Função. O deltoide movimenta e estabiliza a articulação do ombro. Os movimentos das diferentes porções do deltoide interagem de forma sinérgica ou antagônica, dependendo da porção específica e da posição do úmero. O deltoide é o mais importante abdutor do ombro.
A ação deste músculo permite a elevação lateral do braço, até aos 90 graus. Com fixação também no úmero e na escápula, existem outros quatro músculos que vão, em conjugação com o deltoide, permitir o movimento para a frente e para trás do braço: supra-espinal, sub-espinal, redondo maior e redondo menor.
Devido a sua arquitetura o deltóide atua tanto em movimentos de flexão, quanto de extensão do ombro, bem como na abdução e nos movimentos horizontais, além de estabilizar a articulação em praticamente todos os movimentos. Ademais, ajuda a evitar a luxação inferior da cabeça do úmero (KAPANDJI, 2000).
O deltóide, cobrindo a cabeça do úmero, em conjunto com um conjunto de músculos mais pequenos, formam a proeminência do ombro e impedem que esta articulação se desloque (luxação).
A articulação glenoumeral, ou articulação do ombro, é uma articulação do tipo bola e encaixe. A “bola” é a parte superior e arredondada do úmero e o “encaixe” é a parte da escápula em forma de vasilha, chamada glenoide, onde a bola se encaixa.
22 curiosidades que você vai gostar
Os três ossos que formam a articulação do ombro incluem a clavícula, a escápula (omoplata) e o úmero (o osso longo do braço). O ombro tem duas articulações que trabalham juntas para fazer com que o braço se mova. A articulação acromioclavicular (AC) é uma articulação deslizante formada entre a clavícula e o acrômio.
Articulações do ombroArticulação glenoumeral.Articulação acromioclavicular e esternoclavicular.Articulação subacromial e escapulotorácica.Lesões das articulações do ombro.
Este grupo consiste em 4 músculos: o supraespinhal, o infraespinhal, o redondo menor e o subescapular.
Músculo Subescapular
É plano, grosso e triangular. Está situado na fossa escapular, ele passa pela face anterior da articulação do ombro para se inserir no úmero.
O músculo deltoide é um grande e poderoso músculo da articulação do ombro. Ele é em grande parte responsável por definir a anatomia superficial do ombro. O deltóide possui três porções, cada uma com sua origem própria: porção clavicular (ou anterior): origem no terço lateral da clavícula.
O deltoide é um músculo superficial, com espessura reduzida, tecido estriado e denso, fixado no terço lateral da clavícula; em sua parte mais profunda, atinge o terço superior do úmero e a articulação escapulo-umeral. A vascularização ocorre pela veialartéria axilar, circunflexa posterior e umeral.
A principal ação é a abdução do ombro. O M. deltóide também participa de outros movimentos sendo eles: o Flexão (porção anterior/clavicular) o Abdução (porção medial/acromial) o Extensão (porção posterior/escapular) 6.
Cinco músculos do braço desempenham um papel nesses movimentos: bíceps (bicípite) braquial, braquial, coracobraquial, tríceps (tricípite) braquial e ancôneo. Os três primeiros estão envolvidos principalmente na flexão do antebraço, portanto são chamados de flexores.
O bíceps tem duas funções. Ele auxilia o músculo braquial para realizar a flexão do cotovelo. Curiosamente, ele tem papel secundário nessa função de flexão, sendo o músculo braquial o principal flexor do cotovelo.
O deltóide se situa na região externa do complexo. As inserções de origem correspondem ao terço lateral da clavícula, acrômio e espinha da escápula e se insere na tuberosidade do úmero.
Ele roda a porção superior do braço internamente (rotação medial) e realiza um poderoso movimento de remada (retroversão) quando os braços estão elevados (ex.: em atividades como cortar madeira).
Músculos e movimentos dos membros superioresRedondo maior.Redondo menor.Infraespinhal.Supraespinhal.Serrátil anterior.Subescapular.Levantador da escápula.Romboide maior.
Anatomia dos Músculos – Membro SuperiorMúsculo Peitoral Maior. Origem: Clavícula, manúbrio e corpo do externo; cartilagens costais da 2ª a 6ª e bainha do m. ... Músculo Peitoral Menor. ... Músculo Subescapular. ... Músculo Deltóide. ... Músculo Supraespinal. ... Músculo Infra-espinal. ... Músculo Redondo Menor. ... Músculo Redondo Maior.
Os Membros Superiores
o braço, segmento mais longo que vai da articulação do ombro até o cotovelo; o antebraço, que vai do cotovelo ao punho; e a mão, que consiste no punho, palma, dorso da mão e dedos.
Dos 4 principais músculos do braço, 3 deles são flexores (bíceps braquial, braquial e coracobraquial) e estão no compartimento anterior. O extensor (tríceps braquial) está posterior, juntamente com o músculo ancôneo (auxiliar do tríceps braquial).
São eles: músculo supraespinal, músculo infraespinal, músculo redondo menor e músculo subescapular.
Flexão do ombro
Os músculos responsáveis por este movimento são o peitoral maior (porção clavicular), o deltoide anterior, o coracobraquial, e o bíceps (porção curta). Neste teste, deve-se evitar a hiperextensão da coluna lombar, a abdução do ombro e a elevação da escápula; manter o cotovelo em extensão.
De acordo com o tipo de tecido conectivo entre os ossos, as articulações podem ser classificadas em três tipos básicos: fibrosas, cartilaginosas e sinoviais.
As articulações podem ser definidas como o local de união entre dois ou mais ossos e podem ser classificadas em fibrosas, cartilaginosas e sinoviais.
A articulação do cotovelo é uma articulação sinovial encontrada no membro superior entre o braço e o antebraço. É o ponto de articulação de três ossos: o úmero do braço e o rádio e a ulna do antebraço.