O Sol surgiu há cerca de 4,6 bilhões de anos, sendo uma das mais de 100 bilhões de estrelas existentes na Via Láctea. Segundo o Space.com, muitos cientistas acreditam que o Sol e o resto do sistema solar se formaram a partir de uma nuvem rotativa de gás e poeira gigante conhecida como a nebulosa solar.
RIO - Assim como todas as estrelas, o Sol nasceu do colapso gravitacional de parte de uma gigantesca, densa e gelada nuvem molecular de gás e poeira.
Só quando a temperatura dos fragmentos atinge os 2000 a 3000 K se tornam visíveis, merecendo agora o nome de protoestrelas. Uma destas protoestrelas, há cerca de 4650 milhões de anos, veio a dar origem ao nosso Sol.
O sol é formado principalmente por hidrogênio e hélio.
A Via Láctea exibe braços espirais. Sendo Perseu, Sagitário, Centauro e Cygnus os braços principais. O nosso sistema solar está localizado em um braço chamado Orion. O nosso Sol se encontra a 26.000 anos-luz do centro da Via Láctea.
44 curiosidades que você vai gostar
A nossa galáxia foi batizada de Via Láctea por causa do seu aspecto esbranquiçado. Os gregos antigos a chamaram assim porque viam um “caminho de leite” ao observar o céu. Essa aparência leitosa fica mais visível a olho nu em noites de inverno e em locais com pouca poluição luminosa.
A galáxia em que vivemos tem uma forma bem distinta da que se pensava. Cientistas costumavam descrever a Via Láctea como uma espiral plana com cerca de 250 bilhões de estrelas. O Sol e os planetas que orbitam ao seu redor, incluindo a Terra, ocupam um espaço pequeno em um dos braços menores dessa espiral.
Ao contrário da Terra, o Sol não tem uma superfície sólida – é por isso que é impossível “pousar” na estrela, no sentido literal da palavra. Entretanto, sua atmosfera superaquecida é feita de material atrelado à estrela pelas suas imensas forças gravitacional e magnética.
Aí é que está: o Sol não é uma bola de fogo
Bem, o fato é que o Sol não é uma bola de fogo. Na verdade, a luz e o calor que sentimos daqui da Terra nada mais são do que o resultado do gás hidrogênio aquecido a 2 milhões de graus Celsius. A essa temperatura, qualquer coisa libera energia na forma de luz e calor.
Portanto, resumidamente, o Sol gera energia por meio de fusão nuclear do hidrogênio, combinando átomos de hidrogênio para criar hélio e emitir energia. O Sol transforma, em seu núcleo, várias centenas de milhões de toneladas de hélio, a cada segundo.
"Então Josué falou ao Senhor, no dia em que o Senhor entregou os amorreus na mão dos filhos de Israel, e disse na presença de Israel: Sol, detém-se sobre Gibeão, e tu, Lua, sobre o Vale de Aijalom. E o Sol se deteve, e a Lua parou, até que o povo se vingou de seus inimigos.
A principal teoria de formação da Lua é de 1975 e considera que um corpo celeste do tamanho de Marte, chamado Theia, colidiu com a Terra há cerca de 4,5 bilhões de anos, quando nosso planeta ainda estava em formação e era uma grande bola pastosa e quente. Um pedaço do globo terrestre teria se soltado e formado a Lua.
A Energia do Sol provém das reações de fusão nuclear entre átomos de hidrogênio e Hélio. Essas reações ocorrem no núcleo da estrela e a energia gerada é propagada por convecção até a superfície solar.
A Terra se formou a partir de uma grande explosão ocorrida no Sol há cerca de 4,5 bilhões de anos. Com a detonação solar, milhares de rochas se espalharam pelo espaço. Algumas, contudo, foram atraídas pela força gravitacional do Sol e começaram a girar em torno do astro. Uma delas deu origem ao planeta Terra.
Os cientistas assinalam que a densidade média da matéria do nosso Sol supera quase duas vezes a densidade da água. Por isso, se juntar o Sol com um volume de água capaz de cobri-lo, os elementos se conectariam e surgiria uma nova estrela, que corresponderia a 48% de hidrogênio, 14% de hélio e 37% de oxigênio.
Imagina o que acontece lá dentro? O Sol não é uma bola de fogo - é uma bomba de fusão nuclear que está explodindo sem parar há 4,5 bilhões de anos. No núcleo, átomos de hidrogênio se fundem para formar átomos de hélio. No processo, a diferença de massa entre o hidrogênio e o hélio vira energia.
No Sol não há oxigênio e o “fogo” que lá existe é decorrente da elevação da temperatura de toda aquela massa graças aos processos nucleares. O Sol é um grande reator de fusão nuclear.
O telescópio espacial Hubble da Nasa capturou imagens de uma galáxia espiral gigante, a UGC 2885, que pode ser considerada a maior do Universo já descoberta.
A Via Láctea é a galáxia em que se encontra o Sistema Solar e, consequentemente, o planeta Terra. Ela recebeu esse nome (Via Láctea ou estrada do leite) em virtude do seu aspecto esbranquiçado, de aparência leitosa, que pode ser visto em noites de inverno em locais sem nuvens ou poluição.
O nosso Sistema Solar é o único em que há a certeza da existência de vida — na Terra, embora hajam suspeitas de vida em outros locais como Marte e Europa (uma satélite natural do planeta Júpiter). Os planetas do Sistema Solar e a Lua.
A Via Láctea é a galáxia de formato espiral em que o Sistema Solar está localizado. Ela é composta principalmente por estrelas, poeiras e gases.
Porém, estimativas mais modernas e recentes são ainda mais grandiosas: existem no Universo cerca de dois trilhões de galáxias! Isso mesmo. O número 2 seguido de doze zeros.
O que é a analogia na filosofia?
O que é personalidade neurótica?
Que tipo de empresa e o cartório?
Onde Antony da dupla Antony e Gabriel mora?
Quem tem gota pode comer ovo cozido?
Quais os benefícios físicos e psicológicos que o hipismo traz?
Qual melhor PC para minerar Bitcoin?
Como retardar a calvície masculina?
O que acontece se ligar 4 ohms em 8 ohms?
O que cai na prova do Encceja Ensino Fundamental 2021?
O que significa Kabuto em japonês?
O que faz um analista de marketing?
Qual a função do advogado-geral da União?
Quanto tempo durou a segunda guerra mundial?
Qual o objetivo do laudo ergonômico?
Qual operação resolve primeiro na expressão numérica?
Quais são os sintomas de quem está com a taxa de açúcar no sangue alto?