O processo MIG/MAG é conhecido na indústria devido a sua maior produtividade. No caso de soldas de funilaria, porém, o maior benefício é a versatilidade de poder soldar em todas as posições de soldagem. Um outro benefício é que MIG/MAG pode soldar chapas finas e também as de maior espessura (0,5mm e acima).
Utiliza-se comumente o consumível arame para arco submerso EM12K com um fluxo neutro, porém quando solicitado com o alivio de tensões e associado com chapas grossas onde os tempos de patamar são prolongados, é necessário o emprego do arame EM13K, da mesma forma utiliza-se o eletrodo E 7018-G que deposita um pouco mais ...
MIG/MAG Na funilaria, o equipamento mais recomendado é MIG/MAG com arame sólido, pois proporciona maior estabilidade, principalmente em chapas finas.
Os três processos mais utilizados para a soldagem dos aços inoxidáveis são: SMAW [ER], GTAW [TIG] e GMAW [MIGMAG], embora vários outros sejam utilizados, por ex: arco submerso, plasma, laser. O processo com eletrodo revestido é utilizado em serviços em geral, particularmente no campo e em diferentes posições.
Em soldagem de chapas de aço, devemos mencionar um processo similar, o TIG. É também uma soldadura de gás inerte, mas neste caso apenas com gases inertes e com um eléctrodo não consumível. Como gases protetores, hélio e argônio são normalmente usados. Às vezes misturas com hidrogênio ou nitrogênio são usadas.
A capacidade de soldar em baixa corrente e, portanto, entrada de pouco calor, mais a capacidade de adicionar o arame de adição necessária tornam essa técnica ideal para materiais finos, com a raiz correndo em um dos lados da soldagem de chapa e tubo, mais grossa. O processo é facilmente mecanizado.
Alguns soldadores recomendam que você tome um copo de leite ou um suplemento de cálcio antes de soldar o aço galvanizado, pois o cálcio pode ajudar a neutralizar os vapores de zinco inalados acidentalmente. Use um exaustor ou instale um ventilador diretamente ao lado do seu local de soldagem.
Você pode usar um eletrodo de solda de qualquer tamanho, desde que funcione com a sua máquina de solda. Lembre-se de que um eletrodo maior irá soldar uma área maior que um menor. Você não precisará de ferramentas ou materiais exclusivos ou específicos para o aço galvanizado.