A ética, segundo Platão, deve ter por base a idéia da ordem ou da justa proporção que consiste em equilibrar elementos diversos que desemboquem no mesmo fim. Por exemplo, a justa medida entre o prazer e a inteligência, é por meio deste equilíbrio que as ações humanas atingem o bem.
O idealismo platônico consiste, basicamente, em uma distinção entre conhecimento sensível, inferior e enganoso, que seria obtido pelos sentidos do corpo, e conhecimento inteligível, superior e ideal, que acessaria a verdade sobre as coisas.
A principal ideia de Platão envolve a defesa da teoria de um mundo das ideias onde estão os exemplares perfeitos e completos de tudo o que percebemos pelos sentidos.
O objetivo da política, para Platão, é exatamente corrigir essa injustiça. É tornar justo aquilo que é injusto. A concepção política de Platão, segundo Helferich (2006), é basicamente idealista. Ele idealiza uma cidade opulenta e saudável em que cada um atue conforme sua natureza e no momento oportuno.
Para Platão, o homem é a união de alma e corpo, e nunca está pronto, perfeito, havendo, portanto, a possibilidade de mudança. E uma boa educação, pensada cuidadosamente para fazer o homem agir com justiça e equilíbrio, é vista como a possibilidade de desprendimento da alma em relação às paixões do corpo.
37 curiosidades que você vai gostar
O dualismo é um dos elementos fundamentais da metafísica. Já na filosofia dos pré-socráticos o dualismo aparece sob a forma de aparência e realidade. Em Platão, ele se mostra na crença na existência de um mundo ideal, que contém ideias eternas, e de um mundo sensível, onde as coisas estão em constante transformação.
Dualismo é um conceito religioso e filosófico que admite a coexistência de dois princípios necessários, de duas posições ou de duas realidades contrárias entre si, como o espírito e matéria, o corpo e a alma, o bem e o mal, e que estejam um e outro em eterno conflito.
A educação dualista pode ser caracteriza como uma educação que privilegia aqueles que detêm do poder econômico encaminhando-os a uma educação intelectual e que inferioriza aqueles que não possuem tal poder encaminhando-os a uma educação passiva.
É a concepção filosófica e religiosa que compreende a existência de dois princípios ou substâncias que são irredutíveis e que exercem entre si uma recíproca subordinação. Como exemplo tem-se a ideia do bem e do mal, os quais possuem essências distintas, assim como matéria e espírito ou realismo e idealismo.
Como justificar a acentuação de uma palavra?
Como ver meu saldo no Itaú pela internet?
Como saber por quanto comprei uma ação Rico?
Como saber onde o ônibus está?
Como obter um comprovante de quitação com a Justiça Eleitoral?
Como saber onde sombrear um desenho?
Qual a biometria fetal normal?
Onde devemos colocar os extintores em uma empresa?
Como funciona a transferência de conta no LoL?
Como funciona a tabela de frete da ANTT?
Qual a respiração mais forte de Kimetsu no yaiba?
O que é uma tela de cristal líquido?
Como pagar o licenciamento pela internet SP?
Como ocorre o processo de transição demográfica?
Como funciona transferência externa USP?
O que quer dizer transferência interna Pix?
Tem como fazer a transferência de um veículo financiado?