Prometeu (o que olha para o futuro) criou os seres vivos com muito cuidado a partir de argila, e a deusa Atena deu o sopro de vida a estes. Epimeteu (o que olha para o passado) ficou com a responsabilidade de conceder um dom específico a cada animal.
Prometeu era um dos titãs, uma raça gigantesca, que habitou a terra antes do homem. Ele e seu irmão Epimeteu foram incumbidos de fazer o homem e assegurar-lhe, e aos outros animais, todas as faculdades necessárias à sua preservação. Epimeteu encarregou-se da obra e Prometeu de examiná-la, depois de pronta.
Prometeu e Epimeteu são dois irmãos semideuses, primos de Zeus na linhagem dos titãs, a quem as divindades do Olimpo atribuíram a tarefa de criar a humanidade a partir do barro. A criatura altamente contraditória que resultou da encomenda reflete a grandeza e a fraqueza peculiares de cada um dos criadores.
Prometeu representa também um símbolo da luta pela civilização e a cultura, pois diz a lenda que, com o fogo, ele outorgou também à humanidade, as artes e as ciências. A aventura da busca do conhecimento, a matéria-prima da liberdade, imprimiu na mente humana, desde os tempos antigos, um claro sentido de tragédia.
Segundo a lenda, Zeus, o rei dos deuses, ordenou que Prometeu e seu irmão, Epimeteu, criassem os animais e as pessoas. Epimeteu fez primeiro os animais, dando a eles todas as melhores qualidades, como força e velocidade. Ele também os protegeu com pelos e penas. ... Todos os dias uma águia comia o fígado de Prometeu.
30 curiosidades que você vai gostar
Mas esta preferência de Prometeu pela companhia dos homens deixou o enciumado Zeus colérico. A raiva desta divindade cresceu cada vez mais quando ele descobriu que seu pretenso amigo o estava traindo. ... Assim, substituindo Prometeu, Zeus lhe permitiu se tornar mortal e perecer serenamente.
Era preciso impedir que os homens se tornassem demasiado atrevidos. O senhor do Olimpo sabia que só faltava uma coisa para que os filhos de Prometeu dominassem a superfície da Terra: o segredo do fogo. Por isso, proibiu que uma única fagulha fosse colocada nas mãos da humanidade. Mas Prometeu não lhe deu ouvidos.
Análise. Esse mito trata do surgimento da intelectualidade, o que é representado pela busca pelo fogo, que ilumina as pessoas, no sentido de as tornar conscientes ou esclarecidas.
O mito de Prometeu diz que Zeus e o herói tinham opiniões diferentes quando se tratava da raça humana. Para esclarecer, o pai de Zeus, o titã Kronos, tratava a raça humana como igual, atitude que seu filho não concordava. ... Assim, Zeus escolheria qual seria a parte dos deuses e qual seria a parte da humanidade.
Quais são as principais religiões cristãs?
O que acontece se não cuidar da pressão alta?
Como provar que prestei um serviço?
Qual é o papel do aluno na teoria de Vygotsky?
O que é ordem limitada e ordem stop?
Como se calcula o FGTS sobre a rescisão?
Quais as desvantagens do aço carbono?
Quais são os medicamentos do componente estratégico?
O que é melhor FPS alto ou baixo?
Quem foi um dos grandes pioneiros da renovação da dança *?
Quais são os tipos de parecer?
Quais os 4 pilares de uma empresa?
O que é um distúrbio cerebral?
Quais os tipos de placenta acreta?
Quem mora junto tem direito aos bens?
Qual o tamanho de uma caixa padrão?
Que tipo de cinto está na moda?