No cinema mudo, havia um pianista nas salas de concerto encarregado de criar estes climas nas cenas, improvisando sobre um repertório próprio conforme sentia as imagens, e que geralmente cumpriam uma função meramente ilustrativa.
Além de moldar o destino da narrativa, a trilha sonora tem seu papel sinestésico. A música, por si só, tem a função de causar emoções e criar memórias afetivas nas pessoas. Desse jeito, somando isso a uma sucessão de imagens, nasce uma poderosa ferramenta capaz de mexer com o espectador em diversos níveis.
Música de produção A primeira biblioteca musical de produção foi criada pela De Wolfe Music em 1927, com o advento do som no cinema, a empresa originalmente marcou músicas para uso em filmes mudos.
O Nascimento de uma Nação
O Nascimento de uma Nação (David Griffith, 1915) é considerado o primeiro filme que utilizou a música como um elemento narrativo coerente e específico para a obra, tendo sido elaborado anteriormente pelo diretor David Griffith e o compositor Joseph Carl Breil.
O conceito de trilha sonora é amplo e, quase sempre, usado equivocadamente em nosso cotidiano. ... Tecnicamente falando, trilha sonora é todo o conjunto de sons de uma peça audiovisual, seja ela um filme, um programa de televisão ou um jogo eletrônico.
Trilha sonora é música que compõe ou alimenta um segundo objeto ou ambiente artístico, com intuito de sublinhar, fortalecer ou afirmar sensações humanas. ... Sem associação direta ou indireta com cerimônias religiosas ou outras artes.
Para alguns profissionais da indústria cinematográfica da época, a música tinha o simples papel de abafar o barulho produzido pelo projetor. Para outros, ela ajudava a contar uma história, ou seja, era indispensável para provocar emoções relacionadas ao enredo apresentado pelo filme.
São propostas seis diferentes classes - emotiva, informativa, descritiva, guia, temporal e retórica -, com suas respectivas categorias e funções: 1.
O conceito de trilha deflagra uma obra musical que é complementar com funções e direções pré-determinadas, que alimentam outra espécie de obra artística, sublinhando passagens e pontos de ênfase cenográfica ou cênica. Mas podemos utilizar uma obra que existe e foi composta para outra ocasião como trilha sonora?
Criou-se com a trilha sonora uma nova escola para a música. Uma escola de aprendizagem voltada a composição, que utiliza dos recursos da composição, mas que se estabelece de forma dependente do que se procura ou se prevê ilustrar. Do que se procura ou prevê sublinhar, destacar.
Compor uma trilha sonora exige que os responsáveis por ela meditem com cuidado sobre seu desenvolvimento e manejem ferramentas e recursos teóricos compatíveis com o trabalho que está sendo empreendido.
Técnicos surgiram; os que já trabalhavam tiveram que reaprender, de acordo com os novos padrões estéticos, o som. No que diz respeito à trilha sonora propriamente dita, ou àquilo que chamamos "música para o cinema", o processo foi dos mais interessantes, que merece ser analisado detalhadamente. No séc.
Como se tornar um bom day trade?
O que falar em um grupo de amigos?
Como tirar catarro do pulmão caseiro?
Como abrir CNPJ sociedade unipessoal de advocacia?
Como instalar uma impressora Brother 7065?
Como vender um imóvel que não tem escritura?
Como faço para registrar uma história?
Como distribuir processo no seeu?
Como usar o artigo 6 em uma redação?
Como regular o queimador do forno?
Pode dormir com açafrão no rosto?
Como regular a temperatura da chocadeira Choc mais top?
Como registrar empresa no cartório?
Como assistir dorama no Kocowa?
Quanto tempo para o Bioestimulador fazer efeito?