O Firewall do Windows não substitui de forma alguma um bom antivírus, a sua função não é essa, devendo sempre ser usado em conjunto com um bom programa antivírus. Sua função principal é atuar como uma barreira entre o seu computador e a internet ou a rede que esteja conectado.
Clique no botão Iniciar, Painel de controle, Ligações de rede e de internet e em Firewall do Windows. Verifique se Firewall do Windows na guia Geral está definido como Ativado.
O Windows 10 possui um firewall embutido no seu sistema operacional. O software, que ajuda a impedir hackers e alguns tipos de malware de acessarem seu computador pela rede local ou pela Internet, já vem ativado por padrão.
Verificando o Firewall no Windows 10
Ativar ou desativar o Microsoft Defender Firewall
Ele restringe as informações que chegam ao seu computador vindas de outros computadores, permitindo um maior controle sobre os dados no computador e oferecendo uma defesa contra pessoas ou programas (incluindo vírus e vermes) que tentam conectar o seu computador sem permissão.
Basicamente, um bom firewall impede que pessoas e aplicações não autorizadas adentrem, visualizem, roubem ou danifiquem os dados. Ele compara os dados recebidos na rede com o que foi definido como padrão de segurança e faz a liberação ou o bloqueio dos pacotes, conforme o que detectar.
O firewall, por sua vez, é uma combinação de hardware e software utilizada para o controle de acesso em uma rede de computadores. É ele o responsável por bloquear qualquer tentativa de acesso ao seu computador sem a devida autorização.
Desativar o Microsoft Defender Firewall pode tornar seu dispositivo (e rede, se você tiver uma) mais vulnerável a acessos não autorizados. Se houver um aplicativo que você precisa usar que esteja sendo bloqueado, permita que ele funcione através do firewall, em vez de desativar o firewall.
Assim como a metáfora por trás do nome sugere, firewall é uma barreira de proteção que ajuda a bloquear o acesso de conteúdo malicioso, mas sem impedir que os dados que precisam transitar continuem fluindo.
Você não deve usar as informações de porta na visão geral do serviço e nos requisitos de porta de rede para que o Windows configure o Firewall do Windows. Para obter informações sobre como configurar o Firewall do Windows, consulte o Firewall do Windows com Segurança Avançada.
Existem situações em que é necessário desativar o firewall, e há métodos para isso que não envolvem parar ou desativar o serviço. No Windows Server 20 R2, o firewall pode ser desligado utilizando o console Firewall do Windows com Segurança Avançada e comandos netsh.
Passo 1. Digite firewall na busca do Windows 10 e abra o Firewall do Windows; Abra as configurações do firewall do Windows (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Passo 2. Na barra lateral esquerda da janela, clique em Ativar ou Desativar o Firewall do Windows; Janela de configurações do firewall do Windows 10 (Foto: Reprodução/Helito Bijora)
Interromper ou desabilitar esse serviço no Windows Server deixa o servidor em uma configuração não compatível. Isso também pode causar diversos problemas de rede, conforme descrito em Efeitos de interromper ou desativar o serviço de firewall do Windows no Windows Server 2008 e em versões posteriores
Como funciona o Ideb como é avaliada?
Como abrir porta para impressora?
Como tratar dermatofitose em cavalos?
Como adicionar um programa no Kaspersky?
Porque o umbigo do bezerro incha?
Qual o melhor remédio para tratar a candidíase?
É normal ter corrimento com mau cheiro na gravidez?
Como transmitir a tela do celular para o Xbox 360?
Quanto tempo vive uma pessoa com câncer de laringe?
É bom dar aveia para o cavalo?
Quais as características do movimento fauvista?
Como deixar a barba mais lisa e macia?
Quem inventou o piercing no umbigo?