A cor é uma propriedade organoléptica percebida pela visão e ditada pelos comprimentos de ondas do espectro eletromagnético. Os olhos, órgãos receptores, são sensíveis à radiação eletromagnética dentro de uma faixa específica, denominada espectro visível.
As três propriedades da cor que nos permitem e ajudam a conseguir o tom exacto mediante as apropriadas misturas são: Tom, Valor e Intensidade.
Cada cor tem três propriedades que a definem: matiz, saturação e brilho.
“Vermelho é a cor do amor; laranja, da energia; amarelo, da alegria; verde, da esperança; azul, da tranquilidade; violeta, da religiosidade; preto, do luto; cinza, da seriedade; branco da paz.
Propriedades físicas específicas:
Existem mais de trinta propriedades específicas da matéria, mas três são as mais usadas na identificação das substâncias, que são: densidade, ponto de fusão, ponto de ebulição.
39 curiosidades que você vai gostar
As propriedades gerais são aquelas comuns a todos os materiais, independentemente da sua composição. São elas: massa, extensão, inércia, impenetrabilidade, divisibilidade, compressibilidade, elasticidade, indestrutibilidade e descontinuidade.
Uma cor vibrante e cheia de energia, o laranja retrata ânimo, atrai consumidores e estimula a criatividade. Assim como o vermelho, é muito ativa, alegre e estimulante, com a vantagem de ser mais agradável aos olhos. A experiência visual da cor laranja reflete calor, excitação, entusiasmo, mudança, expansão e dinamismo.
Azul: credibilidade, frieza, poder, nobreza, segurança. Roxo: criatividade, luxo, realeza, sabedoria, sensualidade. Rosa: delicadeza, feminilidade, inocência, romantismo. Marrom: comprometimento, realismo, seriedade, sofisticação.
Efeito biológico. Você sabia que as cores afetam até mesmo o nosso organismo? Pesquisas apontam que as cores verde e azul suaves fazem com que nosso corpo produza mais substâncias químicas que relaxam e tranquilizam. O vermelho, por outro lado, aumenta nossa frequência cardíaca e estimula a fome.
Nas artes, definimos como cores primárias aquelas que não podem ser obtidas mediante mistura de nenhuma outra cor. Essas cores são o amarelo, o azul e o vermelho.
Harmonia Monocromática
É a harmonia resultante de uma mesma cor da roda das cores. As tonalidades podem mudar, Harmonia Monocrámatica mas todas ficam no mesmo matiz da roda das cores. O esquema ou harmonia monocromática utiliza variações de luminosidade e saturação de uma mesma cor.
Todas as cores que na sua mistura levam azul e verde são chamadas de Cores Frias. Além das cores frias e quentes, também existem as cores neutras. Porém, diferentes das cores quentes e frias, as cores neutras não transmitem sensações de calor ou frio. Isso porque, são cores com pouca incidência de luz.
As cores secundárias, de acordo com a teoria das cores, são formadas a partir da união em proporções iguais de duas cores primárias. Elas são: o laranja, o verde e o roxo (violeta).
O disco de Newton é um experimento muito conhecido da Física. Consiste em um disco colorido com as cores primárias do espectro visível (vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta). Esse disco gira, apresenta grande velocidade e tem como objetivo mostrar a composição da luz branca.
As cores primárias formam a chamada tríade aditiva, porque a soma dessas três cores resulta na luz branca. A tríade aditiva pode ser chamada de sistema RGB (do inglês red, green e blue).
Em 1931, um estudo publicado por Siegfried Katz, do New York State Psychiatric Institute and Hospital, revelou que a cor mais popular entre pessoas com algum tipo de problema mental é a azul.
No geral, o vermelho é a cor do poder. Chama a atenção das pessoas e a mantém, e é por isso que é a cor mais popular para o marketing. Apenas não exagere!
Preto. Apesar de acharem que o preto significa energias negativas, ele traz independência e a tomada de decisão. Além disso, absorve proteção, misticismo e tudo que é oculto, essas são algumas das características que a cor preta reserva para nós.
Significado da cor laranja
Sendo uma cor derivada do vermelho, o laranja tem características muito alegres e estimulantes, acabando por despertar o desejo de ação do usuário. Em relação ao vermelho, o laranja acaba tendo a vantagem de ser mais agradável aos olhos, menos agressivo.
As propriedades físicas são propriedades específicas de determinada matéria. São aquelas que podem ser observadas quando há ação mecânica ou do calor (energia térmica). As propriedades que estudaremos são: Densidade, dureza, ponto de fusão, ponto de ebulição, calor específico, permeabilidade, condutibilidade.
A matéria tem 8 propriedades gerais: inércia, massa, extensão, impenetrabilidade, compressibilidade, elasticidade, divisibilidade e descontinuidade.
→ Propriedades específicas
Como o próprio nome indica, são aquelas específicas para cada matéria, que podem ser usadas para identificar a substância ou o composto que está sendo analisado. Exemplos: densidade, pontos de fusão e ebulição e coeficiente de solubilidade.
As 8 propriedades gerais comuns a todas as matérias, são:massa;extensão;divisibilidade;impenetrabilidade;compressibilidade;elasticidade;descontinuidade;inércia.
O tema “estados físicos” é amplamente conhecido, e a maioria, senão todos, dos alunos que começa seus estudos em Química sabe que os três estados físicos básicos da matéria são sólido, líquido e gasoso.
Como interpretar imagem de satélite?
Como mesclar uma célula no Google Drive?
Como configurar o DPI de uma imagem?
Porque não consigo Mesclar células?
Quais os pilares de uma boa experiência do usuário?
Como mentir com estatística resumo?
Porque não consigo mesclar células no Excel?
Como melhorar o sinal de internet da Oi?
Como baixar o Google Drive para o PC?
Como atualizar cadastro da Oi TV Livre?
Como são compreendidos os defensores e defensoras dos direitos humanos Sua resposta?