b) O ramo ascendente da alça de Henle, sobretudo a porção espessa, independentemente da ação do ADH, é sempre impermeável à água.
No túbulo proximal ocorre a maior parte da reabsorção de água e sódio, duas substâncias essenciais para o funcionamento do corpo. Estima-se que cerca de 67% a 80% de íons Na+ e água são absorvidos do filtrado nessa etapa. Na alça de Henle e no túbulo distal, substâncias também são reabsorvidas.
O sangue chega ao rim pela artéria renal e entra sob alta pressão nos capilares do glomérulo. Isso força a filtração no glomérulo, com a saída de líquido para a cápsula renal, formando o filtrado glomerular. Esse filtrado contém água, ureia, vitaminas, aminoácidos, ácido úrico, sais, etc.
Alça néfrica (alça de Henle): região onde ocorre a reabsorção de água do filtrado. Essa região possui inúmeros canais formados por proteínas, que tornam o local permeável à água.
Quando a pessoa ingere pouca água e/ou transpira muito, a pressão osmótica do sangue aumenta (aumenta a concentração do plasma); ao reduzir a eliminação de água, o ADH contribui para reduzir a pressão osmótica.
Alça néfrica (alça de Henle): região onde ocorre a reabsorção de água do filtrado. Essa região possui inúmeros canais formados por proteínas, que tornam o local permeável à água.
No túbulo proximal, ocorre a reabsorção de aproximadamente 65% do total filtrado de sódio e água, além de uma alta, porém menor, reabsorção de cloreto. O sódio é altamente reabsorvido neste local, devido à grande capacidade de reabsorção ativa e passiva do sódio.
Fazem parte dos néfrons os seguintes componentes: corpúsculo renal, túbulo contorcido proximal, alça de Henle e túbulo contorcido distal. Finalmente cada túbulo contorcido distal se abre para o interior dos ductos coletores, os quais não são considerados componentes do néfron.
Regulação da reabsorção de água. A reabsorção de água pelos rins está sob controle do hormônio antidiurético, também conhecido pela sigla ADH.
Essa absorção pode ocorrer de modo passivo ou ativo, sendo que as substâncias absorvidas na raiz são redirecionadas para todo o corpo vegetal, nutrindo o caule, folhas, frutos e flores (quando estes estão presentes). A água é essencial para a sobrevivência de todos os seres vivos.
Estas, juntamente com o processo de osmose, representam a maior parte da água absorvida. Entretanto, uma pequena fração do processo de absorção de água ocorre de maneira ativa (com gasto de energia na forma de ATP ), quando a raiz e o solo atingem um potencial hídrico similar.
- A reabsorção de água ocorre no ramo descendente da alça; o ramo ascendente é impermeável à água; - De modo contrário, a reabsorção de Na+ não ocorre no ramo descendente mas 20 a 25% da reabsorção de Na+ ocorre no ramo ascendente. Por isso, o fluido tubular na parte final da alça é sempre hipotônico. c) Túbulo distal e ducto coletor
Qual o valor do dissídio do metalúrgico?
Qual foi o último ano do Fusca?
Quais as formas de compliance?
Qual o papel do mentor espiritual?
Quanto ganha um motorista em portugal?
Qual lado o Brasil ficou na Segunda Guerra Mundial?
Como conquistar um homem de Peixes magoado?
Quais as habilidades manipulativas?
Como funciona consórcio de cirurgia plástica?
Quais figuras tem eixo de simetria?
Quais são os tipos de ação coletiva?
Como se dá a convocação da assembleia geral?
Como ficar resfriado de propósito?
Qual é o primitivo de laranjada?
O que acontece se você fumar 1 cigarro por dia?
Quanto de proteina tem carne vermelha?
Quanto tempo para secar tinta spray automotiva?