Pesquisadores da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) descobriram em Florianópolis a menor flor de orquídea já identificada no mundo, com menos de meio milímetro. A descoberta foi catalogada e publicada na revista científica Systematic Botany, dos Estados Unidos, em fevereiro deste ano.
Em 1976, a Galinsoga Parviflora – a menor flor do mundo – foi trazida do Peru para os Jardins Reais de Kew e se espalhou pela Grã-Bretanha. A flor é conhecida como Picão Branco no Brasil e ganha diferentes nomes ao redor do mundo.
A Barbosella Miersii é conhecida popularmente como micro-orquídea, por conta de seu comprimento que não ultrapassa os 2 milímetros, além disso o tamanho de sua flor corresponde à cabeça de um alfinete – ela é uma das 90 espécies de orquídea identificadas na reserva.
A raiz é verde, as flores são tão pequenas que a dimensão não alcança 0,5 mm e a planta não tem folhas. Estas são algumas características marcantes da exótica Campylocentrum insulare, a orquídea com a menor flor do planeta que foi encontrada em Florianópolis.
Lisianthus. Flores consideradas refinadas, eram exclusividade dos jardim da nobreza real européia. Quando se popularizaram pelo mundo, mantiveram o status de elegância. Suas pétalas são sedosas e lembram a textura da seda, as composições de cores variam do branco ao roxo intenso.
43 curiosidades que você vai gostar
A flor mais rara no mundo é a Middlemist Vermelha, da espécie Middlemist camelia. Como o nome sugere, esta planta possui tons vermelhos exuberantes. A espécie é originária da China, mas foi levada à Grã-Bretanha em 1804.
Lisianthus a flor de quem se entrega ao amor. É uma das flores mais belas e delicadas. São conhecidas por suas belas flores em forma de sinos.
A espécie, originária da Ásia, é a maior do mundo. São dois metros e meio de altura. Aos cinco anos de idade, ela está na primeira florada: tem mais de mil flores. Popularmente conhecida como orquídea tigre, a planta gigante pertence ao Orquidário Nacional do IBAMA.
SÃO PAULO - Após cinco anos, floresceu nesta terça-feira em Brasília a "maior orquídea do mundo", segundo anunciou o Ibama. A orquídea é da espécie Grammatophyllum speciosum, nativa da Malásia. A planta tem 2,5 metros de altura e 19 hastes florais que atingem até 3 metros, de acordo com o Ibama.
Grammatophyllum speciosum
A planta gigante foi gerida por meio do projeto Orquídeas do Brasil e cresceu por cinco anos até chegar aos atuais 2,5m de altura, tornando-se mais grandiosa e fascinante por causa de suas 19 hastes florais, que atingem até três metros, em forma de coroa.
O Epifitismo é um tipo de niilismo. Neste caso, as plantas epífitas (bromélias e orquídeas, por exemplo), buscam suporte no tronco de árvores para se desenvolverem, porém sem retirar nutrientes das árvores.
Supõe-se que a história da cultura das orquídeas tenha começado no extremo oriente, sobretudo no Japão e na China, há cerca de 3.000/4.000 anos. A palavra chinesa para orquídea (lan) já aparece no herbário chinês desde então.
Alamanda. Vale destacar a Alamanda, que é uma trepadeira florífera muito conhecida e utilizada no paisagismo no Brasil. O seu principal destaque é o seu verde vivo e brilhante e as suas flores são vistosas com amarelo-ouro ou roxo.
Kadupul. A flor Kadupul é considerada a mais cara do mundo porque nunca foi comprada e, portanto, não tem preço. Esta pequena planta é na verdade um cacto e só cresce no Sri Lanka.
As flores mais cheirosasRosa. Em primeiro lugar, vamos falar sobre uma das flores mais famosas do mundo: a rosa. ... Lavanda. Em segundo lugar temos a lavanda, ou alfazema. ... Madressilva é uma das flores mais cheirosas. ... Peônias. ... Dama-da-noite. ... Cravo está entre as flores mais cheirosas. ... Álisso.
A rosa é posição líder na seleção das 10 flores mais bonitas do mundo. Trata-se de pequena, de cheiro doce, e tem tudo que é necessário para ser a de maior beleza. E não seria errado dizer que a rosa é sinônimo de beleza e amor. Este arbusto perene arborizado pertence ao gênero Rosa.
A Gastrodia agnicellus —chamada de “a orquídea mais feia do mundo” — é uma das novas plantas e fungos descritas neste ano, anunciaram pesquisadores do Jardim Botânico Real de Kew (RBG Kew, na sigla em inglês), no Reino Unido.
Welwitschia mirabilis: A planta mais resistente do mundo.
Raízes. As orquídeas não apresentam raízes primárias, que são raízes centrais principais de onde brotam outras raízes secundárias, mas apenas as raízes secundárias as quais brotam diretamente do caule e ocasionalmente de outras raízes.
Orquídea deriva da palavra grega órkhis que significa "em forma de testículos". Esta denominação foi atribuída por Theophrastus, filósofo grego que verificou a semelhança das raízes de algumas orquídeas com testículos humanos.
Epifitismo é o hábito de vida de alguns vegetais que crescem sobre a superfície de um outro ser vivo (quase sempre de uma planta), absorvendo nutrientes e água provenientes do ar e da chuva ou de resíduos orgânicos que sedimentem ao seu redor.
Um exemplo de mutualismo obrigatório são os liquens, uma associação entre algas e fungos. Enquanto as algas realizam a fotossíntese, os fungos garantem a umidade e a proteção necessária. Outro exemplo são as micorrizas, uma associação entre fungos e raízes de plantas.
Inquilinismo também pode ser definido como um caso específico do comensalismo. Um usa o outro como moradia, no caso das plantas é chamado de Epifitismo, nesta relação a planta usa uma outra planta como suporte.
Como instalar Disney Plus na Smart TV Philips?
O que é hemorragia intracraniana?
Como a água pode alterar o relevo de uma área?
Como identificar um rompimento falso?
Por que o Rio Nilo estava relacionado à religião no Egito antigo?
Como identificar uma válvula direcional?
Como se identifica um contrato por adesão?
Como o risco de crédito é controlado na atividade bancária?
Qual versão do AutoCAD é compatível com Windows 10?
Como descobrir vazamento no ar condicionado?
Qual é o papel do psicólogo dentro de uma escola?
O que mostra o espectro de massas?
Como o risco de crédito é controlado?
Como o processo de imigração influência no crescimento populacional de um lugar?