1. Branca de Neve e os Sete Anões. Em 1939, Walt Disney aguardava ansiosamente no Hotel Biltmore em Los Angeles um prêmio honorário que a Academia fez questão de lhe dar pelo seu trabalho em Branca de Neve e os Sete Anões, seu primeiro longa-metragem animado.
"Não tínhamos nem ideia do que o jazz podia nos ensinar sobre a vida. Assim como um músico de jazz, podemos transformar qualquer coisa que aconteça em algo de valor e algo de beleza", disse um dos diretores de "Soul", Pete Docter, ao receber o Oscar de melhor filme de animação.
Tin Toy foi o primeiro filme de animação por computador a receber um Oscar, na categoria Melhor Curta-Metragem Animado, em 1989.
Enquanto na década de 1930 a Disney dominou o Oscar de melhor curta-metragem de animação, nos anos 1950 apenas um curta da Disney, Toot, Whistle, Plunk and Boom (1953), venceu o Oscar de melhor curta-metragem de animação.
A categoria de Melhor Animação surgiu no Oscar em 2003, mas foi em 2003 que a primeira animação internacional foi indicada (e venceu) a categoria, sendo ela A Viagem de Chihiro. A vitória serviu para mostrar a potência do Japão neste formato, fazendo o público cobrar mais a presença de animes na premiação.
41 curiosidades que você vai gostar
Catarina Claes — My Next Life as a Villainess: All Routes Lead to Doom! Midori Asakusa — Keep Your Hands Off Eizouken!
O primeiro desenho foi Plane Crazy, de 1928, no qual o personagem contracenava com sua namorada Minnie Mouse. O primeiro desenho com som foi Steamboat Willie, também de 1928.
O Disneyland Park, originalmente Disneyland e comumente referido em português como a Disneylândia, é o primeiro de dois parques temáticos construídos no Disneyland Resort em Anaheim, California, inaugurado em 17 de julho de 1955.
Diferentemente de um longa-metragem, em que o tempo de tela pode facilmente passar de 2 horas, os curtas devem contar uma história (ou fragmentos dela), geralmente em até 15 minutos. Quer aprofundar seus conhecimentos sobre esse tema?