RESUMO - A obstrução uretral em gatos machos enquadra-se na doença do trato urinário inferior dos felinos, constituindo em um quadro dramático de não emissão da urina, que dependendo de horas obstruído, pode levar o animal ao óbito.
Recomenda-se a permanência da sonda urinária em sistema de cateter fechado por 24 a 48 horas em gatos com elevado grau de dificuldade para desobstrução, presença de intensa hematúria ou quando apresentar fluxo urinário fraco durante a micção.
A obstrução é usualmente causada por mucoproteínas, mas também pode ocorrer em decorrência de urólitos, transtornos funcionais da musculatura e neoplasias. Os felinos obstruídos possuem um processo inflamatório das vias urinárias que é acompanhado da presença de minerais (cristais e/ou cálculos).
Como fatores gerais à formação de urólitos, são conhecidos como predisponentes a origem da espécie felina, sexo e estado reprodutivo, obesidade, formas de manejo incorretas e dieta e para a formação de tampões uretrais estaria associada a desordens como inflamações no trato urinário inferior, que se trata de forma ...
Embora os benefícios à saúde por ter um animal de estimação sejam bastante conhecidos — desde a redução da pressão arterial até menores níveis de estresse — o relacionamento é complexo e ainda não se sabe de que forma os donos e seus animais estão lidando com os longos confinamentos.
Eles contribuem para o desenvolvimento emocional e estimulam a autoestima. Alguns estudo apontam que o vínculo com um animal de estimação melhora a autoestima para abordar as interações sociais, tanto com o resto das crianças quanto com os adultos.
Os factores psicossociais influenciam a fisiologia real do intestino, bem como os sintomas. Por outras palavras, o stresse (ou depressão ou outros factores psicológicos) pode afectar o movimento e as contracções do trato gastrointestinal, causando inflamação ou torná-lo mais susceptível à infecção.
Por isso, por vezes, é difícil tentar curar um intestino angustiado, sem considerar o papel do stresse e da emoção. Dada a proximidade da interacção entre o intestino e o cérebro, é mais fácil perceber porque é que poderemos sentir náuseas antes de fazer uma apresentação ou sentir uma “dor de barriga” durante períodos de stresse.
Dada a proximidade da interacção entre o intestino e o cérebro, é mais fácil perceber porque é que poderemos sentir náuseas antes de fazer uma apresentação ou sentir uma “dor de barriga” durante períodos de stresse. No entanto, isto não significa que as doenças gastrointestinais são imaginadas ou “tudo na sua cabeça”!
Portanto, estômago ou intestinos perturbados podem ser a causa ou o resultado da ansiedade, de stresse, ou de depressão. Isto porque o cérebro e o sistema gastrointestinal estão intimamente ligados – tão intimamente que deve ser visto como um sistema.
Que grupo de animais existe em maior quantidade na Terra?
O que significa taça em Portugal?
O que preciso desenvolver mais?
Pode tomar o chá de hibisco em jejum?
Como o mesmo grupo de seres vivos pode apresentar características tão diferentes?
O que fazer quando o cachorro pega espinho de ouriço?
Quais são as pessoas que podem adquirir DST?
Qual a importância das relações afetivas no desenvolvimento?
Quantos gols Pelé fez em sua carreira?
É possível um ectomorfo ficar gordo?
Qual o conceito de picking por onda?
Qual a disciplina que mais se dedica ao estudo da cultura?
Quais são os três períodos da história do Brasil?
Quais são os 3 tipos de respiração dos anfíbios?
Qual é a diferença entre tontura e vertigem?