O porcelanato é uma cerâmica mais resistente, por apresentar uma base mais rígida e maior espessura, com cerca de 1 cm. Essa resistência também possibilita que ele seja cortado na máquina, com perfeitos ângulos de 90º, enquanto a cerâmica tradicional se assemelha a um bolo feito em casa, com bordas mais irregulares.
Basta preparar a superfície e aplicar o produto para ter um piso de alto desempenho. No que diz respeito à espessura do revestimento, o ideal é que a camada do porcelanato líquido tenha entre 1 mm e 3 mm. Essa é a característica ideal para que o piso suporte cargas e trânsitos leves, moderados e elevados no ambiente.
Os porcelanatos polidos recebem um polimento e acabam sendo mais brilhantes. Já os porcelanatos esmaltados brilhantes não recebiam esse polimento, até que a indústria lançou o porcelanato esmaltado polido. Além de receber uma camada de proteção de esmalte na peça, ela recebe o polimento e fica com um brilho intenso.
O porcelanato esmaltado é o tipo mais indicado para a cozinha, e uma das melhores opções de piso para causar impacto visual. É um tipo de material versátil e funcional, porque é resistente à água, a respingos de gordura e ao desgaste causado pela circulação de pessoas.
O porcelanato esmaltado é mais resistente e pode ser usado em vários ambientes. O processo de fabricação do piso porcelanato esmaltado é um pouco diferente do porcelanato polido. Por isso, o material é mais resistente e menos propício à manchas e sujeira.
38 curiosidades que você vai gostar
Porcelanato EXT
Indicado para áreas externas, como terraços e rampas, e que também tenham frequente contato com água, este tipo de porcelanato possui superfície abrasiva, com efeito que não escorrega. De certa forma, o porcelanato EXT é como se fosse uma versão mais parruda e resistente do porcelanato.
Maior resistência à riscos: como o porcelanato acetinado não recebe nenhum tipo de polimento ou acabamento, ele apresenta uma alta resistência à riscos. Menos manchas: o porcelanato acetinado é menos propenso a manchas porque, além de não ter brilho, apresenta uma baixíssima absorção de água.
Não existe um parâmetro que define qual dos dois tipos de porcelanato é melhor. Há quem diga que prefere o polido pelo brilho e sofisticação. Já outros, preferem o acetinado pela sua elegância e praticidade. A verdade é que o mais indicado é aquele que melhor se adequa ao seu ambiente, gosto pessoal e estilo de vida.
Isso confere ao porcelanato um altíssimo grau de resistência e baixa absorção de água. A primeira dica é verificar se o produto possui o selo de qualidade da ANFACER, a Associação Nacional dos Fabricantes de Cerâmica.
Como se referir a prefeita em um ofício?
Como escolher o tamanho do tapete?
Como tratar uma urgência hipertensiva?
Como descobrir o tom de uma música online?
Como pode ser definido um ser vivo?
Como tratar piscina de 1000 litros?
Quais são os tipos de talassemia?
Qual a melhor compressa para dor no joelho?
Como saber o valor da aposentadoria concedida?
Como ir ao Hopi Hari do Rio de Janeiro?
Como fazer um chantilly consistente?
Como eliminar ácaros de cachorro?
Qual é o tipo de herança representada no heredograma abaixo?
Quais são os tipos de mortalidade infantil e onde são utilizadas?
O que é bom para tirar inchaço de pancada?
Como é cobrada a coparticipação da Unimed?
Qual é o tratamento para transtorno de personalidade dependente?