Caracterizados pelas letras, temática, danças e ritmos, os folguedos de Alagoas são o ponto alto de nossa cultura. ... Com origem folclórica e religiosa, com traços do catolicismo e marcas de cultos africanos, os folguedos de Alagoas tem manifestações que acontecem durante todo ano, de acordo com o período festivo.
O Auto dos Guerreiros é um folguedo surgido em Alagoas, por volta de 19. É o resultado da fusão de Reisados alagoanos, do antigo e desaparecido Auto do Caboclinhos, da Chegança e dos Pastoris. (Folguedos e Danças de Alagoas - José Maria Tenório Rocha, Maceió - 1984).
Folguedo para resgatar e registrar as manifestações em Alagoas. Bumba Meu Boi, Caboclinhas, Cavalhada, Fandango e Pastoril. De cinco, como exemplo, vinte e nove folguedos catalogados pelo imaginário popular.
Baianas, Cavalhada, Chegança, Fandango, Guerreiro, Maracatu, Marujada, Pastoril, Quilombo, Reisado e Taieiras — "Ao apagar das fogueiras juninas, inicia-se o período de ensaios para os vários folguedos natalinos.
Os Folguedos de Alagoas são, definitivamente, o ponto alto da cultura alagoana. Tanto que o estado tem a maior diversificação em folguedos de todo o país. Caracterizados pelas danças, letras, temática e ritmos, os folguedos simbolizam a mais pura tradição transmitida de geração em geração.
Origem do Bumba meu boi Segundo os historiadores, a manifestação teve origem na cultura dos países da Europa, especialmente da tradição luso-ibérica do século XVI, e foi trazida para o Brasil através de colonizadores portugueses, misturando-se à cultura dos países da África e indígena.
Auto dos Guerreiros
O Auto dos Guerreiros é um folguedo surgido em Alagoas, por volta de 19. É o resultado da fusão de Reisados alagoanos, do antigo e desaparecido Auto do Caboclinhos, da Chegança e dos Pastoris.
Surgiu em Alagoas entre os anos de 19, sendo o resultado da fusão de Reisados alagoanos e do antigo e desaparecido Auto dos Caboclinhos, da Chegança e dos Pastoris. Possui em média 36 personagens entre rei, rainha, mestre, contramestre, palhaço etc.
Manifestações do folclore brasileiro
DESCRIÇÃO DOS PRINCIPAIS FOLGUEDOS E DANÇAS. CABOCLINHAS – Dança cortejo sem enredo ou drama, semelhante aos Baianais e Samba-de-Matuto na qual os personagens trajam-se como nos Reisados e cantam fazendo referência às caboclas, temas do cotidiano e temas de amor, acompanhados por banda-de-pífano.
Com origem folclórica e religiosa, com traços do catolicismo e marcas de cultos africanos, os folguedos de Alagoas tem manifestações que acontecem durante todo ano, de acordo com o período festivo. Conheça algumas das principais manifestações dos folguedos de Alagoas e uma parte significativa de nossa cultura!
Surgiu em Alagoas entre os anos de 19, sendo o resultado da fusão de Reisados alagoanos e do antigo e desaparecido Auto dos Caboclinhos, da Chegança e dos Pastoris. Possui em média 36 personagens entre rei, rainha, mestre, contramestre, palhaço etc.
Este CD é a síntese do verdadeiro objetivo do projeto “FOLCLORE ALAGOANO: FOLGUEDO E DANÇAS” que é o de pesquisar, resgatar, registrar e divulgar as mais legítimas e variadas formas de manifestações populares cantadas e dançadas existentes em Alagoas, preservando seus valores culturais. Guerreiro em Maceió em 1943.
Como falar com um introvertido?
Pode usar óleo de coco e sair no sol?
Quantos puffs de Aerolin por idade?
Como funciona processo administrativo na prefeitura?
Como mandar uma mensagem em código?
Como tirar manchas do rosto com Bepantol e Hipoglós?
Qual é a classificação da palavra não?
O que é bom para curar câncer no estômago?
Qual a altura da viga para laje?
Quantos investidores têm a B3?
Quem pode requisitar o inquérito policial?
Qual é o lugar de origem do budismo?
Quantas pessoas tem o CEA no Brasil 2021?