Vantagens do vidro fantasia alguns modelos disfarçam riscos; são uma opção para residências populares: custam menos e proporcionam privacidade (sem a necessidade de cortinas); a textura do vidro difunde a luz direta, tornando-a mais suave (especialmente em fachadas).
O vidro insulado é a melhor opção quando se deseja aproveitar ao máximo a luz natural, com bloqueio do calor proveniente da radiação solar. Também proporciona grande conforto acústico, com maior bloqueio do som, o que é ótimo para quem deseja um ambiente fresco, iluminado e com privacidade.
Como já comentado, geralmente o vidro laminado lidera a lista sobre qual vidro é mais caro. O uso popular do produto – graças às suas características exclusiva – é um dos fatores que torna esse tipo de vidro mais caro, além, claramente, da qualidade dos insumos e mão de obra utilizados em sua fabricação.
O vidro temperado é um dos mais utilizados tipos de vidro para janelas, pois é 5x mais forte do que o vidro comum. Quando o vidro se quebra, forma-se pequenos pedaços em grânulos, reduzindo a chance de danos corporais ou materiais.
Geralmente, a porta de vidro é fabricada com vidro temperado, o qual é produzido a partir do vidro comum e submetido a um choque térmico, sendo até cinco vezes mais resistente à quebra por impactos, trações e temperaturas. Por esse motivo, é considerado uma das melhores opções para aplicação em portas.
40 curiosidades que você vai gostar
Portas e janelas
Para janelas são recomendados vidro temperado a partir de 8mm e para portas, assim como divisórias, vitrines e muros, instalados abaixo de 1 metro e 10 centímetros, é indicado pelo menos vidro temperado com 10mm de espessura.
Para ser usado para portas de vidro, ele precisa ser temperado ou laminado. O float temperado, por exemplo, é capaz de suportar pressões de 5.800 a 10.800 kg por cm². Além disso, o vidro também apresenta bom desempenho acústico e térmico quando passa pelos dois processos – do float e da têmpera.
Os mais usados para o banheiro são os de alumínio ou pvc, pois são mais resistentes ao calor e umidade. No caso da sua escolha ser a janela de madeira, certifique-se de que ela está protegida e impermeabilizada. Cores também podem ser usadas na janela de banheiro. Isso garante um espaço mais alegre e moderno.
De acordo com Paulo Roberto Mola, proprietário da Fábrica do Box, os vidros temperados devem ter 8 milímetros de espessura. Já o laminado possui dois vidros de 4 milímetros cada com uma camada plástica entre eles.
Veja abaixo alguns dos principais tipos de vidros para janelas e como eles podem interagir com o ambiente e segurança do usuário:Vidros de segurança em janela. ... Vidro transparente. ... Vidro colorido. ... Vidro fantasia. ... Vidros translúcido em janela. ... Vidro inteligente. ... Vidro de controle solar. ... Vidros de conforto acústico em janela.
Qual a cor de vidro mais caro? Geralmente, o vidro fumê é um pouco mais caro que outros modelos, em tese, 25% mais caro que o vidro comum transparente. É importante destacar que quanto mais tecnologia aplicada, mais custoso será a fabricação de um modelo e, consequentemente, mais caro.
Bronze: essa costuma ser a cor mais cara para box de vidro. A cor deixa o banheiro super elegante, porém não é indicada para qualquer tipo de banheiro.
Geralmente, o vidro laminado costuma ser mais caro que o vidro temperado. Isso acontece devido à sua versatilidade de uso e características singulares do modelo, que fazem com que o vidro laminado seja indicado para compor a maioria das estruturas envidraçadas no segmento da arquitetura e construção civil.
Conforme determinam as normas da ABNT, o vidro para parede de vidro deve ser laminado ou temperado, observando as ressalvas de utilização do vidro temperado em caso de fachadas.
De fato, o vidro espelhado é conhecido por proporcionar privacidade, sendo que quem está fora não enxerga dentro do edifício.
As principais propriedades do vidro temperado em relação ao comum e o que faz muitos optarem por essa alternativa, são suas altas resistência e durabilidade. O vidro temperado é cerca de 5 vezes mais forte que o comum. Além disso, quando se quebra (o que é mais raro), não forma pedaços cortantes como o vidro cristal.
Os mais indicados para boxes são os vidros temperados, laminados ou os temperados com película de segurança.
Espessura dos vidros
A espessura pode ser de 6, 8 e 10 milímetros. Para as janelas, o ideal são vidros de 6 mm. Para as portas, de 8 mm. “Se for dentro de esquadrias de alumínio ou de PVC, se usa vidro temperado ou comum”, explica Osmar Marrafon, dono da Vidraçaria Glassfoz.
O problema pode estar na fabricação do vidro, no armazenamento (das processadoras ou vidraçarias) ou, ainda, na instalação da peça na casa. Um exemplo é quando há fendas ou bolhas no vidro, imperfeições que, dependendo do tamanho e da localização, podem contribuir para a quebra espontânea.
O tamanho da janela de banheiro geralmente é de 0,40 cm, 0,50 cm e 0,60 m, independentemente se for casa ou apartamento. Mas, é possível personalizar a janela do banheiro para deixá-la maior ou menor que o padrão. Em relação à altura da janela de banheiro o mais comum é de 2,10 m com peitoril de 1,60 m.
A janela para banheiro pequeno, por exemplo, deve ser preferencialmente instalada na parte superior da parede, próxima ao teto. Já uma janela para banheiro grande pode ter um tamanho maior e ser instalada na parte central da parede. Dependendo do espaço, ainda é possível ter mais de uma janela no banheiro.
Não há um padrão estabelecido entre os fabricantes, mas as medidas mais encontradas para cada janela são definidas por cada ambiente: Banheiros: 0,60 x 0,60 m; Quartos e salas: 1,20 x 1,20 m; Cozinhas: 0,60 x 0,80 m.
O mais indicado é que, com esquadrias de madeira, os vidros instalados sejam temperados ou laminados, por serem considerados vidros de segurança. O vidro temperado é feito a partir do vidro comum. Ele é aquecido a altíssimas temperaturas e rapidamente resfriado.
Qualidade do vidro
Desse modo, ao optar por colocar uma porta de madeira com vidro na sua casa, priorize modelos que tenham vidro temperado. Esse tipo de vidro é muito mais resistente que o comum e pode ser encaixilhado ou ter furações, permitindo o uso com esquadrias de madeira e roldanas aparentes.
O vidro float, também conhecido como vidro comum, é feito de uma mistura sílica (areia), potássio, alumina, sódio, magnésio e cálcio. Ele pode ser transparente, esverdeado ou fumê, de acordo com a sua necessidade. Além disso, é um dos tipos de vidro para janela mais econômicos entre todos.
Qual a diferença entre título e escritura?
Como fazer um meio de cultura para fungos?
Quem descobriu a célula em 1665?
Quais benefícios uma gestão democrática pode trazer para a formação de cidadãos críticos?
Como fazer um e-mail personalizado de graça?
Como faço para editar uma imagem tirada da internet?
O que faz uma pessoa fica tensa?
Qual o chá que serve para inflamação?
Como pintar por cima de humidades na parede?
Qual a quantidade ideal de limão por dia?
Como cuidar de uma pessoa que quebrou o fêmur?
Quais são as câmaras cardíacas e como estão interconectadas internamente?