Wassily Wassilyevich Kandinsky, em russo: Василий Кандинский, foi um artista plástico russo, professor da Bauhaus e introdutor da abstração no campo das artes visuais. Apesar da origem russa, adquiriu a nacionalidade alemã em 1928 e a francesa em 1939.
Kandinsky não foi só um dos primeiros pintores abstratos, mas um dos artistas mais importantes de nosso século. Revolucionou a linguagem pictórica calcamdo-a, de início, na representação simplificada dos motivos e, mais tarde, em formas puramente geométricas.
Nesse ponto o artista mostrou sua intenção de ser reconhecido como o inventor do primeiro trabalho abstrato. Não diria que o artista repudiava a representação, mas afirmava que o artista puro seria aquele que conseguisse expressar somente sentimentos interiores e essenciais, ignorando o superficial e o eventual.
Boa parte de sua obra foi inspirada pela música, e ele próprio acreditava que as cores combinadas formavam “acordes visuais”. ... “Nossa capacidade de escutar as cores é tão precisa… As cores são um meio de exercer uma influência direta na alma.
Kandinsky ingressou na escola do pintor Anton Azbè e em 1900 foi admitido na Academia de Belas Artes de Munique e estuda com Franz von Stuck. ... Nessa época, pintou com cores intensas, inspiradas nas decorações das pinturas do folclore bávaro e russo, onde mostrou a influencia do pós-impressionismo.
43 curiosidades que você vai gostar
As obras de Kandinsky são caracterizadas por momentos. Do figurativismo inicial representado principalmente através de paisagens, o pintor passa para um expressionismo já com muitas nuances de abstracção, iniciando-se um percurso cada vez mais longe da arte figurativa.
Integração entre artes visuais e teatro
Da mesma forma como anteriormente apresentado, as artes visuais se inserem nas artes cênicas por meio do apelo visual das produções no tocante a cenários, figurinos e recursos de cenotécnica, como a iluminação, por exemplo.
O que é a arte abstrata:
Na arte abstrata a representação das imagens é distanciada da realidade. Nas obras desse período a forma e a representação da realidade são menos importantes do que a capacidade da obra permitir interpretações diversas em relação a sentimentos e emoções.
Apesar de ter es- crito isso em sua autobiografia, Wa- ssily Kandinsky tornou-se um dos pintores mais influentes do século XX e é considerado hoje o pioneiro do abstracionismo, além de um dos maiores teóricos das vanguardas ar- tísticas do começo do século.