Erês na Umbanda Na Umbanda, os Erês são da linha de Oxumaré (orixá que representa a cobra arco-íris e é o caminho da felicidade). São vários os nomes dos Erês, como por exemplo, Joãozinho, Aninha, Mariazinha, Zezinho. Quando demonstram alguma relação com um orixá em especial, seu nome leva um complemento.
Os ERES são filhos paridos por Iansã, mas abandonados por ela, que os jogou nas águas. Foram abraçados e criados por Oxum como se fossem seus próprios filhos. Por esse motivo, os ERES passam a ser saudados em rituais específicos de Oxum e, nos grandes sacrifícios dedicados à deusa, também recebem oferendas.
Através da numerologia dos Orixás você é capaz de descobrir qual é o seu guia. E mais, o signo dos Orixás, ou os Odus, podem ser definidos por intermédio da sua data de nascimento. Assim, relaciona-se a ciência dos números com esses signos de matriz africana. Odu significa destino, e também pode ser chamado de caminho.
Ibeji na nação Ketu, nas nações Angola e Congo. É o Orixá Erê, ou seja, o Orixá criança.
Na tradição religiosa, Ibejis são os orixás gêmeos no Candomblé, cujo ritual está ligado especialmente à proteção das crianças; Erês são as entidades-crianças na Umbanda; e Cosme e Damião são santos-gêmeos que teriam sido médicos em suas vidas e cuidado especialmente de crianças.
16 curiosidades que você vai gostar
Ibeji são divindades gêmeas, sendo costumeiramente sincretizadas aos santos gêmeos católicos Cosme e Damião. Por serem gêmeos, são associados ao princípio da dualidade; por serem crianças, são ligados a tudo que se inicia e brota: a nascente de um rio, o nascimento dos seres humanos, o germinar das plantas etc.
O Nascimento dos Ibejis
Os Ibejis são filhos de Iansã e Xangô. Ao dar a luz as crianças, ela os repudiou, os abandonando nas águas de um rio.
São gêmeos e representam as crianças. Na Umbanda, com o sincretismo, cultua-se São Cosme e Damião. No Candomblé, o Erê tem significado diferente do que na Umbanda. Na verdade a própria expressão "Ere" é mais utilizada no Candomblé, já na Umbanda utiliza-se o termo "Ibejada" por serem bem distintos entre as duas linhas.
Erês na Umbanda
Na Umbanda, os Erês são da linha de Oxumaré (orixá que representa a cobra arco-íris e é o caminho da felicidade). São vários os nomes dos Erês, como por exemplo, Joãozinho, Aninha, Mariazinha, Zezinho. Quando demonstram alguma relação com um orixá em especial, seu nome leva um complemento.
O Erê conhece todas as preocupações do iyawo (filho), também, aí chamado de omon-tú ou “criança-nova”. O comportamento do iniciado em estado de “Erê” é mais influenciado por certos aspectos da sua personalidade, que pelo carácter rígido e convencional atribuído ao seu orixá.
Notícias relacionadasÁries (21/03 a 20/04) - Ogum.Touro (21/04 a 20/05) - Oxóssi.Gêmeos (21/05 a 20/06) - Ibejis.Câncer (21/06 a 21/07) - Oxum.Leão (22/07 a 22/08) - XangôVirgem (23/08 a 22/09) - ObaluaiêLibra (23/09 a 22/10) - OxumaréEscorpião (23/10 a 21/11) - Nanã
Para descobrir qual é o seu Odu de Nascimento por meio da numerologia dos Orixás, você precisará somar todos os números da sua data de nascimento, como no exemplo abaixo. Como o número é maior que 16, será preciso reduzi-lo. Então, soma-se 3+7=10. Assim, o Odu de João é OFUN, que é regido por Oxalá.
Orixá de cada signoOgum - Áries (21/3 a 20/4)Oxóssi - Touro (21/4 a 20/5)Ibejis - Gêmeos (21/5 a 20/6)Oxum - Câncer (21/6 a 21/7)Xangô - Leão (22/7 a 22/8)Obaluaiê - Virgem (23/8 a 22/9)Oxumaré - Libra (23/9 a 22/10)Nanã - Escorpião (23/10 a 21/11)
Sob tal aspecto, os erês aparecem como divindades infantis responsáveis pela ligação entre o adorador e seu orixá. Com sua leveza de espírito e espontaneidade, o erê possibilita comunicação indireta entre o orixá e o seu seguidor. Exerce, assim, a função de representante do orixá a ser consultado.
Para incorporar é preciso passar primeiro por um processo de aprendizagem, onde os(as) médiuns aprendem a sentir a energia dos guias e se conectar a eles durante as chamadas “giras de desenvolvimento”, que são restritas às pessoas que trabalham no terreiro.
Exú mirim significa erês, ibejis, crianças que atua na banda da esquerda, que manifesta em terreiro ou tenda de umbanda sagrada, com o intuito de elevação.
Crianças ou Ibejada são espíritos que incorporam em médiuns da Umbanda e de outras religiões afro-brasileiras, trazendo nomes infantis. Caracterizam uma criança na forma de falar, nos gestos, na inocência das brincadeiras, transmitindo muita alegria na maioria das vezes.
A IBEIJADA
Ibeijada é a Legião das Crianças da Umbanda. Ela é liderada pelos santos Cosme e Damião e faz parte da linha dos santos ou linha de Oxalá. O termo Ibejada vem de Ibejis, Orixás gêmeos que foi sincretizado com todos os santos que também são irmãos, Cosme e Damião e Crispin e Crispiniano.
Erê reside no ponto exato entre a consciência da pessoa e a inconsciência do orixá. É por meio do Erê que o Orixá expressa sua vontade, que o noviço aprende as coisas fundamentais do candomblé, como as danças e os ritos específicos de seu Orixá. A palavra erê vem do iorubá, erê, que significa "brincar".
Salve os Erês Força pura, verdadeira, Que reluz no céu azul Traga ao nosso lar a paz E a esperança, Zele por todas as crianças. Doces crianças, oh Erês, representantes de Cosme e Damião, Que vossa santa proteção me sirva de consolo e apoio nas horas difíceis.
Diferentemente do Catolicismo, no Candomblé e na Umbanda, o dia de Cosme e Damião é celebrado apenas em 27 de setembro. A data faz referência à festa dos erês [a criança que existe em cada um] e é marcada, muitas vezes, pela distribuição de doces como forma de homenagear ou cumprir promessas feitas aos irmãos.
Os filhos de Ibeji são pessoas com temperamento infantil, jovialmente inconsequentes; nunca deixam de ter dentro de si a criança que já foram. Costumam ser brincalhões, sorridentes, irrequietos – tudo, enfim, o que se possa associar ao comportamento típico infantil.
Olocum – Wikipédia, a enciclopédia livre.
Sobre Ibeji – A Orixá da felicidade e proteção
Tanto na Umbanda quanto no Candomblé, o Orixá Ibeji é visto como filho da criação de Oxum e, por isso, os rituais dedicados a Oxum são também dedicados ao Ibeji. A principal característica dos gêmeos é o poder de desfazer trabalhos realizados por outros Orixás.
Quando se observa a fartura do "caruru dos meninos", celebrado neste sábado, a gourmandise desse orixá fica evidente. Aos gêmeos protetores da infância oferenda-se caruru e também acarajé, abará, vatapá, xinxim de galinha, farofa, rapadura, cana-de-açúcar...
Como saber se você é possessivo?
Qual a classificação dos pisos?
O que é preciso para ser cliente BB Estilo?
Como saber se o peixe beta está estressado?
O que é um contribuinte individual?
Porque sou mais bonito no espelho?
Como saber se alguém rouba sua energia?
Como preencher o formulário do correio?
Como saber se sou revendedora Natura?
Como preencher uma declaração de casamento?
Como saber se o rosto é redondo ou oval?
Como preencher a ficha médica no celular?
O que é Grupo 1 e Grupo 2 no Loterj de prêmios?
Como se chama a habilitação dos índios?
Como deixar de ser uma pessoa Vitimista?
Como retirar encomenda nos Correios em nome de outra pessoa?
O que é ficha de atividade coletiva?
Como são chamados os trabalhadores que atuam no corte de cana?