado muita gente, principalmente idosos, aos postos do Poupatempo para renovar o RG. Para fazer a “prova de vida” no INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), os aposentados precisam apresentar nos bancos o RG com até dez anos de emissão.
Como saber se estou com dívidas?
Como surgiu o Dia da Juventude?
Como encontrar um homem de valor?
Como tratar as sequelas da chikungunya?
Como saber se estou amando uma pessoa de verdade teste?
Como é dentro de uma casa nos Estados Unidos?
Como saber se meu namorado está me amando?
Como saber se estou com entradas no cabelo?
Como são as manchas do zika vírus?
O que diz as leis brasileiras sobre trabalho escravo?
Como são as linhas das obras de Gustav Klimt?
Como é penalizada a falta no basquete?
Como são as festas juninas na região Centro-oeste?
Como são classificadas as trilhas conforme o grau de dificuldade técnica?
Como fazer link WhatsApp personalizado?
Como mudar a cor do Excel para preto?