Melhores Luminárias de Mesa em 2021
Startec Viking B | Melhor Luminária de Mesa |
---|---|
Multilaser AC272 | Melhor Custo-Benefício |
Taschibra | Luminária de Mesa Tradicional |
Techled Garra | Melhor Luminária de Mesa Articulável |
Lotus JQ-1975 | Luminária de Mesa Sem Fio |
Um ambiente de leitura mal iluminado provoca maior esforço e cansaço. Assim, uma luminária específica, na mesa de estudo, é a mais indicada. Mas é preciso cuidado, porque a iluminação não deve ofuscar nem provocar sombras.
A luz fria, que fornece tons azulados ou brancos, tem uma potência que varia entre 4.000k e 5.000k e está mais próxima da luz solar ou natural. Por isso, a luz fria é mais conveniente para estudar ou ler, pois produz maior bem-estar corporal.
Para leitura, o ideal é encontrar o equilíbrio entre o mais claro e mais escuro. Além disso, devemos observar a temperatura de cor. As lâmpadas mais amareladas ou luz quente são indicadas para ambientes de relaxamento e descanso. Já as luzes brancas ou frias são ótimas para concentração, facilitando a leitura.
Se você prefere uma iluminação que sirva pra deixar o ambiente aconchegante, a amarela é a melhor opção. Outra vantagem das lâmpadas LED é que elas são ecológicas. Isso porque elas não são fabricadas com metais pesados e, por isso, podem ser recicladas depois que param de funcionar.
Portanto, se você está tentando iluminar um espaço grande, use uma lâmpada com um número de lúmens elevado (acima de 1000). Uma luminária pequena não exige uma lâmpada com um número elevado de lúmens. Quanto mais lúmens, mais próxima da luz natural do sol é a aparência da luz da lâmpada.
Para posicionar uma luminária sozinha, não tem muito segredo. Basta centralizá-la com o móvel sobre o qual ela fica. Se não existir um móvel, ela fica então centralizada no ambiente. Só é preciso que exista alguma referência que coincida com a posição do pendente.
"As lâmpadas halógenas são de 20% a 60 % mais eficientes que as incandescentes, com uma vida útil por volta de 5.000 horas", diz o engenheiro eletricista. Fluorescente: Com uma eficiência 80% maior que a da lâmpada incandescente, essa opção é uma escolha certa para quem quer economizar.
Melhor tipo de lâmpada para leitura As lâmpadas ideais para as luminárias de leitura são as de LED e as fluorescentes. Se para você o momento de leitura é relaxante, opte pela luz amarela, que relaxa e não cansa os olhos. Já a luz branca é mais recomendada para um espaço de leitura que exija mais concentração e foco.
Planeje a iluminação de acordo com a disposição dos funcionários e dos móveis dentro da sala. Uma dica é evitar trabalhar sob iluminação direta de lâmpadas no teto – a energia da luz muito incisiva pode gerar estresse, tensão, calor e atrapalhar o funcionário a desempenhar suas tarefas com calma e eficiência.
Um dos detalhes mais importantes para fazer com que o ambiente seja aconchegante e agradável é a iluminação. A maneira como ela é projetada no escritório pode definir inclusive a sua produtividade. Por isso, a Hometeka reuniu 5 aspectos importantes a serem considerados na hora da escolha da iluminação para seu ambiente de trabalho.
O objetivo é iluminar o ambiente de maneira uniforme, sem criar contrastes indevidos, brilhos exagerados ou sombras. Para isso, uma boa dica é utilizar lâmpadas de LEDs.
Tem como fazer EJA antes dos 18?
Qual o ranking de sedentarismo do Brasil na América Latina?
Como perder gordura fazendo caminhada?
O que pode substituir o sal na comida?
Qual a diferença entre quelato e quelado?
Como fazer uma ligação de 220 para 110?
Qual a diferença entre posse de Boa-fé e posse má-fé?
O que é inscrição municipal para pessoa física?
Pode tomar banho antes do exame do cotonete?
Quais as etapas de intoxicação?
Quem são os contribuintes do ICMS?
Pode fazer banho de assento com água do chuveiro?