Obras de Anita MalfattiA boba (1915-1916) ... O homem amarelo (1915-1916) ... O homem de sete cores (1915-1916) ... A estudante russa (1915) ... O japonês (1915) ... O farol de Monhegan (1915) ... Retrato de Fernanda de Castro (1922)
Anita Malfatti foi uma artista do modernismo brasileiro, estilo de época inaugurado na Semana de Arte Moderna de 1922. Esse movimento realizou uma quebra com a arte tradicional, isto é, a arte acadêmica, com o intuito de criar uma arte independente e nacional.
Entre suas principais obras estão: A boba; Uma rua; As margaridas de Mario; A estudante russa; O homem das sete cores; Nu Cubista; O homem amarelo; entre outros. Após a morte de sua mãe na década de 1940, Anita vai para sua chácara em Diadema onde morou até sua morte em 06 de novembro de 1964.
Anita Malfatti foi a artista precursora do modernismo no Brasil e sua exposição “Pintura Moderna – Anita Malfatti”, realizada em São Paulo entre 12 de dezembro de 1917 e 11 de janeiro de 1918, foi a terceira exposição individual de um artista modernista no país, sendo que a primeira foi a de Lasar Segall, em 1913.
A importância da obra de Anita é fundamental para se compreender o modernismo no Brasil com todas as suas implicações, sua atitude combativa frente às adversidades, de uma lutadora consciente das suas potencialidades, acrescentou expressividade a um movimento que revolucionou a cultura nacional.
27 curiosidades que você vai gostar
A Exposição de Pintura Moderna, de Anita Malfatti, realizada em 1917, exibiu trabalhos produzidos em 1915 e 1916, considerados precursores do modernismo no Brasil, pois as obras apresentam influências do cubismo e do expressionismo.
Sua obra Tropical , foi a primeira pintura moderna de um tema brasileiro. Nela a artista representa uma mulher de cor de pele miscigenada. A figura aparece carregando um cesto de frutas tropicais, mostrando, de certa maneira, a cara do Brasil daquela época.
A criança representa o início do ciclo da vida. *Enchendo a altura da tela encontra-se um jovem que se estica para colher uma fruta, o ponto de foco da pintura. A forma de seu corpo é delineada em preto e os tons brilhantes de sua pele são realçados pelo fundo predominantemente azul e verde.
Características de suas obras
Tarsila conseguiu traduzir em cores vibrantes todas as sombras de um país. Influência do cubismo (uso de formas geométricas). Abordagem de temas sociais, cotidianos e paisagens do Brasil. Estética fora do padrão (influência do surrealismo na fase antropofágica).
O valor da arte no Brasil
A resposta é simples, além de ser um meio de nos expressar a arte está por todos os lugares. Além disso, por meio da arte você pode assistir ao seu filme preferido, ler um livro, apreciar uma obra e assistir á uma peça de teatro.
As artistas mulheres brasileiras do século 19 e início do século 20 foram apagadas da história da arte. ... Foi só após a Semana de Arte Moderna de 1922, com Tarsila do Amaral e Anita Malfatti, que as mulheres foram reconhecidas como importantes para a história cultural do país.
Para Monteiro Lobato, que era o maior opositor às vanguardas europeias, Malfatti estava desperdiçando o seu talento, entregando-se a estrangeirismos deslumbrados e mistificadores. Para alguns essas duras críticas irão definir a carreira da pintora.
São Paulo com Anita Malfatti". A imediata incorporação da pintora recém-chegada pelos jovens modernistas pode ser aferida também pelo destaque a ela concedido na programação da Semana de Arte Moderna: Anita é a maior representação individual na exposição com 12 telas a óleo, oito peças entre gravuras e desenhos.
As artes têm uma grande importância, na vida das pessoas, nas suas mais diversas manifestações, contribuindo para o desenvolvimento de uma personalidade integrada e harmoniosa na sociedade. Daí a pertinência pedagógica em apostar-se seriamente na Arte Educação, na formação das crianças e jovens.
Isso porque o intuito dos artistas era de apresentar uma nova estética pautada na liberdade e na brasilidade. Essas ideias estiveram inspiradas nas vanguardas artísticas europeias. Anita Malfatti foi uma das artistas que expôs seus trabalhos, totalizando 20 telas, na qual se destaca “O Homem Amarelo”.
Anita Malfatti A exposição de Lasar Segall em 1913 não causou polêmica. Afinal, tratava-se do trabalho de um “estrangeiro”, que teria, portanto, o “direito” de apresentar uma arte estranha ao gosto brasileiro.
Paulo, Monteiro Lobato publicava o que seria o início de um mal-entendido entre o autor de Urupês e todo um movimento literário que estava deixando de ser embrionário, o Modernismo. ... Além disso, o autor da crítica ataca também os elogiosos insinceros, aumentando seu número de desafetos.
"O Diário de São Paulo", dez./1917. Em qual das obras abaixo identifica-se o estilo de Anita Malfatti criticado por Monteiro Lobato no artigo?
Tarsila do Amaral (1886 – 1973) é uma das principais pintoras da arte brasileira moderna. Sua enorme importância parte principalmente de sua habilidade em concretizar os ideais modernistas unindo, à brasilidade de suas obras, influências daquilo que estava sendo produzido de mais atual na Europa em sua época.
Tarsila do Amaral foi uma importante artista plástica brasileira do movimento modernista. Junto à Anita Malfatti, ela ficou conhecida como uma das mais importantes pintoras da primeira fase do modernismo. E, ao lado dos escritores Oswald de Andrade e Raul Bopp, Tarsila inaugurou o movimento denominado “Antropofagia”.
O cenário não era dos mais favoráveis, o quadro Operários foi pintado um pouco após a grande crise econômica de 1929, que abalou o mundo. No Brasil, reinava o período da Era Vargas e o quadro é um retrato da industrialização paulistana. Em termos pessoais, Tarsila perdeu parte do seu patrimônio financeiro.
A arte é uma forma de o ser humano expressar suas emoções, sua história e sua cultura através de alguns valores estéticos, como beleza, harmonia, equilíbrio. A arte pode ser representada através de várias formas, em especial na música, na escultura, na pintura, no cinema, na dança, entre outras.
Por meio da arte é também possível conscientizar, fazer protestos e denúncias. ... Desde sempre a arte e a cultura têm esse papel fundamental na produção de conteúdo e conhecimento, como uma inquieta ferramenta política, essencial para a construção de uma sociedade crítica, capaz de dar voz ao povo e suas denúncias.
possibilita a vivência de novas experiências por meio da reflexão; melhora a comunicação entre as pessoas; torna possível a criação de novos laços sociais; estimula a expressão de opiniões e sentimentos.
Como saber se já tenho certificado digital?
Como saber se o cupuaçu está bom para comer?
Como saber se estou com estresse e ansiedade?
O que fazer quando o corpo está intoxicado?
Como a genética influencia no envelhecimento?
Como saber se tenho direito a grana extra do INSS?
O que é bom para passar na gengiva do bebê?
Como saber se tenho direito a Claro Vídeo?
Quais os sintomas quando o dente siso está nascendo?
Como saber se um dente e permanente?
Como saber se eu tenho complexo de Deus?
Como ativar uma linha cancelada da Vivo?
O que é colesterol alto e O que pode causar?
Como saber se o meu colo do útero está afinando?
Como saber a hora de arrancar o dente de leite?
Como saber se eu tenho o dente do siso?
Como identificar se um contrato contém ou não leasing?
Como é feito o terço de Jericó?