Qual a missão do Programa Nacional de Educação Fiscal PNEF )?

Pergunta de Beatriz Santos de Amorim em 27-05-2022
(45 votos)

Missão do PNEF: Contribuir para conscientização do cidadão sobre direitos e deveres, relativos aos tributos e à aplicação dos recursos públicos, incentivando o controle social para o efetivo exercício da cidadania. Conheça melhor o PNEF.

Qual é a missão da Educação Fiscal?

​​A Educação Fiscal é um programa de estado desenvolvido nacionalmente que busca disseminar informações e conceitos sobre a gestão fiscal, favorecendo a compreensão e a intensificação da participação social nos processos de geração, aplicação e fiscalização dos recursos públicos.


Qual o objetivo do Programa Nacional de Educação Fiscal criado pelo governo federal?

O objetivo é reconhecer e valorizar ações empreendedoras que têm foco na função social dos tributos, na qualidade do gasto público e do acompanhamento do retorno dos recursos à sociedade.

Quais são os três eixos da Educação Fiscal?

A Educação Fiscal é um processo de ensino aprendizagem baseado em três eixos – valores, cidadania e cultura fiscal – e que tem como objetivo fomentar uma cidadania participativa e consciente de seus direitos e obrigações.

Qual o dever do cidadão na Educação Fiscal?

Tornar o cidadão comum um cidadão fiscal constitui dever do Estado e um dos grandes compromissos do PNEF. A educação fiscal é condição para o exercício efetivo da cidadania e, mais especificamente, para a “cidadania fiscal”, capacitando o indivíduo para participar e fiscalizar o Estado (controle social).

Webinário: Prêmio Nacional de Educação Fiscal 2022


34 curiosidades que você vai gostar

Qual a importância da Educação Fiscal e segurança pública para o cidadão?

A Educação Fiscal busca conscientizar o cidadão não somente da importância de cumprir as obrigações tributárias, mas também da importância de conhecer como funciona a Administração Pública para poder interferir nas tomadas de decisões da Gestão Pública, principalmente no processo de elaboração do Orçamento Público e ...

Qual é a relação entre Educação Fiscal e cidadania?

A educação fiscal tem com alicerce, educação, cidadania, ética, política, relação do estado e sociedade, e por fim, da relação da administração pública e contribuinte. Por esse motivo, “o Programa, busca promover e institucionalizar a Educação Fiscal para o efetivo exercício da cidadania”.

Quais são os pilares da Educação Fiscal?

A Educação Fiscal tem como foco a formação política para o pleno exercício da cidadania. Nesta direção, a abordagem do PNEF está amparada em 4 pilares: A Educação Fiscal como prática educacional; • A relação Estado, governo e cidadão; • O tributo como valor social; e • O controle democrático do Estado.

Quais os principais tipos de impostos?

São eles: IOF, II, IPI, IRPF, IRPJ, Cofins, PIS / Pasep, CSLL, INSS. Impostos Estaduais: São responsáveis por cerca de 28% das arrecadações do país, sendo eles: ICMS, IPVA, ITCMD. Impostos Municipais: São responsáveis por cerca de 5,5% das arrecadações do país. São eles: IPTU, ISS, ITBI.



Outras questões

Qual o significado do nome zero?

Como são as relações entre as famílias e a escola?

Qual é a metade do número 18?

Quem é o dono do complexo de Israel?

Quem tem epilepsia pode tomar antidepressivo?

Pode tomar chá de Anis-estrelado?

O que aconteceu no ano de 1881 no Brasil?

Quantos dias vai ter 2022?

Quantas vezes pode ser feita a massagem modeladora?

O que é a medicina da dor?

É possível substituir testemunhas previamente arroladas?

Como a política influencia a economia?

O que é manta de subcobertura?

Quando Argentina vai abrir fronteiras?

São características do recurso especial e extraordinário?

Pode-se trabalhar 12 horas por dia?

Qual é o Pokémon raro?

Quantos km a CG Fan 160 faz com 1 litro?

Pode tomar banho com Brinco de zircônia?

Qual é o melhor buscador?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2024 - todasasrespostas.com